Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 18, 2009 7:56 pm Assunto: Serissa alporque??? |
|
|
ola, tenho uma serissa foetida que comessou a brotação, estou pensando em fazer 9 alporques nela os galhos que quero tentar tem uma médea de 3 cm de diametro. queria saber se serissa foetida aceita alporque? demóra uma médea de quanto tempo para nascer as raizes? e posso usar fibra de coco que retirei de um vaso velho? pois não achei pó de xaxim nem enfago para comprar.
obrigado. |
|
|
 |
taffarel 2.o PASSO

Registrado: 05/10/04 Idade: 44 Mensagens: 268 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Ago 18, 2009 8:04 pm Assunto: |
|
|
O melhor método de propagação da serissa é por estacas.
Abraço _________________ ___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________ |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Ago 19, 2009 1:39 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, o amigo Tafarel tem razão. Você pode fazer estacas a mil com a serissa. Cada galhinho cortado com 10 cm de comprimento dá uma muda.
Os galhos mais grossos eu nunca fiz estaca, mas creio que pegam facilmente também. Mas com certeza se fizer alporque nos galhos grossos o resultado é rápido e garantido. Fazendo agora na entrada da primaverá, em 45-60 dias já poderá retirar a muda. Quanto ao substrato pode usar a fibra de côco, ou mesmo faça uma mistura de terra com areião de construção. Bem mais areião do que terra. Durante décadas só usei isso como substrato de alporque. Hoje como tenho fácil acesso ao esfagno, só uso ele.
Aliás acho que é fácil encontrar esfagno aí mesmo, nos banhados dos campos de Lages, porque eu moro praticamente na mesma altitude daí, perto de Gramado e nos banhados é muito fácil encontrar o esfagno por aqui.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 19, 2009 4:06 pm Assunto: |
|
|
ola, fiz as estacas hoje pois a planta esta brotando feito louco a serissa matriz logo que recomessar a brotar (pois ficou no estado 0) vai vira bonsai também.
obrigado. |
|
|
 |
taffarel 2.o PASSO

Registrado: 05/10/04 Idade: 44 Mensagens: 268 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Ago 19, 2009 5:11 pm Assunto: |
|
|
Elio.
Você já fez alporque em azaléia, em uma ganho grosso.
Digo com 8-10cm de diametro?
Quanto tempo levaria para a retirada?
90 dias ????
Abraço _________________ ___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________ |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 19, 2009 8:40 pm Assunto: |
|
|
ola também vou fazer estacas de ficus carica (figueira) com galhos grossos esta espécie péga fácil? e a azaléia? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Ago 21, 2009 2:36 pm Assunto: |
|
|
Taffarel, não cheguei a fazer alporques em Azaléia, até porque não tenho dado conta de retirar uma série de tocos bem grossos que tenho lá no sítio, então não justificaria ficar fazendo alporques.
Mas acho plenamente viável o alporque em azaléia, troncos bem grossos. O pazo de enraizmento deverá ser mesmo de 60-90 dias. Acredito.
Veja no fórum Estudo, o tópico Alporque Resedá! será possível? do Markus. Ali mostro um alporque bem grosso de resedá em 50 dias. Creio que a azaléia pode responder mais ou menos da mesma forma. A título de experimento, vou tentar.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|