Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Maio 14, 2009 11:55 pm Assunto: Pinheiro negro - Vislumbrando o futuro |
|
|
Esta é uma mudinha de Pinheiro negro comprada a algums meses em Gramado-RS.
Ela devia ter uns 50cm, podei na primeira bifurcação, onde o galho principal seguia e dois outras saiam das laterais.
A muda foi plantada em uma bandeja de alimentos na qual efetuei dezenas de furos com a retifica (uma especie de mamadeira) e coloquei em cima de um outro pote com terra bem adubada.
O tronco tem um movimento bonito, porém, ainda é bem fino, com a espessura de uma pilha AA aproximadamente.
Qual será o melhor futuro pra ela? Apenas mantendo as folhas bem compactar já iria ficar bem interressante, mas o que daria pra fazer com ela? Nunca trabalhei com Pinheiro negro.
A palnta esta com varios brotos abaixo da poda possibilitando uma infinidade de opçoes no longo prazo.
A outra muda (a titulo de curiosidade) apenas aramei e mantive o tronco principal.
Eis a foto da planta:
E um close do mov. do tronco:
Abraços |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Maio 15, 2009 12:10 am Assunto: |
|
|
Markus
Vai pesquisando fotos de bonsai da espécie... certamente você vai encontrar inspiração  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
rogeriosaba
Registrado: 03/04/09 Idade: 43 Mensagens: 83 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sex Maio 15, 2009 12:45 pm Assunto: |
|
|
Fiz um desenho no paint (não sou bom nisso)... mas o que eu tentei com este desenho foi mostrar um caminho para o tronco. A primeira curva do galho viria logo pra cima dessa parte do nebari.
Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Maio 15, 2009 2:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Markus!
Gostei da muda. acho que dá pra fazer um mamê legal.
Eu faria o seguinte.
1. Agora, deixe aquele tufo de brotações baixas , desfolhe os 2 galhos que sobem mas deixe as acículas nas pontas desses 2 galhos para eles não morrerem. Isso servira de galhos de sacrifício.
2. No início da primavera, passe uma ráfia no tronco até aquele tufo, arame-o com um arame grosso e deite o tronco para a esquerda até aquele calombo que se vê na 2ª foto. Aí vire o tufo e os 2 galhos de sacrifício para cima e para a tua frente.;
3. No final do inverno do ano que vem, pode logo acima do tufo, tirando os galhos de sacrifício.
4. depois é só ir selecionando as velas e novas brotações para fazer um mamê bem pqueno e "parrudo".
Markus, isso é o que "eu" faria.
Detalhe, Em pinheiro negro, para dar uma entortada legal num ramo ou galho já mais grosso é ideal virar para um lado e para outro como se fosse amolecendo o tronco. Não virar de uma vez só. No Shimpaku pode virar de uma vez só. Essa orientação recebi o bonsaista Huang (Taiwanês) que mora aqui em Curitiba.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 15, 2009 3:17 pm Assunto: |
|
|
Caro Elio, eu estava querendo mesmo fazer um mame; pra quem esta iniciando a cultivar bonsai é uma maneira mais rápida de ter uma planta que vc pode chamar de BONSAI.
Gostei da sua dica, posso aramar agora no inverno esse pinheiro negro??
Aonde eu acho a rafia? Dá pra substituir por tecido ou algo semelhante?
Deito o tronco por cima do nebari de modo a fazer o "tufo"ficar mais ou menos no mesmo ponto (vertical) de emergencia do tronco da terra?
Mais ou menos assim (usando paint brush):
Valeu Elio, vc é o meste! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 15, 2009 4:26 pm Assunto: |
|
|
Markus, antes de mais nada.........nada de mestre........rsrsrsr!!
Então, a ráfia é meio difícil de achar. Substitua por tiras de borracha de câmara de bicicleta. Enrole o tronco, use arame grosso e dobre o tronco até ficar meio atrás do calombo. Deitar bem!! Só o tufo e os dois ramos vire pra cima, só para não ficarem deitados, já que esse tufo é que será a tua copa.É como vc fez no Paint, só que o tronco bem deitado.
OK?
abraço
Algo mais ou menos parecido com isso
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 16, 2009 7:01 pm Assunto: |
|
|
Elio e amigos
Como ainda não tenho a rafia, passei um arame na raiz e tracionei o tronco para baixo. quase encostando o tronco na raiz.
Acredico que possa facilitar o processo a posteriori.
Vi uma planta q parece mais ou menos sua ideia, sabendo da diferença de especies. uma base bem larga e copa baixa!
Vou manter a tração por mais algum tempo!
Volto a postar as fotos assim q fizer a aramagem!
abs |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Ter Maio 19, 2009 2:21 pm Assunto: |
|
|
Acho muito show esses shohin com o tronco tão largo e a copa baixa.
O visual fica excelente!
Não sei quanto à sua planta, se ela suportaria uma poda radical para a execução destes procedimentos.
Não tenho experiência com PN, mas fiquei na dúvida, pois lembrei das orientações do mestre Hidaka, que sempre aconselha a pensar 1000 vezes antes de podar um galho sequer de um PN, visto que a brotação é um tanto complicada.
Sucesso! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 19, 2009 5:11 pm Assunto: |
|
|
_newbe , acredito q vai dar sim, talvez não tão baixo quanto a da foto anterior, mas to conseguindo dobrar o tronco, primeiro deitei o tronco, encostando ele na raiz, agora vou tentar dobrar o tronco para cima, pra rebaixar a copa.
A planta tem dezenas de brotações oriundas do tronco, isto não vai ser um problema (acredito)
Tambem não tenho experiencia, mas a gente só ganha experiencia experimentando, portanto, na pior das hipóteses, tudo dá errado!
Mas eu boto vcs a par quando realizar alguma alteração!
abs |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 19, 2009 8:37 pm Assunto: |
|
|
Markus, como ele tem uma boa brotação baixa, pode podar sem problemas. \Claro, no inverno para não perder muita seiva.
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Qua Maio 20, 2009 7:18 pm Assunto: |
|
|
Pense na possibilidade de um Kengai ou Han - Kengai. Acho que ficaria interessante tb . |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 21, 2009 3:01 pm Assunto: |
|
|
Cesar, Nào consigo imaginar uma cascata com esse tronco. Vou pesar e olhar com cuidado, mas a principio to com a ideia do Elio!
Valeu pela dica! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 25, 2009 2:44 pm Assunto: |
|
|
Seguindo as dicas do Elio, resolvi fazer um mame!
Nào consegui dobrar o tronco com arame, então descidi fazer uma alavanca com uma peça de plástico e um ferro de cortina.
prendi a parte da baixo do ferro na base da planta, prendi a peça plástica ao meio do tronco e a parte superior fui tracionando com uma prensa tipo parafuso (morça).
Quando o galho se dobrou prendi com um arame.
Isso foi feito a mais de um mes!
Posto as fotos para vcs acompanharem o processo
Abs
Mais sugestões (Elio?)
FRente
Lado
Base
Traz
Lateral 2
[/b] |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 25, 2009 7:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Markus!
É isso aí! É normal a gente usar o artifício de alavanca para tracionar um tronco. Por enquanto parece um bicho estranho......rsrsrs!!!
Mas, o que importa é o resultado.
Agora deixa quieto, pelo menos até maio do ano que vem.
|
|
 |
edsonr junior
Registrado: 04/09/08 Idade: 42 Mensagens: 87 Localização: Diamantina-MG
|
Enviada: Ter Ago 25, 2009 9:59 pm Assunto: |
|
|
Bonsai, traz muitos beneficios, paciência e desenvolvimento da mente são qualidades, para quem pratica essa arte! É interesante a capacidade dos colegas quando o assunto é improvizar sempre tomando o maior cuidado para a saude da planta. Bela tecnica Markus |
|
|
 |
|