|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Hanke
Registrado: 18/08/09 Idade: 45 Mensagens: 17 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Ago 31, 2009 1:36 pm Assunto: Ética no BONSAI!! |
|
|
Pessoal,
Este final de semana no evento da APB - o qual estava MUITO bom... participantes, demonstradores, patrocinadores e diretoria da APB, estão de parabéns - ocorreram alguns fatos "chatos", e por isso gostaria de ter suas opiniões sobre o ocorrido...
Tivemos um evento internacional com a participação do grande mestre Salvatore Liporace... durante o evento, vários participantes levaram plantas para serem trabalhadas durante o evento, e uma delas chamou a atenção do nosso mestre! Ele demonstrou interesse em estilizar a planta, mas como o proprietário não estava participando do workshop, a planta seria mexida apenas no período da tarde! Neste meio tempo, uma pessoa que estava de fora do evento (não vou citar nomes para não ser anti-ético, já que estou questionando a ética no Bonsai) começou a mexer na planta e fazer um tipo de demonstração, chamando a atenção das pessoas que estavam no evento! Após terminada a planta, o mestre Salvatore foi até a planta para dar a opinião dele sobre o estilo final... educadamente fez críticas construtivas, as quais melhorariam em MUITO o estilo da planta, e a transformariam em um grande Bonsai (segundo a escola japonesa de Bonsai), porém ambos proprietários e quem mexeu nela não concordaram e nada com a opinião do Salvatore... estranhamente todos os demais concordavam!! Este fato já deixou Salvatore bastante incomodado com a pessoa que estava fazendo "showzinho" durante o evento em que ele era o nome principal!
Como se não bastasse, ao final do workshop com o Salvatore, esta mesma pessoa se dirigiu a um dos participantes do workshop, e sem nem ao menos pedir permissão, modificou completamente a planta estilizada pelo Salvatore... mudou angulo de plantio, frete, 1° galho... basicaente modificou por completo o Bonsai!
Algumas pessoas tentaram abafar o problema, para não causar mais um grande problema com o Salvatore, porém não foi possível! Ele ficou sabendo do ocorrido, e veio a conversar com a pessoa que estava desrespeitando o trabalho dele!
Disse a ele que no mundo do Bonsai os trabalhos devem ser respeitados... cada um tem uma visão e um estilo... e que se uma pessoa aceita a opinião de outro bonsaista e o permite mexer na planta, o resultado final deve ser respeitado... ainda mais quando o resultado final vem de um grande nome como Salvatore Liporace!
Bom... pra resumir, esta pessoa foi questionada se é mestre... obviamente a resposta foi NÃO! Depois foi questionada se ele conhecia o mestre do Salvatore... KIMURA! Obviamente a resposta foi NÃO novamente! Ao final, Salvatore então perguntou, já que você não conhece meu mestre, e não é mestre... o que você foi fazer mexendo em uma planta que o aluno do workshop me permitiu mexer?!? A resposta veio um pouco diferente... abaixou a cabeça e pediu desculpas!!
Pessoal... resumindo tudo isso... gostaria de ter a opinião de vocês... respeitar o estilo de cada um é algo de extrema importância no Bonsai? Saber escutar a opinião dos mais experientes é importante no Bonsai? Pedir permissão a quem fez um Bonsai, para mexer no estilo da planta, é importante no Bonsai?
Bom... fiquei bastante chateado com o ocorrido neste final de semana... e pra ser bem sincero, tenho ficado bastante desapontado com o Bonsai aqui em Curitiba... pessoas que não eram nada no Bonsai a menos de 2 anos, e que a 5 anos nem sabiam o que era Bonsai, hoje se intitulam mestres, e ficam querendo se impor e tirando sarro de plantas e estilos de pessoas que praticam a arte a mais de 15 anos... ex. o que aconteceu no evento com o Salvatore... já aconteceu também com o Zezão... e com outras pessoas que conheço!! Agora... o que devemos fazer com relação a isso? Como colocar estas pessoas nos seus devidos lugares?? |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Seg Ago 31, 2009 1:55 pm Assunto: |
|
|
Hanke,
Quanto ao foto exposto, sem comentários. Mas a sua penúltima pergunta é fácil de ser respondida : "O que devemos fazer em relação a isto ",
Minha resposta é , exatamente nada. O tempo se encarregará de colocar esta pessoa no seu devido lugar, o pior castigo para um hipócrita é ignorá-lo. Sem platéia não há espetáculo. |
|
|
 |
Edsoncan
|
Enviada: Seg Ago 31, 2009 4:50 pm Assunto: |
|
|
Me parece que o fato de ter pedido desculpas ja reponde a sua pergunta.
Lidando com grupos de trabalho aprendi que se reprime em particular e se elogia em publico, sempre.
O fato de tornar um aspecto negativo publico somente serve para constrangir mais quem o fez e todos erramos o mais importante é aprender com o erro.
Edson |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Ter Set 01, 2009 9:53 am Assunto: |
|
|
sacanagem em /// |
|
|
 |
Hanke
Registrado: 18/08/09 Idade: 45 Mensagens: 17 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 01, 2009 12:22 pm Assunto: |
|
|
Concordo que expor o fato ocorrido só irá constrangir os que fizeram, e de muito pouco irá adiantar... mas a minha indignação foi tamanha que tive que repartir este acontecimento com os demais bonsaistas!
Espero que estes acontecimentos não aconteçam com muita frequencia no mundo do Bonsai, pois para mim, estas coisas vão acabando com a vontade de estar no meio!
Abraço a todos... |
|
|
 |
Luis A. de Macedo Rodrigu 1.o PASSO

Registrado: 27/09/05 Idade: 74 Mensagens: 100 Localização: Porto Alegre/RS
|
Enviada: Ter Set 01, 2009 10:13 pm Assunto: Ética no Bonsai |
|
|
Como participante do evento em Curitiba, gostaria de tecer alguns comentários a respeito do, digamos assim, desagradável episódio, criado pela ação equivocada e sem qualquer tipo de defesa praticada pela pessoa que não vem ao caso ser citada ( o que não significa uma questão de menosprezo a essa pessoa). Na minha opinião estas situações ocorrem por uma falta de cultura e até mesmo falta de educação de como se comportar em eventos desta natureza pela maioria das pessoas que os frequentam. Algumas destas faltas são de menor gravidade , mas ao mesmo tempo desagradáveis de serem presenciadas. Não só neste evento, mas em muitos outros que tenho participado tenho visto ações dos participantes do mais puro desrespeito com pessoas que estão realizando demonstrações, para as quais foram convidadas. Como por exemplos, conversas paralelas em alto e bom tom enquanto o demonstrador esta fazendo sua apresentação, ou ainda deixar estas pessoas fazendo demonstrações às moscas, entre outras tantas. Isto é falta de educação e postura. Se nos predispomos a participar de um evento desta natureza, não é porque estamos pagando de devemos agir e nos manifestar como nos der na telha. É preciso termos uma linha de conduta e de respeito mutuo para com os que lá foram transmitir o que sabem e aos que foram aprender.Contudo isto não deve servir de desestimulo para continuarmos numa atividade que tanto prazer nos proporciona como a pratica do Bonsai. Como já foi dito aqui neste tópico é com os erros que aprendemos. Tenho a certeza que a parte "ofensora" do episódio citado jamais incorrerá neste erro grosseiro. Serviu-lhe de lição e se não serviu o joio se separá do trigo automaticamente, e isso só poderá acontecer se nos mantermos participativos. O pedido de desculpas feito de forma humilde pelo ofensor ao ofendido, entendi que encerrou o episódio de forma civilizada, pois o Mestre não foi soberbo e aceitou o pedido de desculpas com um aperto de mãos. O mestre não poderia ter outro tipo de atitude, pois senão não seria um Mestre. Desculpar um erro, uma falha é ser compreensivo com a falta humana, a que todos nós estamos sujeitos, mesmo que não intencionalmente.
Esta é uma das razões principais pela qual devemos lutar, participar, nos envolver na criação da União Brasileira de Bonsai. Poderemos ter um Código de ética e conduta para situações desta natureza, entre outras tantas coisas, que servirão para elevar o nível do Bonsai no Brasil. Fazer apenas não basta, é preciso ter atitude. Acho que o episódio em nada tirou o brilho do evento que esteve excelente, com uma ótima organização dos seus idealizadores, com varios bonsai de excelente qualidade em exposição.
Abraço a todos que lá estiveram, e aos que estiverem apresentando suas opiniões neste tópico.
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Set 01, 2009 11:04 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!
Comentarei apenas o seguinte:
No mínimo constrangedor.............
Que os idealizadores saibam superar o fato......
Muitas vezes crescemos com nossos erros, é o que espero que seja o resultado de quem cometeu o deslize......... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Set 02, 2009 10:53 am Assunto: |
|
|
Acompanhei o fato, mas devo ressaltar que a pessoa mecheu no exemplar a pedido do dono. Não estou defendendo ninguém e também acho que não era hora nem local de dar demonstrações a parte. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 02, 2009 3:13 pm Assunto: |
|
|
Sábias, as palavras do Wilson, sábias... |
|
|
 |
Zezao
|
Enviada: Qua Set 02, 2009 6:03 pm Assunto: |
|
|
Infelizmente,
tambem acompanhei o ocorrido, e posso dizer que
foi uma tremenda falta de educação e respeito,
mas isso é muito comum por aqui(Brasil).
Acho que falta de conhecimento, ignorancia, ou porque
apenas não sabia, não são justificativas aceitaveis para
falta de educação.
A organização já havia sido avisada, por mim, do comportamento
inconveniente que o Francisco estava tendo durante todo o evento,
mas não tomou nenhuma atitude quanto a isso.
Me surpreendeu o fato de me dizerem que ele sequer pagou pela inscrição.
Se convidou e ainda faz essa presepada...
Duvido que o Ivson tenha pedido para ele fazer alguma coisa,
ele só não soube dizer não quando o oferecido foi lá querer aparecer.
O pior, é quando a pessoa quer dar uma de João sem braço.
Oportunista.
Experimente encostar em um "trabalho" que ele faz,
para ver o que ele vai dizer, é claro que ele sabia
que não devia fazer aquilo.
E ainda, durante a demonstração do Rafael Rebollo, ele
pegou uma planta e foi trabalhar na frente dele.
Desculpem, mas essa pessoa de boba não tem nada.
Só quer aparecer.
Faltou organização, experiencia.
"Mestre" Francisco Huang,
que ainda tem a cara de pau de se fazer de bobo.
Se voces resgatarem no tópico
Clubes de Bonsai, pags. 6 e 7,
eu já havia abordado o assunto algum tempo atras.
Lamentável, mas fica o recado,
que as organizações devem controlar
melhor o que acontece durante os eventos que organizam,
senão o Bonsai no Brasil, vai continuar no mesmo lugar, e
essas coisas vão continuar acontecendo. |
|
|
 |
Zezao
|
Enviada: Qui Set 03, 2009 2:51 am Assunto: |
|
|
Pergunto, se a pessoa em questão é um ignorante,
como já foi dito e desculpado, de quem é a culpa?
Editado pela última vez por Zezao em Qui Set 03, 2009 11:02 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Set 03, 2009 8:21 am Assunto: |
|
|
Zezão, achei que se tratava da planta do Laercio e não da planta do Ivson.
Justamente a planta que foi trabalhada durante a execução do trabalho do Rafael e Daniel. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qui Set 03, 2009 11:32 am Assunto: |
|
|
Zezão e Hanke, duas coisas a falar:
1-ISSO É FALTA DE EDUCAÇÃO, NÃO TEM OUTRO NOME.
2-''Quanto mais conheço os bonsaistas mais gosto das plantas''
Esse é um dos fatores que fazem muitos bonsaistas ficarem escondidos em seus viveiros. A algum tempo eu tenho tomado essa posição de quanto mais escondido melhor. Isso é um problema de educação e cultura. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Zezao
|
Enviada: Qui Set 03, 2009 11:34 am Assunto: |
|
|
Cari amici
scusate se mi intrometto nella vostra diatriba, non é mia abitudine entrare negli affari interni di un'associazione, ma sono obbligato a farlo:
1) A Curitiba ha avuto luogo un evento meraviglioso con un feeling tra i partecipanti e i dimostratori invitati veramente eccezionale. Tutti hanno lavorato con passione, dedizione ed amore per il bonsai. Ed, in primis, i due principali organizzatori Elio e Zezao Hanno fatto un lavoro straordinario, permettendo a tutti di gioire di questo evento.
2) Il bonsai é bellezza, amore, creativitá, sensualitá ed anche errore ovvero é lo specchio dell'anima dell'uomo con tutti i lati positivi e negativi.
3) Alla fine di questo meraviglioso incontro in Curitiba, sono stato vittima di un increscioso incidente che, pur essendo grave, ho voluto chiarire direttamente col responsabile che, sicuramente, non ha la mia stima.
4) Vi chiedo cortesemente di rientrare nei binari dell'amore del bonsai. Auguro a tutti di continuare a organizzare eventi come questo di Curitiba lasciando da parte gli attriti personali e percorrendo la via del CHOWA (spirito-cuore-mani).
Prego chi capisce l'italiano di tradurre gentilmente questo testo.
Salvatore Liporace |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qui Set 03, 2009 11:40 am Assunto: |
|
|
Zezão, se permeti a intromissão traduzi o texto:
Queridos amigos
Desculpe-me se intrometer na sua diatribe, eu não costumo entrar em assuntos internos de uma associação, mas eu tenho que fazer isso:
1) Em Curitiba foi um evento maravilhoso, com um sentimento entre os participantes e convidados manifestantes verdadeiramente excepcional. Todo mundo tem trabalhado com paixão, dedicação e amor pelo bonsai. E, primeiro, os dois principais organizadores e Elio Zeza Eles fizeram um trabalho extraordinário, permitindo que todos gostam deste evento.
2) O bonsai é a beleza, o amor, a criatividade, sensualidade e até mesmo erro ou é o espelho da alma do homem com todos os aspectos positivos e negativos.
3) No final deste encontro maravilhoso em Curitiba, eu fui vítima de um incidente lamentável que, embora importante, eu queria esclarecer diretamente com o gerente que certamente tem o meu respeito.
4) Eu pedimos-lhe para voltar nos trilhos do amor de bonsai. Desejo a todos a continuar a organizar eventos como este em Curitiba, deixando de lado pessoal e atrito ao longo do trajeto de Chow (mente-coração-mãos).
Por favor, entenda o italiano que gentilmente traduzir este texto.
Salvatore Liporace _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|