FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida Taxodium
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Sáb Ago 22, 2009 2:26 pm    Assunto: Dúvida Taxodium Responder com citação

Pessoal

Estou com uma dúvida sobre Taxodium.
Ganhei uma planta a um mês, em pleno inverno. Aparentemente ela parecia estar até morta, pois todas as folhas caíram, o que acredito ser normal nesta época do ano.
Mas agora, com o tempo voltando a esquentar, ela está com muitas brotações em todas as partes do tronco, porém, nenhum dos galhos que já estavam nela não deu nem sinal de vida. Alguém que já trabalha com esta espécie ou conheça, sabe me dizer se é assim mesmo ? Está tudo normal ? Obrigado
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 22, 2009 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

ola, tenho duas desta espécie mais não perderão as folhas no inverno, isto varia de planta para planta. se os galhos não brotaram e estão verdes (raspe a casquinha para ver) eles vão brotar sem duvidas caso contrario pode retiralos.

boa sorte...
t+
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Sáb Ago 22, 2009 4:38 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Rodrigo Smile
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 05, 2009 10:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Diego, isso é normal.
Tenho um exemplar e ele perdeu todas as folhas no inverno e agora, recem transplantado, a brotação está começando pelo tronco e base dos galhos e só depois ao longo dos galhos.
Como o meu já está com a estrutura de galhos definida, faltando o ápice, eu elimino TODAS as brotações no tronco. Assim aforça da árvore vai para os galhos, onde preciso de ramificação.
Veja no blog como está meu bonsai:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/taxodium-distichum/

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Seg Set 07, 2009 3:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo

Fico muito grato por sua explicação. Era o que eu imaginava, mas como não tinha certeza, preferi deixar as brotações no tronco e esperar. Agora não tenho mais dúvidas. Vou começar a pensar na estrutura. A propósito, sua planta já está muito bem encaminhada. Parabéns. Vou acompanhando seu blog para trabalhar a minha também. Ainda não está num vaso para bonsai, mas as raízes estão saindo pelos furo de drenagem. Talvez já seja a hora de começar a educar também as raízes.
Você acha que ainda é tempo de transplantar, mesmo já tendo começado as brotações? Ou deixo para o próximo ano ?
Obrigado mais uma vez,
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 08, 2009 12:18 am    Assunto: Responder com citação

Olá Diêgo, raizes saindo pelos fros de drenagem é sinal de que está faltando espaço. Acredito que possas fazer o transplantes ainda agora. Atenção somente para a planta ficar a sombra e às regas - não deixe secar.
Poste a foto dela.

Ricardo Paiva

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 7:35 pm    Assunto: Foto Responder com citação

Desculpem a demora para colocar a foto. Estava sem máquina.

Agora eu já escolhi alguns galhos e fiz a primeira aramação. Decidi esperar um pouco mais para transplantar.
O que acham ?

Abraço,
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 8:30 am    Assunto: Responder com citação

Diego, isso espalhado sob o substrato é adubo?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 8:39 am    Assunto: Responder com citação

Olá Diêgo, excelente conicidade do seu taxódium. Pena você não ter transplantado, a resposta dele seria muito maior.
Bem, como sugestão:
1 - incline a planta para a esquerda para ela ficar bem na perpendicular, ideal para um chakkan - ereto formal.
2 - elimine todo aquele "toco", galho grosso a direita.
Como esta espécie tem característica de crescimento apical, preocupe-se com a estrutura da parte inferior se não os galhos de cima podem ficar mais grossos que o necessário.

Ricardo Paiva

Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 9:20 am    Assunto: Responder com citação

Bem lembrado Ezequiel, Diêgo isto é osmocote é pra mim, está em excesso. CUidado, por ser químico em excesso pode comprometer a planta.

Ricardo Paiva

EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 9:37 am    Assunto: Responder com citação

O problema nem tanto é o excesso... neste caso específico, o problema é que os grânulos do osmocote é envolvido por gesso, e ele se rompe com certa facilidade, liberando muito adubo de uma vez, e isso pode matar a planta... por isso que se recomenda usar o osmocote dentro desses saquinhos...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Diêgo Vasconcelos

MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Ezequiel

Obrigado pela dica do osmocote. Vou voltar a usar somente nos saquinhos para evitar maiores problemas.

Ricardo

Obrigado.
A inclinação eu já estava prevendo. Agora o toco a direita, na verdade é um problema muito maior. Faltaram fotos para você entender. Tirei de outros ângulos desta vez.

Então a ideia inicial era compor uma copa mais baixa a direita. Infelizmente não tenho uma projeção do que seria futuramente.

Se tiver outra opinião, alguma outra alternativa que você esteja visualizando, fico grato.
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 8:08 am    Assunto: Responder com citação

Bah Diêgo, realmente um problema a ser equacionado.
Seu projeto de 2 copas é viável mas vai exigir bastante tempo e trabalho para que a estrutura da esquerda fique bem mais alta, mas vale a pena.
Bom, se fosse meu, partia para um novo projeto como este:

Ricardo Paiva

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: