FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Umbú (Fitolaca dioica) - Mudas
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 07, 2009 10:14 am    Assunto: Umbú (Fitolaca dioica) - Mudas Responder com citação

Outra planta que não é realmente uma árvore, mesmo que atinja proporções enormes ela não possui sistema lenhoso desenvovido, e por isto é mais uma erva super desenvolvida do que uma árvore propriamente dita.

Contam a favor as enormes formações que o tronco pode formar, crescimento acelerado e facilidade de tracionar ou aramar.
Conta contra principalmente o fato de ter folhas enormes, e não ter lenho desenvolvido.

duas mudas no escorredor:

Exemplo da planta adulta:
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Henrique12

MensagemEnviada: Qui Jun 18, 2009 8:50 am    Assunto: Responder com citação

Nossa, a base dela é bem interessante, parece uma rocha mesmo. Pode dar um bonsai muito legal, conseguindo reduzir o tamanho das folhas, né?
Boa sorte no seu trabalho!
Abraços,
Henrique
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 18, 2009 8:55 am    Assunto: Responder com citação

realmente o tronco e muito interessante , uma dessa ai reduzida ficaria show
com paciencia vc consegue.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 18, 2009 12:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Algumas plantas apresentam uma caracteristica mais chamativa em sua evolução de crescimento, que acabam atraindo a atenção de algum cultivador/forista, que a partir daí se propõe então a tentar desenvolver algum trabalho com a planta, direcionado para a arte bonsai. Shocked

A meu ver, não há nenhum impedimento que possa ser colocado contra essa intenção. O que se deve levar em consideração é apenas a dificuldade que o cultivador irá encontrar para tentar reduzir o tamanho das folhas, por exemplo, quando cultiva determinada espécie vegetal, como essa ora apresentada. Shocked

Nem semmpre será possível, porem, reduzir o tamanho da folha. Aliás, creio que nesse caso, o cultivador deva buscar outro atrativo da planta, para realçar com ele seu trabalho e apresentar um resultado mais plausível, se se propõe a tanto. Shocked

No caso dessa planta, ressalta o nebari, que assemelha-se bastante a alguns nebari de acer palmatum ou kaede que vislumbramos em viveiros ou coleções mostradas na net. Esse é um ponto, então, a ser explorado. Very Happy

Outro, igualmente interessante, é a floração:

Alem disso, pode-se optar pela escolha de apenas um tronco, eliminando-se todos os demais, ou, quando não, manter todos, formando um estilo antigo de bonsai, denominado carapaça de tartaruga:

Obviamente, como essa planta apresenta essas características, será necessário então cultiva-la em uma bacia ou outro recipiente similar, de tamanho razoavelmente grande, para favorecer o crescimento dos troncos e o aumento de sua base/nebari. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 18, 2009 2:03 pm    Assunto: Responder com citação

Terás um longo caminho pela frente Arzivenko, mas no bonsai quem gosta de atalhos?????

Belas palavras Nickfury!

Parabéns aos dois!!! hhehe
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 19, 2009 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, percebemos nas fotos e vemos umbuzeiros realmente gigantes na natureza.Estou com duas pequenas mudas que irão para o escoredor no momento oportuno.Como existem na minha região, procuro algumas mudas bem desenvolvidas para ver o que se consegue.O gado gosta muito de seus frutos e acho ser muito provável encontrar material muito bom principalmente nas pisoteadas pelos animais.

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 29, 2009 11:08 am    Assunto: Responder com citação

Atualizando

Rafael Spinola
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 30, 2009 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Aproveitando para falar aos amigos do nordeste, esse umbu citado é uma espécie diferente do nosso umbu, não confundam, e também avisando que o mesmo também se adápta ao nosso clima, tenho um adquirido em São Paulo ha mais de 2 anos que está muito saudável aqui na Bahia.
Abração!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 5:42 pm    Assunto: Responder com citação

Alguém sabe como ele se comporta em yamadori de plantas jábem "gordinhas", tipo 30-40 cm de diâmetro de tronco?
Tenho alguns na mira, mas não vou arrancá-los sem ter estas dicas.
São troncos que estão em barrancos de estradas do interior e são cortados anualmente pelas roçadas de limpeza.
Arzivenko, tá levando bem este umbu. Sucesso.

grato

Elio
Rafael Spinola
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Pode mandar ver, agora no final do inverno então é ainda melhor, e pega de estaca também, as minhas estaquinhas plantei no chão e retirei sem muito problema.
Abração!
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 7:22 am    Assunto: Responder com citação

Elio,

Respondendo a tua pergunta com a experiência que tive com a espécie. Tive três mudas que foram desenvolvidas no chão por aproximadamente 3 anos, mas acabei arrancando e desistindo. As características das plantas adultas que vemos na natureza nos chamam a atenção, mas o desenvolvimento dela em bonsai da-se de uma forma um tanto quanto diferente. Ela de fato tem um crescimento bastante acelerado e engrossa o tronco muito rápido. Quando arranquei as mudas estavam com uns 45 cm de altura e uns 30 cm de diâmetro de tronco. Porém o tronco não apresenta esta característica que nos chama a atenção, que é justamente este tachiagari alargado. Ele acaba engrossando por igual. Fica um toco com folhas, estética zero. Por falar em folhas, estas não diminuem nunca. Eu fazia umas 5 ou 6 desfolhas por ano, mas as danadas cresciam que dava medo. Outro coisa que na minha opinião desabona a espécie para bonsai, é que como ela não tem um tronco lenhoso, a cada poda seca aproximadamente uns 5 a 6 cm abaixo do local podado, ficando um aspecto muito feio, mesmo tomando todos os cuidados, não tem como. A ramificação também é outro problema, devido ao crescimento muito acelerado não se consegue galhos primários, secundários e terciários. Toda hora ha de se fazer uma poda drástica. Arames nem pensar, não duram 30 dias. Sei lá, acabei desistindo, talvez alguém tenha mais sorte, mas minha experiência foi esta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Para continuar o assunto aqui vão algumas fotos de Umbu | Phytolacca dioica|. Ao que me parece um amante de "Yamadori" é o responsável por este trabalho, seu nome no blog consta apenas como "JERE", os amigos poderão ajudar se encontrarem mais informações, pois bem aqui vão as fotos de seu Umbu:

Vista geral

Algumas podas e aramagem concluidas

Trabalho em madeira do Umbu |penso eu que não se trata de "jin" e sim sulcos para gerar futuras cicatrizes que envelhecem a planta| . NA FOTO ANTERIOR É POSSIVEL JÁ VER ESTE TRABALHO NA MADEIRA

Após algum tempo

Resultado após algum tempo de refinamento

NOTA - o autor diz que enrraizou esta planta a partir de um galho retirado de uma mais velha.

É só pra aumentar a dinâmica pessoal, vamos discutir é uma planta muito misteriosa, e um tanto quanto bela, como podemos ver a partir deste trabalho.

Até breve.

Illex

P.S. - o link do site:

http://yamadori-passion.blogspot.com/

O site está em três linguas, o "JERE" cuida muito bem do mesmo, assim como das plantas ao que se pode ver no site. VALE A PENA CONFERIR, NO SITE SE ENCONTRAM VÁRIOS TRABALHOS FANTASTICOS.

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
mortykus
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

Achei realmente fantástico o trabalho nesse bonsai de umbú!

Muitíssimo interessante!

Estou muito propenso a sair aqui pela região onde moro lá pro final de setembro e fazer alguns yamadori!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pelas colocações Wilson e Ilex.
Eu mesmo imagino não ser fácil a reprodução da idéia que esta planta mostra na natureza para uma planta em vaso. e é para evitar perdas de tempo com experimentos que solicitei a opinião de quem já trabalhou com a planta. Agradeço muito as informações. Acho que o yamadori vai acontecer... rsrsrssrs

abraço
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 02, 2009 5:23 pm    Assunto: Responder com citação

Só n se esqueçam de colocar fotos dos "Yamas" aki. Em Uberaba n tem assim tão facil umbú, é uma arvore que gosto bastante.

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: