Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Sáb Set 05, 2009 5:54 pm Assunto: LIGUSTRO COM BOM NEBARI - SUGESTÕES |
|
|
Caros amigos do fórum!!!
Compartilho aqui hoje fotos de um pré de ligustro, fruto de yamadori realizdo na chácara do amigo nickyfury em finais de 2006, se não me engano (que presente!!! ).
Ao longo desse tempo todo a planta (assim como as outras) ficou um tanto sem intervenções
Em maio desse ano podei metade dos troncos e reduzi cerca de 70% das raízes
Eis que o bruto pareceu nem ter sentido o impacto e emitiu brotações poucos dias depois.
Pois bem. Venho hoje pedir ajuda aos amigos para intervenções futuras no material (de ótima qualidade, a meu ver) visando sua melhor estruturação.
Até o momento a tarefa tem me parecido muito difícil devido ao posicionamento, espessura e movimento dos troncos da planta, mas a largura do tronco e o nebari muito ne animam a ver algo em andamento logo que possível.
Seguem 8 fotos, de todos os ângulos da planta. Somente na úiltima lembrei de colocar uma caixinha de fósforos ao lado, para dar melhor dimensão da expessura do tronco .
Espero poder contar com a ajuda dos amigos mais uma vez
Posso postar mais fotos, de diferentes tamanhos e posições, caso necessário (dessa vez com a câmera, porque essas foram com o celular )
Grande abraço!!!  _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Set 05, 2009 7:28 pm Assunto: |
|
|
_newbe , muito bom este ligustro , tens um material nota 10.
Se fosse meu eu diminuiria ainda mais o seu tamanho , cortaria logo acima da bifurcação do tronco , pois estes galhos super grossos e retos tiram a harmonia da arvore.
E usaria a penultima foto como frente . De resto, ta de parabens
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Set 05, 2009 7:58 pm Assunto: |
|
|
Olá Newbe!
Um material com esse nebari compensa qualquer trabalho, tempo e criatividade dispendidos.
Sou péssimo em editar, no paint, o que consegui traduzir como minha idéia é isso aí:
1. A conicidade invertida é o maior defeito que pode ser corrigido com Shari e Jin de todos os tocos de galho à direita (primeira foto)
1. As linhas vermelhas são a poda
3. Deixe todos os 4 tocos e transforme-os em pequenos e médios JIN.
Com isso o conicidade fica corrigida pelo artifício do shari, muito embora a espécie não recomende shari e Jin.
Se ajudei..........??
Abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Dom Set 06, 2009 1:22 am Assunto: |
|
|
bonito exemplar, se vc abaixar como sugerido na foto acima ficaria perfeito, boa sorte no seu bonsai amigo!  |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Dom Set 06, 2009 2:36 pm Assunto: |
|
|
Newbe,
A qto tempo meu amigo? Cara essa planta é a mesma que me lembro? Ou é outra?
Bom, os trabalhos de refinamento e poda você vai tirar de letra ne? ... Aqui vai um video que postei no topico do resedá escavado, que servirá tambem para seu ligustro, se puder fazer ele está perfeito, me lembra muito até a planta do video, apesar de ser diferente claro.
Segue abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=5jOekUucOKM
Ate breve.
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Set 06, 2009 10:51 pm Assunto: |
|
|
Oá !!!!!!!!
Como vai amigo ??
Quanto tempo hein !!!!!!!!
Bela planta.....gostei muito e a idéia postada pelo nosso amigo Élio ficou perfeita......
Acho que vai dar samba ! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 07, 2009 1:11 am Assunto: |
|
|
Joel,
A única certeza que tenho até o momento é a de diminuir a altura da planta.
Olhando pro nebari, a melhor escolha de frente é mesmo a da penúltima foto! Estamos de acordo rsrs
Os problemas de conicidade no tronco bem como a impossibilidade de aproveitamento desses galhos (grossos e retos assim, só pra jins e olhe lá rsrs) dão um nó na minha cabeça cada vez que tento analisar a planta.
Agradeço suas palavras!
Vamos ver se pintam mais idéias ou projeções dos amigos.
Grande abraço! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 07, 2009 1:13 am Assunto: |
|
|
Amigo Élio,
Talvez não escolhece a frente que você elegeu devido ao nebari. Creio que o da penúltima foto seja o mais adequado.
Quanto à poda sugerida no alto do tronco central, penso que talvez seja muito alta, o que pode fazer com que a planta fique "pescoçuda" ...
Vamos amadurecer essas idéias, com a ajuda dos amigos.... Muito grato!!!
Abração! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 07, 2009 1:16 am Assunto: |
|
|
Grande amigo Illex!!!
Essa é a mesma que está pensando (aquela que dei uma mãozada na copa do abacaxi, no dia da retirada, lembra? kkkkkk)
Muito obrigado pelas suas dicas! A planta do vídeo é sensacional!!!!!
Vamos ver se acerto alguma coisa nesse sentido nessa planta. Quero recolher o máximo de dicas e opiniões dos amigos antes de executar qualquer coisa... é uma planta excepcional que não admite erros rsrs
Grande abraço!!! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 07, 2009 1:17 am Assunto: |
|
|
Grande Ângela!!!
A simpatia e cortesia de sempre!!!
Obrigado por suas palavras... vamos ver como as coisas andam por aqui e se tomo coragem de intervir no material...
Abraço!!! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Set 07, 2009 8:41 pm Assunto: |
|
|
_newbe escreveu: | Amigo Élio,
Talvez não escolhece a frente que você elegeu devido ao nebari. Creio que o da penúltima foto seja o mais adequado.
Quanto à poda sugerida no alto do tronco central, penso que talvez seja muito alta, o que pode fazer com que a planta fique "pescoçuda" ...
Vamos amadurecer essas idéias, com a ajuda dos amigos.... Muito grato!!!
Abração! |
Olá Newbe!
Apenas para justificar a altura da planta. Com o sugimento de novo ápice, em função do diâmetro do local da poda, a planta deverá dobrar de tamanho, ficando ainda dentro dos padrões de proporcionalidadede. 6x1.
A altura ficou baseada no princípio do tamanho dos Jin ( 4 no total) bem trabalhados, delineados, os quais ficariam abaixo da copa.
Concordo que não é a melhor frente em função do nebari. A minha visão foi contornar o problema da inversão de conicidade usando o shari (em volta dos JIN) como delineador do tronco (técnica usada pelo Tramujas).
Pois é, Newbe, vc tem um problema gostoso de resolver dado a bela planta que vc tem em mãos!
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Set 07, 2009 8:50 pm Assunto: |
|
|
Que plantaço newbe !!!!!!!!
O caminho sugerido pelo Elio seria minha opção também.
Mantenha o registro fotográfico da evolução e não deixe de postar aqui, será uma verdadeira aula. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Ter Set 08, 2009 2:18 am Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva escreveu: | Que plantaço newbe !!!!!!!!
O caminho sugerido pelo Elio seria minha opção também.
Mantenha o registro fotográfico da evolução e não deixe de postar aqui, será uma verdadeira aula. |
verdade, vai ser uma aula e tanto com este bonsai, ficarei acompanhando também sua evolução! |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 22, 2010 5:29 pm Assunto: |
|
|
meeeeses depoissss......
olá amigos do fórum!
depois de todos esses meses fora de atividade (depois de muito trabalho perdido, algumas plantas também ) faço mais uma tentativa de retornar a esse espaço onde tive o prazer de conviver e fazer boas amizades (anda que a maioria delas exclusivamente virtuais ).
fim da estação seca em Brasília (pesadíssima esse ano! ) começam algumas chuvas... a humidade do ar sobe um pouco... e as plantas começam a respirar novamente
todas as vezes que olho pras plantas no quintal esbarro logo nesse danado desse ligustro: como disse anteriormente foi um presentão do amigo nickfury há uns anos e está sem intervenção há muitos meses.
as ultimas novidades estão no tópico abaixo, da época em que o coloquei nessa bacia menor (isso é: há mais de um ano! )
pois bem. ainda não fiz novas fotos do material, mas revirando aqui os posts do forum selecionei a penultima foto como havia dito anteriormente e arrisquei uma projeção.
não sou um bom usuário do photoshop, mas espero ter conseguido retratar bem.
queria expor aos amigos antes de qualquer iniciativa, visto que estou interessado em arrumar um tempo pra trabalhar essa criança nos próximos dias.
o tronco após a suposta poda:
a intenção e um dia ter algo assim:
ou assim:
gostaria muito de receber críticas e sugestões dos companheiros, se possível.
um grande abraço a todos! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Out 22, 2010 5:43 pm Assunto: |
|
|
este é de respeito... se seguir a segunda projeção vai ficar um espetáculo.
acompanhando... _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|