FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 22, 2009 3:14 pm    Assunto: Ficus Responder com citação

Motivado por outro forisa, que mostrou um ficus em um poste, passei a olhar pela rua e encontrei este. Retirei de lá muito danificado, pois suas raizes estavam dentro de uma fenda no muro e dentro de um tijolo.

Consegui riral com algumas raizes, uma quantidade razoável. Acho que vai ficar bem.

Atualmente ele está em um vaso com areia, pedriscos e um pouco de terra, com uma "estufa". Em breve postarei mais fotos dele para pedir ajuda sobre o que fazer.

Obrigado a todos.

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 22, 2009 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

Julio Cesar,

diariamente encontramos plantas que na maioria das vezes passam despercebidas, mas que se observar-mos melhor , parece que estão nos esperando.Praticamente todas são arrancadas e viram lixo.Poste fotos da planta depois de passar esses momentos mais criticos.

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2009 3:31 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil Pimentel Vieira escreveu:
Julio Cesar,

diariamente encontramos plantas que na maioria das vezes passam despercebidas, mas que se observar-mos melhor , parece que estão nos esperando.Praticamente todas são arrancadas e viram lixo.Poste fotos da planta depois de passar esses momentos mais criticos.

Abraços

É verdade! Futuramente postarei novas fotos.

Até lá!

Forte abraço a todos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Como sou extremamente novato no assunto, e está próximo da época de tomar alguma providência, peço a ajuda dos mais experientes (comparados a mim todfos são mais experientes!) para me sanar umas dúvidas. Não tenho a menor pressa em transformar minhas plantas em bonsais. Quero fazer da forma mais segura e saudável para as plantas.

1- No caso deste ficus, ele tem dois troncos que se tocavam. Um deles se divide em dois, ainda (formando um "Y"). Veja a 3 foto na 1ª postagem do tópico. A princípio, recentemente coloquei uns arames para afastar um tronco do outro, mas não sei o que fazer. Pensei em três opções: continuar afastando os troncos; junta-los de vez e aguardar o desenvolvimento da planta; ou separa-los obtendo assim, duas plantas.

2- Ela foi plantada em um vaso e suas raizes já saem pelo fundo. Na no final do mês ou no início do mês que vem, gostaria de fazer algo para melhorar (ou manter) o desenvolvimento. Assim, devo passa-la para um escorredor de macarrão e mais tarde coloc-alo em uma mamadeira? Devo coloca-la em um vaso maior e continuar deixando que se desenvolva?

Seguem algumas fotos:

Forte abraço a todos.

jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 5:41 pm    Assunto: Responder com citação

Alguém poderia dar alguma dica???

Forte abraço a todos.

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 11:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Julio!
Baseado no que vc disse: Não tenho pressa! E essa é a tônica, eu faria o seguinte:
1. Como está num vaso relativamente grande, deixaria este ano nesse mesmo vaso de treinamento.
2. O tronco reto, eliminaria por completo. Não vejo utilidade nele.
3. Do tronco em forquilha, cortaria logo acima da forquilha o galho que tem menos sinuosidade.
Eu faria assim!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 3:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Elio!

De fato não tenho pressa, não sou curioso e a minha ansiedade decorre apenas do stress do meu trabalho profissional. Quanto às plantas, eu gosto muito e quero mesmo aprender.

Quanto às suas considerações, em primeiro lugar eu agradeço a atenção! E gostaria de saber mais, quando ao que disse.

Elio escreveu:

Baseado no que vc disse: Não tenho pressa! E essa é a tônica, eu faria o seguinte:
1. Como está num vaso relativamente grande, deixaria este ano nesse mesmo vaso de treinamento.

As raízes já estão saindo pelo fundo do vaso. Devo fazer o reenvazamento, talvez até num vaso maior, e já dar uma "arrumada" nas raízes? Devo diaxar no mesmo vaso sem mexer nas raízes?

Citação:

Nesse tronco, eu havia pensado em usar um entortador, para ganhar alguma sinuosidade. Acha perda de tempo? Mesmo para alguém que quer praticar para aprender?

Citação:
3. Do tronco em forquilha, cortaria logo acima da forquilha o galho que tem menos sinuosidade.

Isto sem retira-lo do vaso. Mexer apenas na parte de cima da planta, sem retirar do vaso?(pergunta 1).

Outra coisa. Como retirei esta planta de cima do muro, procurei deixar o máximo das raízes possível. Então, para caber no vaso, as longas raízes que estavam grudadas no muro, eu as arrumei em círculo "coladas" nas paredes do vaso... será que já posso arruma-la?

Lembrando que todas minhas dúvidas são visando o aprendizado do que fazer e em que ordem.

Obrigado mais uma vez.

Forte abraço a todos.

Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 4:20 pm    Assunto: Responder com citação

A planta parece muito sadia, parabéns, tens cuidado bem dela.

Acho que ela pode ficar pelo menos mais 1 ano neste pote, toda vez que trocamos de substrato a planta passa por certo stress. Se fosse minha eu faria uma poda radical logo acima daquele raminho mais baixo, utilizando ele para formar novamente a planta. Com a sobra da poda, poderia plantar a estaca e obter outra planta, caso tenha necessidade.

Lembrando que isto é o que eu faria, se acha radical demais, pode achar outra solução, mas é um bom momento para tal intervenção, já que a planta aparenta plena saúde, abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 4:25 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko escreveu:
A planta parece muito sadia, parabéns, tens cuidado bem dela.

Acho que ela pode ficar pelo menos mais 1 ano neste pote, toda vez que trocamos de substrato a planta passa por certo stress. Se fosse minha eu faria uma poda radical logo acima daquele raminho mais baixo, utilizando ele para formar novamente a planta. Com a sobra da poda, poderia plantar a estaca e obter outra planta, caso tenha necessidade.

Lembrando que isto é o que eu faria, se acha radical demais, pode achar outra solução, mas é um bom momento para tal intervenção, já que a planta aparenta plena saúde, abraços.

Me parece um pouco radical, para minha inexperiência! Quero, se possível, usar a planta para aprender mais.

Então, poderia colocar o vaso sobre uma mamadeira para ajudar no desenvolvimento, já que as raizes já sairam pelo fundo do vaso?

Forte abraço a todos.

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 10:42 pm    Assunto: Responder com citação

jcmorosky escreveu:
Olá, Elio!

De fato não tenho pressa, não sou curioso e a minha ansiedade decorre apenas do stress do meu trabalho profissional. Quanto às plantas, eu gosto muito e quero mesmo aprender.

Quanto às suas considerações, em primeiro lugar eu agradeço a atenção! E gostaria de saber mais, quando ao que disse.

Elio escreveu:

As raízes já estão saindo pelo fundo do vaso. Devo fazer o reenvazamento, talvez até num vaso maior, e já dar uma "arrumada" nas raízes? Devo diaxar no mesmo vaso sem mexer nas raízes?

Citação:

Nesse tronco, eu havia pensado em usar um entortador, para ganhar alguma sinuosidade. Acha perda de tempo? Mesmo para alguém que quer praticar para aprender?

Citação:

Isto sem retira-lo do vaso. Mexer apenas na parte de cima da planta, sem retirar do vaso?(pergunta 1).

Outra coisa. Como retirei esta planta de cima do muro, procurei deixar o máximo das raízes possível. Então, para caber no vaso, as longas raízes que estavam grudadas no muro, eu as arrumei em círculo "coladas" nas paredes do vaso... será que já posso arruma-la?

Lembrando que todas minhas dúvidas são visando o aprendizado do que fazer e em que ordem.

Obrigado mais uma vez.

Vamos lá, Morosky!

1. Se já está saindo pelos furos e como vc mesmo disse, só rearranjou as raízes, então acho melhor tirar deste vaso, podar as raízes e replantar. Nesse momento seria bom ver as condições do nebari. Melhor ainda, que tal vc tirar toda a terra até aparecer o nebari, cortar o vaso nessa alura e fotografar para o pessoal ver bem o nebari e dar sugestões. A avaliação do nebari, normalmente, é o que nos conduz ao que fazer com a planta.

2. Com certeza o tronco reto serve para vc fazer experiências e praticar.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 11:24 am    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!!
Julio Cesar...as propostas do Élio são ótimas.
Se fosse minha eu radicalizava legal....
Podava baixinho e deixava....só adubando e cortando, adubando e cortando....
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 11:26 am    Assunto: Responder com citação

Ok.

Vou dar um jeito de fazer o uma foto na forma que me propôs. Quanto eu a postar aqui, voltamos a nos falar.

Obrigado mais uma vez.

Forte abraço a todos.

jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 22, 2009 12:01 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei se estas fotos vão ajudar, mas pelo que vi, acho que vou passa-la para um vaso bem maior e deixar se desenvolver mais... sem nem separar os troncos. Mas antes gostaria de "ouvir" outras opiniões.

Obrigado desde já!

Raiz que tá em volta do vaso... deve estar até o fundo.

O ponto de onde elas saem.

O vaso está repleto dessas raízes menores.

Outras:

Forte abraço a todos.

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe, Júlio mas, as fotos estão tão próximas que não dá para ver o nebari como um todo. Só dá pra ver parte do nebari, aí fica meio difícil opinar.
sorry!
abraço

jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 8:08 am    Assunto: Responder com citação

Ok, Elio.

Aquela raiz que eu disse qie está enrolada não está acessível na superfície.

De qualquer forma, acho que vou manter o torrão como está e passar para um vaso maior, aí tiro umas fotos do torrão como está. No ano que vem eu vejo se faço alguma coisa.

Obrigado, de todo jeito.

Forte abraço a todos.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: