|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 11, 2009 5:53 pm Assunto: Problema com nebari de Ulmus. Sugestões? |
|
|
Estou com um problema no nebari de um Ulmus. Eu comprei uma mudinha no final do ano passado, transplantei para uma bacia maior, mas foi necessário podar o nebari que estava grosso e quase em forma de "mola". No final sobraram apenas 2 raízes formando um "T" invertido com o troco. Até agora esse "T" continua lá e sem nenhum sinal de surgimento de novas raízes de forma radial. Se eu fizer um alporque agora vou atrasar ainda mais o desenvolvimento da planta. Alguma sugestão para resolver esse problema? |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Set 11, 2009 7:57 pm Assunto: Re: Problema com nebari de Ulmus. Sugestões? |
|
|
Olá Marco
marco_avelar escreveu: | Estou com um problema no nebari de um Ulmus. Eu comprei uma mudinha no final do ano passado, transplantei para uma bacia maior, mas foi necessário podar o nebari que estava grosso e quase em forma de "mola". No final sobraram apenas 2 raízes formando um "T" invertido com o troco. |
Bom como opinião, na verdade o Marco não cortou nebari algum, nem tão pouco será um verdadeiro problema.
Segundo referiu, o exemplar é uma muda jovem com apenas um ano de modelação, logo sendo muda tudo está por fazer, não é verdade?? por isso a não ser que tivesse sido um afortunado que teve a felicidade de encontrar uma muda espetacular, não tinha nebari, tinha sim um sistema radicular com raizes condizentes com a sua condição (Muda), cujas raizes por nunca terem sido trabalhadas anteriormente necessitavam de alguns reparos, sendo que as mais grossas (de armazenamento) deveriam e pelos vistos foram cortadas, nesse capitulo parece-me que procedeu como deve ser, nada de anormal, portanto...
marco_avelar escreveu: | Até agora esse "T" continua lá e sem nenhum sinal de surgimento de novas raízes de forma radial. Se eu fizer um alporque agora vou atrasar ainda mais o desenvolvimento da planta. Alguma sugestão para resolver esse problema? |
Talvez tivesse de ser um pouco mais arrojado no sentido de tentar podar mais próximo do tronco (Tachiagari) reduzindo esse "T", assim o mais certo é quando crescerem as de captação, seja na extremidade do mesmo, o que equivale a dizer que terá que fazê-lo ainda mais tarde, a ser feito, por precaução deve fazê-lo de preferência um lado de cada vez (um em cada temporada).
O Alporque pode/poderia ser um solução, mas creio que talvez fosse mais adequado se pretendesse baixar o exemplar, no caso que apresenta, pode recorrer a incisões como se de um se tratasse, afinal ficam tapadas com substrato, logo o processo é bastante similar....aliás diga-se de passagem o outro (alporque) é na verdade uma imitação deste
Caro Marco, desde que colocou mãos á obra nesse exemplar o processo andou para a frente,...se entendemos que para um determinado objectivo o caminho passa pela execução de uma intervenção, deve-se avançar, nesse contexto, um alporque jamais atrasa, um transplante jamais atrasa, atrasa é sabe-lo e não fazer nada...
O Nebari como irá ter oportunidade de ver mais tarde, não se vai fazer num ano ou dois, vai levar bastantes até e isso quer dizer que ele no futuro vai estar em constante transformação inclusive executado por vezes em simultâneo com outras intervenções igualmente profundas, mas acima do solo.
O Nebari para mal de muitos aficionados que passam pela arte de forma superficial, tem um peso bastante importante na avaliação de um exemplar e em termos analogos comparando por exemplo com a construção de um edificio, é por onde se deveria começar sempre, "pelas fundações".
Só depois de termos encaminhado essa árdua tarefa é que deveriamos passar para outra , mas não, o pessoal na tentativa de pular etapas....o telhado é aquilo que está a vista, por isso que se comece por ai e depois mais tarde é que nos lembramos e vêm os arrependimentos,...ai sim é um atrasar, porque uma coisa que se deveria ter vindo a desenvolver de forma harmoniosa com o exemplar, terá que sofrer mais tarde, um revés de uma alteração mais drástica podendo colocar em causa a compensação hidrica de um exemplar adulto.
Outro aspecto que é costume ver-se por ai (Brazil) é o hábito de se efectuarem transplantes sem retirar o torrão, tal na verdade não é um transplante, mas sim aquilo que costumamos chamar de "falso transplante" para além de dificultar a execução de um bom nebari pela dificuldade de o corrigir logo no seu inicio, nunca iremos perceber como estão as raizes no seu interior,....assim como faz com que existam dois tipos de solos no vaso, um mais solto (o novo) e outro mais compacto (o torrão), logo também mais propicio ao aparecimento de fungos (na linha que separa ambos), principalmente se houver % mais altas de matéria orgânica ( = menos drenagem)
Esse tipo de procedimento é aconselhavel a algumas especies que não toleram grandes mexedelas nas raizes, mas convem não generalizar.
A maioria no máximo o que exige é que seja reposto algum do antigo substrato para manter e aproveitar o anterior ecossistema.
Por isso meu caro, a sua muda está em desenvolvimento por isso não em problema algum, creio que ai está a aproximar-se a Primavera, "talvez" seja uma boa altura para o levantar e efectuar umas pontes como as que se utilizam no Ikadabuki.
Espero ter sido util, assim como que considere estas minhas palavras como uma mera opinião que não tem que levar em consideração se assim entender, Ok!
Boa sorte
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 11, 2009 9:42 pm Assunto: |
|
|
Antonio Castro você tem razão, é melhor que eu intervenha agora enquanto a planta é jovem.
Obrigado pela sugestão! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|