Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mortykus 1.o PASSO

Registrado: 04/12/08 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Cacoal-RO
|
Enviada: Qua Ago 26, 2009 6:22 pm Assunto: Projeto - Bonsai na Escola |
|
|
Olá galera,
Eu trabalho em uma escola estadual aqui em Rondônia. Uma das professoras da escola criou um projetinho para a "Feira do Conhecimento", que é meio que uma feira de ciências da nossa escola. Nesse projetinho, ela reuniu alguns alunos interessados e eles vão cuidar de algumas mudas, conduzindo-as para futuros bonsai.
Eu estou ajudando ela com esse projeto.
Infelizmente, tivemos dificuldades em conseguir plantar propícias para o bonsai.
Amanhã vou pegar algumas mudas de paineira, pitanga, hibisco e ipê para trabalharmos.
Sei que não são as plantas mais ideais, eu queria pelo menos umas 3 ficus, mas só consegui essas.
Conforme formos prosseguindo nessa jornada, eu posto aqui as novidades.
Mas, também espero sugestões, ajuda, dicas, críticas, etc.
Obrigado!
Ps.: Quando tiver as fotos eu posto aqui tbm. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Ago 26, 2009 9:41 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!
Morty, excelente idéia da professora.
Deve ser para breve, creio eu.
Da próxima vez, avise com antecedência que tento lhe enviar alguns ficus, ou quem sabe mudas de pitecos. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qua Ago 26, 2009 10:27 pm Assunto: |
|
|
Excelente iniciativa...parabéns aos integrantes do Projeto! |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 27, 2009 2:28 pm Assunto: |
|
|
o projeto, inicialmente é para setembro, muito encima, eu avisei isso para a professora. Mas, como ela falou, pretendemos começar agora e extender para ano que vem e no outro e por aí vai.
Mas, Angela Fernandes, se você quizer me mandar umas mudas, quam sabe ainda dá tempo pra fazer alguma coisa. Se não na feira, até o fim do ano nós já encaminhamos as mudas para que no ano que vem possamos expor!  |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 27, 2009 10:51 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!
Morty, me mande através de mp seu endereço que providenciarei o envio.
Não me deixe esquecer !!!!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 28, 2009 2:44 pm Assunto: |
|
|
Pois é galera,
Ontem eu fui visitar um bonsaista daqui, o Sr. José Carlos, para ver como ele poderia nos ajudar no projeto e ele me falou que dia 22 de setembro começa a primavera, então ele poda todos os bonsai dele entre esse dia e dia 25. Dia 25 é justamente o dia da feira do conhecimento. Os bensai que ele poderia expor vão estar todos "pelados". Fiquei chateado com isso.
Mas acho que ainda vamos conseguir fazer um bom trabalho com as crianças!
"O conhecimento é uma semente, depois que é semeada, compete ao aprendiz cultivá-la ou deixá-la secar e morrer!" |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 28, 2009 9:51 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!
Morty, o bonsai podado também serve para exposição e demonstração.
Bastando apenas saber o que falar.
Não descarte a possibilidade de utilização das plantas do bonsaista visitado. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 29, 2009 8:04 pm Assunto: |
|
|
Claro que não!
Já combinei com ele. no dia da feira vou passar na casa dele e pegar alguns exemplares.
Só ficquei meio chateado porque uma planta frondosa e cheia de folhas sempre chama mais atenção né?
Mas como parte do projeto é que as crianças desenhem como acham que a planta ficará no futuro, isso já vai servir de chamariz, creio eu!
Terça-feira começaremos a trabalhar nas plantas, tirarei fotos e postarei por aqui!
Até mais! |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Ter Set 01, 2009 9:58 am Assunto: |
|
|
adorei a iniciativa, trabalho no interior de sp acessorando em uma empresa que assessora secretarias de educação, gostaria de saber mais sobre o projeto para se possível colocar em pratica nas escolas aqui no interior de SP
Muito obrigado e aguardando
Daniel Pípolo
18- 81244669 |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 01, 2009 2:22 pm Assunto: |
|
|
daniel,
O "projeto" ainda é uma coisa pequena. Apenas uma apresentação na feira de ciências da escola. Mas estou falando tanto no ouvido da diretora, tentando que o projeto fique maior, algo mais concreto.
Só para terem uma idéia, aqui na cidade temos o Cernic, uma escola que trabalha com crianças especiais (com necessidades especiais) e no Cernic eles tem aula de modelagem com argila e cerâmica. Como parte do nosso projeto, estamos pensando em convidar o Cernic a participar fazendo vasos para os bonsai feitos pelos nossos alunos! Bem sei que algumas pessoas podem chiar, reclamando que os vasos tem que vir de famílias tradicionais e tals, mas se o objetivo é a popularização e inclusão na arte do bonsai, acho que essa é uma boa idéia.
Assim que tivermos algo mais concreto que uma apresentação na feira de ciências, eu passo tudo para vocês! |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 01, 2009 2:34 pm Assunto: |
|
|
Principalmente para essas crianças seria ótimo mesmo/////nao vejo problemas em agregar dentro das atividades que elas já exercitam a modelagem de vasos de bonsai.. nossa seria muito lega, eu gostaria de ter vasos confeccionados por eles, mais não pensando na comercialização para profissionais da arte, a questão não seria essa... a intenção não só na propagação da arte tambem, e sim a utilização dela para atentar as crianças a conscientização da natureza, o convívio mais próximo como no caso as arvores, e o desenvolvimento(no caso dos alunos especiais) de novas formas de compreendi mento e desenvolvimento motor e emocional a que essa arte indica... Seria , acredito eu ótimo para elas.....
Alem da idéia dos vasos.. qual outra possibilidade que possamos integrar a esse projeto, como vc acha que conseguiriamos desenvolver uma oficina para criancas especias e normais...
Obrigado e mantenha-nos informado dessa brilhante idéia que vc teve
Ate
dp |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Set 02, 2009 10:56 am Assunto: |
|
|
mortykus,
parabéns pela iniciativa e muito sucesso nesta empreitada; que possa servir de exemplo, assim como o antigo projeto de Dom Mario junto à antiga FEBEM, de inclusão social e cidadania...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 02, 2009 11:34 am Assunto: |
|
|
ola...
como era o projeto de projeto de Dom Mario junto à antiga FEBEM??
valeu
dp |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Set 03, 2009 1:19 am Assunto: |
|
|
Olá Daniel,
eventualmente o próprio Mario pode responder melhor, mas você pode acompanhar o trabalho que foi realizado neste link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/febem.html
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|