FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de Macieira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Anne

MensagemEnviada: Dom Ago 16, 2009 11:33 am    Assunto: Bonsai de Macieira Responder com citação

Olá.
Há quase uma semana, iniciei minha empreitada para fazer meu primeiro bonsai.
Pesquisando em sites específicos, vi um método para " acordar" sementes de maçã que encontravam-se nos fruto.
O método é o seguinte: Deixa-se as sementes retiradas do fruto em um copo com água, as que boiarem não germinarão. O próximo passo é colocar as sementes que ficaram no fundo do copo, em cima de um guardanapo de papel dentro de um potinho transparente e colocar na geladeira. Já fiz os 2 passos há 3 dias.
Gostaria que me ajudassem. Não sei direito como montar o vaso [que me disseram que tem que tem um bom sistema de escoamento], me disseram q tem q se colocar um pouco de areia na terra... alguém me explica isso melhor?
e também dizem que o bonsai fica pequeno devido às podas da raíz e galhos, como isso funciona?
e por pura curiosidade... alguém sabe quanto tempo demora pro bonsai de macieira virar uma árvorezinha??
Desculpe o incômodo, e agradeço desde já
beijos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 16, 2009 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

ola, anne seja bem vinda ao forum.

A macieira é uma planta facil de manusiar como bonsai porém vc deve levar em conta qual o tipo de maça que vc esta semeando, as folhas do bonsai diminuem facilmente através de podas, desfolhas, rega moderada etc... porém os frutos não diminuem de nunhuma forma (segundo a revista CULTIVANDO BONSAI) por isso vc deve escolher variedades de maçã que tenha um fruto pequeno para os galhos do bonsai aguentarem o fruto sem quebrarem.

O tempo para um bonsai ficar pronto vai depender da espécie, muda e seus cuidados o minimo que pode se dar para plantas maiores que shorin é de 2 a 3 anos.

a areia (ou material granulado) no substrato do bonsai é a parte mais importante pois possibilita que a raiz tenha areacão e que o substrato não compacte vc deve usar ao mínimo 50% deste material.

existe plantas na natureza que virão bonsai pelo fator de estar numa alta altitude, muito sol e poucos nutrientes, porém esta não é a melhor forma para tentarmos assim conseguimos miniaturizar elas atraves de poda de galhos de raizes e de folhas.

pagina do atelier com diversos textos interessantes: http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

espero ter ajudado, fique a vontade para perguntar o pessoal aqui é muito legal.

boa sorte
t+
Anne

MensagemEnviada: Seg Ago 17, 2009 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada, Rodrigo.
Realmente tem uns artigos bem interessantes; mas parece ser tão complicado... por exemplo podar as raízes, remover o bonsai do vaso sem danificar as raízes que são essenciais.
Mas eu já vi fotos de bonsai de macieira com mini-frutos... quanto ao tipo da maçã, não saberia te dizer...maçã argentina, ou gala, que se vende no mercado... peguei as sementes do próprio fruto.
Se alguém quiser acrescentar algo, tô doida pra aprender mais
Very Happy
Obrigadinha
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 17, 2009 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

ola, a espécie de maça que deve procurar é chamada MALUS EVEREST que produs maça reduzida naturalmente.

poda de raiz: é feita na primavera (exeto pinheiros, tuias etc... feita no inverno), é uma coisa muito delicada quando feita em frutiferas e floriferas se deve retira os frutos ou flores para efetuala. Geralmente se corta 1/3 das raizes. após isto a planta deve ser regada com hormonio enrraizador.

boa sorte...
t+
taffarel
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 18, 2009 3:36 am    Assunto: Responder com citação

Anne, um prazer em falar com você.

Sempre para amigos iniciantes indico o livro
Bonsai Techniques I do mestre John Yoshio Nak, tem em
espanhol e inglês.

Você ganhará muito tempo lendo ele, excelente livro.

Cara amiga, sempre lembrando da principal regra do bonsai.
Muita paciência, no início concordo que é um pouco difícil sim, mas
recompensador. O bonsai muda nossas vidas, acredite.
E não desista, é fascinante entrar nesse mundo.

ps.Tenho ele scaneado no meu pc, posso imprimir e mandar a você
se quizeres.

Abraço
leandrotaffarel@hotmail.com

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 12:10 pm    Assunto: Responder com citação

Deixei 8 sementes por uma semana e meia na geladeira... como não estavam apresentando progressos fiz o seguinte - com recomendações de um amigo: tirei, cuidadosamente, a casquinha de 2 sementes e coloquei num copo com água. Em 2 dias estavam com brotinhos. Foi um método eficiente, mas só o fiz após uma semana e meia na geladeira no guardanapo molhado.
Hoje já plantei as 2 sementinhas, numa terra misturada com um pouco de areia.... coloquei o solo com mais pedrinhas mais no fundo, e plantei num potinho de plástico [de garrafinha] pra facilitar o transporte.
Seguem as fotos do substrato já com a sementinha plantada
http://img43.imageshack.us/i/substratolvl1001.jpg/
http://img180.imageshack.us/i/substratolvl1002.jpg/
http://img43.imageshack.us/i/substratolvl1003.jpg/
beijoos
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 1:18 pm    Assunto: Responder com citação

ola, é isso ai agora é esperar.

boa sorte...
t+
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

Boa Tarde a Todos

Meu nome é Marcio Vargas, sou Caxiense e atualmente resido na vizinha Veranopolis na Serra Gaucha.
Sempre me interessei por Bonsais, a aproximadamente 1 ano e meio dei inicio ao “pomar Bonsai”. Plantei sementes de maça, pêssego e goiaba para ir conduzindo em forma de bonsai. Atualmente todas ainda estão nos vasos de plástico aguardando o momento adequado para o transplante ao vaso de Bonsai.

O pessegueiro esta com aproximadamente 30 centímetros, firme e forte. A goiabeira esta com 20 centímetros e também vai muito bem.
Referente ao tema do tópico que é a macieira vamos a minha:

Plantei 4 sementes a 1 ano e meio, todas germinaram e nasceram porem apenas 1 delas sobreviveu. Duas ainda pequenas não vingaram e outra eu matei em um transplante de vaso mal feito. No verão passado ela quase morreu devido a fungos porem agora após a dormência do inverno começou a brotar. Esta super bem. Agora estou alongando as raízes utilizando a técnica da garrafa PET com areia. A previsão é que na próxima primavera eu já passe as três mudas para o vaso de Bonsai formando um pequeno pomar.

Alem destes, tenho também três Araucárias que plantei este inverno e a uma semana mais ou menos começaram nascer, esta apontando na terra os brotos. Não achei nenhuma foto na internet de Bonsai de Araucária, nem artigos, apenas alguns comentários de que não fica legal, de que é impossível. Vamos ver. Vou abrir um tópico especifico sobre eles.

Bom, era isso.
Abraços a todos.
Marcio

Edit: Lembrando que em todas usei a tecnica do copinho com algodão para a germinação, apenas o pessego tirei a amendoa do caroço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guga_nt

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio Vargas escreveu:
Boa Tarde a Todos
O pessegueiro esta com aproximadamente 30 centímetros, firme e forte.
Referente ao tema do tópico que é a macieira vamos a minha:

Oi Márcio, pegando carona no seu post (desculpe Anne ; )...
Também tenho uma muda de pessegueiro aqui mais ou menos com o mesmo tamanho da sua e obtida da semente. Me tira uma dúvida:
As folhas desta minha muda estão com umas pintinhas minúsculas deixando um aspecto meio prateado nas folhas, é assim mesmo? A sua também é assim?
Depois vou tirar uma foto e postar aqui.

Quem souber também e puder me esclarecer,
Desde já agradeço.
Anne, me desculpe mais uma vez pelo offtopic, he he.

Abraços.
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

plantei sementes de maçã fuji umas semanas atrás, as sementes germinaram mas nao sei que substrato usar.
dicas?
obrigado
Guga_nt

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Matheus 31 escreveu:
plantei sementes de maçã fuji umas semanas atrás, as sementes germinaram mas nao sei que substrato usar.
dicas?
obrigado

Oi Matheus, o que me recomendaram aqui no forum e que serviu muito bem pra mim foi O Substrato para Hortaliças da PLANTMAX.

Custa em torno de 11,00 o saco com 20 Kg.

T+
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2009 8:07 am    Assunto: Responder com citação

Sobre o substrato...
Como já comentei na minha apresentação, sou novo no negocio de Bonsai, porem sempre cultivei as mais variadas especies em vasos..

Sempre utilizei terra vermelha (ou saibro) misturada com terra vegetal na proporção de 50/50. Coloco também NPK na proporção indicada na embalagem. Estou fazendo um teste agora com terra vermelha, terra vegetal e pau podre "esfarelado" na proporção 1/3 de cada. Ate o momento tenho obtido otimos resultados.

Abraços a todos.

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2009 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

ola, substrato para mudas pequenas deve ser rico em matéria organica.
espero ter ajudado.

t+.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: