FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Brotos nascem e secam...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
crrossi

MensagemEnviada: Sáb Ago 22, 2009 1:45 pm    Assunto: Brotos nascem e secam... Responder com citação

Olá, sou "muito" principiante nessa arte e preciso de ajuda.

Comprei uma Gabirobeira no supermercado (acho que é uma muda ou um pré bonsai), ela estava morrendo, com suas folhas murchas e secando, e tinha alguns caramujinhos. Ela me "olhou" e pediu socorro, e eu não resisti.

Aqui na minha cidade (Salto, interior de SP) é inverno e faz frio, mas achei que o caso era urgente, então tomei algumas providências, mesmo não sendo a época certa.

Em casa, eliminei os caramujos, podei todas as suas folhas (restou apenas um brotinho) e a maioria dos galhos, podei suas raízes, que estavam saturadas dentro do vaso, e transplantei. Usei uma mistura de terra para jardim (sem adubo) e areia de construção grossa. Reguei com água e NPK 4-14-8 (repeti essa rega após 1 mês), deixei-a na sombra, regando regularmente, e observei por vários dias se o broto crescia, e começou a crescer, e um mês depois nasceram novos brotos, e eu fiquei muito feliz.
Uns 45 dias depois transplantada coloquei-a para tomar um pouco de sol, pois tinha chovido muitos dias seguidos, e uns 2 dias depois observei que seus brotos estavam secando...

Até hoje (2 meses depois) nascem brotos, e secam... e eu não sei o que fazer... não posso perdê-la.... me ajudem....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 22, 2009 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

ola crrossi, para podermos identificarmelhor o problema poste uma foto da planta. Vi que vc fez varios erros normais o primeiro é que vc podou raiz e galho ao mesmo tempo vc deve podar primeiro os galhos e 10 dias depois as raizes (isto pode estressar a planta), a adubação só deve ser feita quando a planta se recuperar do transplante, após o transplante vc deve deixar a planta sem sol por sómente uma semana após isso vc deve ir colocando-a gradativamente. os brotos podem estar secando por exesso de sol forte ou até mesmo muita água.
Geralmente após o transplante se rega com hormonio enrraizador que ajuda a planta emitir raizes finas responsaveis para retirar os nutrientes.
Planta doente não se aduba então não adube até ela se recuperar.
vamos torcer para que tua planta se recupere.

boa sorte...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
crrossi

MensagemEnviada: Ter Ago 25, 2009 9:04 am    Assunto: Responder com citação

Obrigada Rodrigo Sandi.... realmente cometi muitos erros... mas a intenção foi a melhor.... assim que possível vou tirar uma foto de como ela está agora...
Será que se eu trocar o substrato novamente e não adubar vai ajudar?... ou será melhor deixá-la quieta por um tempo....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 26, 2009 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

ola, se trocar o substrato novemente vai estressar mais ainda a planta. o que deve fazer agora é pouco sol, uma rega moderada regar com hormoneo enrraizador e esperar, se vc retirar 1/3 das folhas pode ajudar bastante na recuperação.

boa sorte...
t+
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: