FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Glicínea! (agora detonada...19/09)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Elio...Parabens pela planta... linda florada.. e parabens principalmente por reconhecer as limitações impostas a nós pela natureza...Como vc mesmo disse , talvez não consiga definir um estilo especifico ou não consiga seguir regras basicas e reconhecidas por todos como indispensaveis para que sua glicinea tenha o titulo de bonsai , entretando , salvo engano meu , neste projeto vc esta deixando em segundo plano as regras e estilos, para buscar as floradas que ano apos ano serão mais intensas e completas. Já escrevi inumeras vezes que me perco entre tantos estilos e regras , e tenho trocado o simples prazer de cultivar pelos calculos e obrigações que são exigidas para que se tenha um bonsai ....Quando admiramos um arbusto , um galhinho , um toquinho ou uma flor qualquer..... quando passamos horas a olhar e apreciar com o mesmo olhar inocente de uma criança estamos mais perto de "Dele", e portanto da perfeição . Acredito que a tecnica em exagero tira a alegria e o descopromisso do que é um hobby para a maioria de nós . Desta vez, apenas desta vez.. esqueça as regras e estilos e nos presenteie com as floradas que vc terá ... Very Happy PS... Desculpe tanto papo furado ... é minha opinião pessoal Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Roney!

Antes de mais nada, obrigado pelas dicas. Creio que o caminho será cortar cada galho primário deixando uma ou 2 gemas para que venham galhos secundários, assim, ramificando mais.

Bonsergio!

Meu amigo, o que vc disse não é papo furado. São afirmações muito sérias e importantes. Costumo dizer nas aulas que ministro para iniciantes, na loja O Bonsai que, quando tiver que optar por uma regra técnica ou pela harmonia da planta, não tenha dúvida: Sacrifique a parte técnica. A técnica é apenas uma referência a ser seguida, quando possível. Obrigado pelas palavras.

abraços

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

Também acho que é legal as vezes deichar as regras de lado

podem sair mini arvores muito lindas, tanto quanto ou ateh mais que um bonsai rsrs

eu vou trabalhar uma mini arvore eu acho, tomara que eu conssiga ^^
Paraná 1

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 1:51 pm    Assunto: Responder com citação

É tudo frescura você pode mecher nas raizes como um ligustrum só que não exagere nas podes 1/4 esta bom a cada 2 anos. As minhas estão plantas em areia pura e estão muito saudaveis e aduba muito mesmo 10-10-10 todo mes o ano todo so que no inverno diminui um pouco. As raizes crescem mais no periodo de dormencia.
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 3:15 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta Elio....
A floração será cada vez mais bela!!!
Só florece após 10 anos???????

Sábias palavras Bonsergio....sábias palavras.....
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 3:23 pm    Assunto: Responder com citação

ola, o exemplar já esta muito bonito,
conserteza nas suas mão logo... logo... estara perfeito.

parabéns.
boa sorte...
t+.
roney

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 6:36 pm    Assunto: Glicinia Responder com citação

Boa Noite Elio e a todo o forum, só queria rectificar uma coisinha que eu disse que pelos visto causou admiração, quanto ao eu dizer que só floresce após dez anos, só acontece isso se a planta nasce de semente, que é o caso da minha, se fôr por estaca ela pode florir no mesmo ano.
Um abraço a todos.
Roney
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Matheus, Adriel, Ramon, Rodrigo, Roney!

Estou captando tudo que vcs estão dizendo. Só espero eu não fazer uma salada..........rsrsrs!

Ramon quanto ao tempo o Roney já respondeu. Eu comprei como mudinha, com 15 cm e no 2º ano floresceu.
Rodrigo, obrigado pela confiança.
Adriel, se só pode cortar 1/4 a cada 2 anos então ela não gosta muito que se mexam com as raízes mesmo. Eu costumo podar 50% das raízes em todos os meus bonsai, exceto as coníferas, todos os anos. As Calliandras 2 vezes ao ano. As tuas estão em vasos de bonsai?
Quanto ao adubo eu já tinha ouvido, realmente, que ela gosta de muito adubo.

Valeu pessoal.

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 7:18 am    Assunto: Responder com citação

Elio,

Esta história de não aceitar poda de raízes, como lhe falei anteriormente é mito. Veja bem, uma planta que se reproduz por estaca com certa facilidade, significa que tem um enraizamento fácil, como pode uma planta que enraiza facilmente não aceitar poda de raízes ? Para cortar 1/4 de raíz não compensa nem tirar a planta do vaso.
roney

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 7:32 am    Assunto: Glicinia Responder com citação

Bom Dia Elio
O nosso amigo Wilson tem toda a razão, eu não quiz contradizer o que os colegas tinham dito no forum, mas como o Wilson falou agora já posso dar a minha opinião.
Como lhe tinha dito antes, esta planta é uma das que eu conheço muito bem, quanto ao podar raizes, pode podar há vontade sim, esqueça o 1/4, corte o quanto quizer que a planta não sofre, é óbvio, que temos que ter em conta que não pode ser em qualquer altura, teremos que saber qual a altura certa para que a planta não sofra, e a ocasião certa é precisamente no principio da Primavera, se cortar as raizes nesta altura não irá ter problemas de especie nenhuma isso eu posso garantir.
Abraço
Roney
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Aqui em Vilhena - RONDONIA. esta planta é comum nos terrenos baldios.
parece ser uma planta que se multiplica facilmente através da "batata".

YAMADORIIII

tenho uma q estou de olho... agora q sei o nome dela, vou fazer um yamadori numa... já já posto as fotos pra vc´s apreciarem!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 11:47 am    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!
Querido Élio....
Adoro esta planta embora não tenha nenhum exemplar.
Nelmar, amigo bonsaista que está sumido do forum, possui uma bem grossa, belíssima.
Anotei todas as dicas aki postadas e quando tiver uma vou seguir rigorosamente.
Gostei da sua planta, aliás......as plantas floríferas e frutíferas só nos dão muita alegria.
Angela Fernandes
Paraná 1

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Cuidado perdi varias estacas so de tira-las do chão ja enraizadas. As minhas esse ano estão se recuperando da mudança do solo para o vaso de engorda.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 2:27 pm    Assunto: Responder com citação

OK, pessoal!

Wilson, Roney, senti firmeza nas afirmações. Wilson, como vc diz, para cortar só 1/4 não vale a pena nem tirar do vaso.

Vou mandar ver, HOJE!

Laudir, faz o Yamadori e posta fotos para vermos!

Ângela, com certeza as floríferas nos dão muitaa alegrias.

Adriel, cara, vou arriscar...............depois te conto! Aliás como vc mora na mesma cidade que eu, depois poderá vir e ver.

abraço

Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Laudir,

Acho que talvez você esteja confundindo a planta. A Glicínia é uma planta caduca e de clima temperado ou frio. Ela não se desenvoveria bem em ai no norte. Fora isto, a glicínia não da "batata" ou qualquer espécie de bulbo. Veja bem, pois estou achando tratar-se de outra planta.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para: