FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ELCALIPTO UROGRANDIS.....
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2009 9:34 am    Assunto: ELCALIPTO UROGRANDIS..... Responder com citação

ola pessal....comprei esta manha 40 mudas em tubete de ELCALIPTO UROGRANDIS.....

sera que ela agenta poda de raiz e uma poda drastica para replantiu em vaso????

obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2009 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Olá Daniel,

O Urograndis é um híbrido, entre o Urophyla e o Grandis, é uma espécie de crescimento bem vigoroso, um dos mais recomendados para plantios comerciais...

A poda das raízes dependerão da origem de suas mudas...

Se forem mudas feitas à partir de propagação vegetativa (clonadas) elas não terão a raíz pivotante tão distinta (bem provável), por que sua planta ainda é uma muda, tá no tubete, e ainda não deve ter nenhuma raíz dominante... dessa forma, o ideal é retirar a muda do tubete, organizar as raízes de forma radial e plantá-la no local de engorda, neste caso não há necessidade de fazer a poda drástica e nem é recomendado, a poda drástica, poderá ser realizada daqui uns meses, quando a planta se recuperar do trauma de replantio. Até por que, se vc comprou mudas de um viveiro profissional, elas devem ter vindo com poucas folhas, e geralmente, uma boa muda, com boa procedência, é resistente ao replantio...

Se forem mudas feitas à partir de semente, elas deverão ter a raíz pivotante, dominando as demais... esta deverá ser retirada, em uma altura que não comprometa todo o sistema radicular da muda, deixando ainda boa parte das raízes secundárias/adventícias... neste caso, o amigo pode cortar as folhas da muda pela metade, como procedimento preventivo... organize as raízes de forma radial ao tronco e plante no local de engorda... da mesma forma, deixe para fazer a poda drástica após alguns meses, quando a planta estiver se recuperado...

Outros detalhes:
- se possível use hormônio enraizador, o resultado é excepcional em eucaliptus. Não deixe faltar também, o elemento Boro para as plantas, use bórax ou ácido bórico diluído em água, em forma de rega, ou use algum produto que contenha este elemento...

-por lei, o viveiro é obrigado a repor 10% das mudas, se vc comprou 40 mudas, tem direito a levar mais 4 de graça!!! hehe

Boa sorte, qualquer dúvida, poste aqui

Espero ter ajudado
Abraços
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2009 1:41 pm    Assunto: Responder com citação

nossa muito esplicativo ... obrigado..

a intencao é a seguinte...

estou participando de um curso de gerenciamento de equipes em mairipora, estou encarregado de fazer uma dinamica no ultimo dia do curso que é este domingo, pensei em realizar algo ligado a naturesa...

comprei 10 vazos de bonsai pequenos de plastico e 40 mudas das quais vou usar para o curso somente 10....

irei fazer a atidade com o grupo de retirar a muda do tubete analizar as raizes que podem ser podas, tranplantar para o vaso, em seguida pensei em fazer a poda drastica, para os participantes verem o rebrotamento das arvores em suas residencias depois de algum tempo....

se esse lance da poda nao der certo ou nao for recomendada por vcs irrei levar arame e cada um torcera sa planta como quiser... como se sente no momento.... intendeu a tematica de tudo..

bom espero poder ouvir mais opinioes,....

muito obrigado

dp
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2009 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

Bom,
para adiantar, em meu quintal tenho 2 pés dos eucaliptos utilizados para fins medicinais, digam-se eucalipto cheiroso ou aromático. Me deu vontade de utilizá-lo como bonsai.
Então, tentei fazer o alporque em um deles, posso lhe adiantar que não aceitou, mesmo colocando o "biofert", as folhas secaram todas do galho do alporque.

Ahhh, dê uma olhadinha nesse tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12032&highlight=

Agora irei esperar adiquirir mudas para o teste do yamadori e futuras estilizações.

Abraço e sucesso.

Editado pela última vez por João Paulo Batista Lyrio em Qui Set 10, 2009 2:08 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2009 2:08 pm    Assunto: Responder com citação

e a poda drastica sera que ele aceita???
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2009 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

A poda eu acredito que sim, já podei diversas vezes um exemplar do meu quintal e ele mostra a folhagem com toda exuberância após algum tempo.

abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2009 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

valeuuuu....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: