Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vmterra

Registrado: 12/08/05 Mensagens: 72 Localização: Linhares - ES - Brasil
|
Enviada: Qui Ago 18, 2005 5:57 pm Assunto: Placas de Identificação dos Bonsai |
|
|
FAÇA VOCÊ MESMO SUAS PLACAS DE BONSAI
1º PASSO
Digite no computador ou máquina de escrever, ou então se preferir use a caneta mesmo, eu fiz no computador e coloquei as seguintes informações:
Nome científico, Nome popular e ano.
2º PASSO
Após digitar ou escrever as informações desejadas e necessárias, recorte o papel deixando margens em suas extremidades... Veja exemplo:
3º PASSO
Já recortado, agora iremos plastificá-lo, pois assim não terá a preocupação de molhar, no meu caso eu plastifiquei numa papelaria, com uma plastificação igual a de uma identidade, mas se preferir pode comprar papel contact transparente e recortá-lo do tamanho do papel, lembrando de deixar sobras: nesse caso cole um na frente e outro atrás. Eu optei pela outra plastificação devido a sua durabilidade e resistência, já com o contact irá ficar um pouco flexível, a não ser que você ponha um pedaço de papelão ou cartolina atrás para dar mais firmeza!
Exemplo plastificado:
4º PASSO
Agora chegamos à etapa final, com dois palitos de dente ou algo similar iremos fazer a base de sustentação da placa! Junte os dois palitos, passe uma fita adesiva fazendo com que fiquem unidos!
Exemplo:
Agora cole atrás da placa, eu colei com cola quente, mas podem utilizar o que acharem melhor!
Resultado:
Ok pessoal é isso ai.. mãos à obra..haiuhaihaiha
Mando um abração ai pro meu amigo Illex!
|
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Ago 18, 2005 6:08 pm Assunto: Re: Placas de Identificação dos Bonsai |
|
|
E ai amigao,
Cara muito bom esse post, fico show mesmo. Muito bem explicado e detalhado. Parabens pela ideia. T+ amigao.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
newtonhissanaga
|
Enviada: Sex Ago 19, 2005 12:13 am Assunto: |
|
|
ah plastificação não acaba saindo mais caro do que as plaquinhas ?? paga qto na plastificação ai ?? |
|
|
 |
vmterra

|
Enviada: Sex Ago 19, 2005 6:59 am Assunto: |
|
|
newtonhissanaga escreveu: | ah plastificação não acaba saindo mais caro do que as plaquinhas ?? paga qto na plastificação ai ?? |
Bom dia colega newton, bom aqui na minha cidade eu pago R$1,00 num plastificação pequena.. mas lembrando que não cabe só uma dentro do plastico! Há dois tamanhos de plástico.. um pequeno do tamanho de uma carteira de identidade que sua plastificação fica R$1,00 e a outra do tamanho de uma folha de Ofício, que sua plastificação fica R$3,00.. agora olhe num todo! quantas placas vc nao coloca dentro de uma folha de ofício pagando somente R$3,00?
Grato,
Vitor Moulin |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 20, 2005 8:27 pm Assunto: . |
|
|
Interessante.  |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Ago 21, 2005 10:49 pm Assunto: |
|
|
Oi Gentem !!!!!!!!!
Muito interessante esta proposta !!!!!!!!!!
Gosto de ver a criatividade de cada um !!!!!!!!
Guardei as dicas e vou breve aproveitá-las.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Out 03, 2005 9:16 am Assunto: Re: Placas de Identificação dos Bonsai |
|
|
Oi vmterra, tudo bem?
Muito legal essa maneira de identificar bonsai! Muito capricho de sua parte!
Talvez pelo trabalho e mesmo pelo custo de plastificação, seja bom para quem tem poucos bonsai.
A plastificação aguenta bastante no sol e chuva?
Como a intenção do fórum é trocar experiências, vou expor aqui uma maneira de identificar que é muito simples, barata e resistente!
(consegui esta idéia com Hidaka, que a usa em seus bonsai)
É PRECISO CUIDADO PARA FAZER E NÃO DEIXEM AS CRIANÇAS PARTICIPAREM!
USAR LUVAS GROSSAS PARA TRABALHAR!
1- Lavar latas de cerveja e refigerante.
2- Com uma tesoura mais resistente, retirar a parte superior e inferior das latas.
3- Abrir a placa de aluminio lateral da lata. Cortar a placa em tiras. Finalmente, cortar as tiras em plaquinhas do tamanho desejado, de forma a caberem as informações a serem registradas.
EVITAR DEIXAR ARESTAS E FARPAS NO ALUMINIO
FAZER SEMPRE OS CANTOS ARREDONDADOS
4- Apoiar a plaquinha sobre jornal dobrado, com perto de 1cm de espessura, com a parte não gravada do alumínio voltada para cima.
5- Com uma caneta Bic (pode ser sem tinta mesmo), escrever as informações desejadas, pressionando bem a caneta contra o alumínio. Se necessário, repetir a escrita para gravar bem. A gravação é feita em baixo-relevo, por pressão da caneta contra o aluminio, tendo uma certa maciez do jornal para permitir o baixo-relevo.
5- Fazer um furo numa extremidade da placa, usando um prego e apoiando a placa numa superficie macia. Pode ser o mesmo jornal.
6- Passar um arame fino de aluminio pelo furo e fixar a plaquinha, de preferência no galho mais baixo da árvore. Deixar o arame folgado de forma a não marcar o galho no seu desenvolvimento.
REFORÇO O CUIDADO NESTA OPERAÇÃO PORQUE O ALUMINIO FINO É MUITO CORTANTE!
Além de simples e barato, resiste "a vida toda" exposta ao tempo!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
vmterra

|
Enviada: Seg Out 03, 2005 9:21 am Assunto: |
|
|
Essa é uma boa idéia também Charles, a minha estão intactas até hoje..! _________________ Um Forte Abraço,
Vitor Moulin
"Vivendo e Aprendendo" |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 15, 2005 2:14 am Assunto: Com garrafa Pet é mais simples. |
|
|
Recorte garrafas Pet Transparentesno formato desejado. pode se pendurado o fixado no solo. pra escrever use canta para retro-projetor, é barato e dura muito tempo. |
|
|
 |
TITA

|
Enviada: Ter Dez 06, 2005 9:37 am Assunto: |
|
|
Bom Dia Vmterra
Já conheço seu Nome do forum portugues.
Essas placas de identificão estão o maximio vou fazer.
Tenho aprendido umas dica boas aqui neste forum
" FAZ MAIS QUEM QUER DO QUE QUEM PODE " |
|
|
 |
Marcelo Giovanelli 2.o PASSO

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 382 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Qui Ago 17, 2006 9:12 pm Assunto: |
|
|
Meu Mestre me ensinou uma técnica parecida com a do amigo Charles. O princípio é o mesmo só que utilamos as tampas de metal que vem nas Latas de achocolatado em pó (Nescau). Abraços. _________________ " Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... " |
|
|
 |
Marquitus 2.o PASSO

Registrado: 10/04/06 Mensagens: 257 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Sex Ago 18, 2006 8:25 am Assunto: |
|
|
Ótimas idéias, parabéns a todos! |
|
|