| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Dez 16, 2004 8:00 am Assunto: Re: Jabuticaba |
|
|
Oi Mario.. tudo bem?
Acho que já foi postada neste forum foto de uma jaboticabeira do Hidaka exposta no Jardim Botanico em novembro, "carregada" de frutas.
Foi citado em outro forum que ela tem perto de 6 anos e teria sido plantada de semente.
Ao ser questionado como seria isso possivel, foi dito que Hidaka fez uma seleção de sementes entre as melhores jaboticabeiras de produção precoce e, além disso, teria feito adubações macissas.
Não tenho maiores detalhes mas suponho que Cissa ou Eduardo Mizuno possam dar informações mais precisas.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Qui Dez 16, 2004 8:10 am Assunto: |
|
|
Oi Charles,
respondemos ao mesmo tempo.
A foto que postei um pouco antes é da planta de Hidaka san que estava exposta no Jardim Botânico.
Mas não é originária de sementes, e sim de estacas. Mais especificamente de pontas de galhos.
Dá pra acreditar????
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Dez 16, 2004 9:05 am Assunto: |
|
|
Oi Cissa...
Talvez nessa planta esteja evidenciado o efeito do escorredor, mamadeira, adubação correta e..... o principal..... a mão de mestre...
Outra coisa positiva de mudas de estaca fininha ou semente é a possibilitade de se acomodar as raízes ainda bem novinhas, de forma radial em torno do "tronco/muda", permitindo depois escolher aquelas que vão definir o melhor nebari. Aliás, mais um assunto muito bem dominado pelo sensei Hidaka, e presente nesta jaboticabeira.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 81 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Dez 16, 2004 8:02 pm Assunto: Jabuticaba |
|
|
Charles e Cissa, parece que a jabuticaba de semente não produz tendo sido diminuído o seu tamanho. Espero que alguém tenha outra informação. Tenho uma árvore com 1,10 aproximadamente, com mais de 14 anos e.... nada!
Vou tentar uma adubação muito generosa para ver se para o ano tenho uma surpresa. Pelo tamanho, pode ocorrer. O tempo dirá! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 17, 2004 8:08 pm Assunto: |
|
|
Oi Mario,
espero que tenha sorte com a sua jabuticabeira.
Abração
Cecilia |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 19, 2004 6:57 pm Assunto: Jabuticaba |
|
|
Cissa, parece mesmo que não temos informação de bonsai, plantado de semente, produzindo ou que produziu. Esta árvore que estou trabalhando, particularmente, não acredito. Nem por isso deixarei de fazer a tentativa. Quem sabe....! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Hermes Vieira
|
Enviada: Qui Jan 06, 2005 1:31 am Assunto: Re: Jabuticaba |
|
|
Olá Mário.
Eu tenho uma jabuticabeira que produz mas acho que ela é um híbrido. Vou tentar achar uma foto dela com frutos e coloco aqui. Já o meu primeiro bonsai, que também é uma jabuticabeira, ainda não produziu. É uma sabará plantada provavelmente de semente, pois quando comprei era uma muda bem novinha. E lá se vão quatorze anos... |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 06, 2005 11:21 pm Assunto: Jabuticaba |
|
|
Hermes, estamos esperando pela foto. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Tecnolobo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 07, 2005 7:10 am Assunto: |
|
|
pessoal eu já tinha visto o pescoço da garrafa, mas qual a finalidade do fundo da garrafa de cabeça pra baixo??????? _________________ " ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ... |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 10, 2005 9:24 pm Assunto: |
|
|
Oi Tecno,
a finalidade do fundo de garrafa é a mesma do pescoço de garrafa. Mestre Hidaka usa o que tiver à mão para armazenar o adubo, hehehehe
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 40 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jan 11, 2005 12:46 am Assunto: |
|
|
| Cissa escreveu: | Oi Marcio,
conforme orientação de mestre Hidaka, se a matriz for boa, plantas feitas tanto por enxerto, estacas ou alporque dão frutos em 5 anos.
O segredo, ele diz, é escolher muito bem a matriz e adubar sempre e muito.
O segredo como ele diz, é escolher muito bem a matriz e adubar bastante e sempre.
Abração
Cecilia |
Cara amiga Cissa,
Gostaria muito de saber se esta Jabuticabeira da foto é de sua coleção. Gostaria de ver a foto dela por inteiro, é que gostei muito dela pelo menos das pertes que pude ver. É que gosto de pegar fotos de Bonsai e analisa-las. Se puder fazer isso para mim e quem sabe para outros amigos do Forum, agradeço desde já. Obrigado.
Abração:
Illex |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 40 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jan 11, 2005 1:03 am Assunto: Re: Meu primeiro "bonsai"... |
|
|
| Lando escreveu: | Como comecei:
O primeiro “bonsai” que adquiri vai fazez dez anos (comigo); ele é um pouquinho mais velho - razão por que o recolhi (yamadori) de uma mata que fica próximo à minha casa. Trata-se pois, de uma jabuticabeira híbrida. Não pretendo modificá-lo em nada, só realizarei podas de folhas e raízes, e troca de substrato (manutenções). Do jeito que o plantei no tijolo, lá ele ficará. Eu o tenho como um símbolo. Ele representa o que foi a minha ingenuidade e marca minha partida para conhecer e aprender melhor essa arte...
[center] [/center]
Até mais, um abraço!
Orlando (Lando) |
Pessoal,
Voltando o assunto lá no iníco, é adimiravel ver o seu primeiro Bonsai Lando, me lembro do meu primeiro. Era um Obtusa nana. Lembro até hoje que comprei a muda dela, e meio que sem saber o que fazer direito plantei-a em um vaso de Bonsai que ganhara de um amigo. Infelizmente ela nao sobreviveu, creio que foi porque comecei sem muita experiencia e para complicar mais, com uma espécie um pouco complicada para mim no momento hahahha. Mas o segundo sobreviveu durante cinco anos comigo era um Bambuzal em miniatura. Mas infelizmente morreu tambem ( nao sei porque). Apesar de os meus primeiros terem morrido, você me fez lembrar deles e mesmo que nao estejam mais comigo fico feliz em lembrar deles. E que seu Bonsai de Jaboticaba permaneça por mais 10 anos e por mais 10 e assim por diante.
Abraços amigo:
Illex |
|
|
 |
Tecnolobo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2005 8:05 am Assunto: |
|
|
| Cissa escreveu: | Oi Tecno,
a finalidade do fundo de garrafa é a mesma do pescoço de garrafa. Mestre Hidaka usa o que tiver à mão para armazenar o adubo, hehehehe
Abração
Cecilia |
Ohhhhh cissa estou adubando um hibisco mas não to vendo resultado nenhum o adubo ta palido será que venceu? to usando 3x1
Tecno _________________ " ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ... |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2005 9:35 am Assunto: |
|
|
Olá Illex,
bem que eu gostaria que essa jabuticabeira fosse minha, mas é de mestre Hidaka.
Olá Tecno,
voce curtiu a mistura??? Cuidado com as raízes se estiver usando sem curtir!!!
Quanto a ficar esbranquiçado, acontece mesmo.
Nos meus hibiscos eu percebo que estão gostando do adubo quando começam a dar flores, dão muitas!!!!!!
Abração
Cecilia |
|
|
 |
GuilaTeipel 1.o PASSO

Registrado: 18/10/07 Idade: 50 Mensagens: 150 Localização: TRES PASSOS-RS
|
Enviada: Sáb Set 12, 2009 12:15 am Assunto: |
|
|
2005 o ultimo comentario... nossa.. do fundo do bau..
entao..lando...
tem acesso ainda ao fórum???
como está a jabuticabeira..??
abraço _________________ Guilherme Teipel
Três Passos - RS |
|
|
 |
|