|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pelucio
|
Enviada: Qua Set 16, 2009 7:35 pm Assunto: Shimpaku |
|
|
Comprei hoje meu 1º Bonsai, conversando com a vendedora ela me indicou o Shimpaku, no lugar do Ficus... aceite, pois gostei quando vi...
Agora gostaria de opnião de vcs!!
é mesmo um Shimpaku?
como devo cuidar dele?
tem um pedaço de madeira atras do bonsai, acho que não combina muito... posso tirar sem problema?
Segue o link do album de fotos:
[url]Comprei hoje meu 1º Bonsai, conversando com a vendedora ela me indicou o Shimpaku, no lugar do Ficus... aceite, pois gostei quando vi...
Agora gostaria de opnião de vcs!!
é mesmo um Shimpaku?
como devo cuidar dele?
tem um pedaço de madeira atras do bonsai, acho que não combina muito... posso tirar sem problema?
Segue o link do album de fotos:
http://picasaweb.google.com.br/dvctur/Bonsai?feat=directlink
Valeu.... |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Set 16, 2009 7:59 pm Assunto: Re: Shimpaku |
|
|
Pelucio,
É um "shimpa" sim.
Eu teria lhe aconselhado a pegar o Ficus, os valores eram os mesmos?
Se o shimpaku foi mais caro tá ai o porque de ela lhe indicar o mesmo.
Bom, mas isso não vem ao caso agora, o motivo de lhe indicar o Ficus justamente seria a facilidade de cuidado, manutenção e controle em comparação ao Juníperu (shimpaku).
Seus cuidados merecem mais atenção, é mais chatinho um pouco para quem não está acostumado com sua demora no crescimento, a demora de manutenção e também de resultados.
Ou seja, Ficus você irá trabalhar mais, em menos tempo, ele é mais resistente, e lhe trará maior satisfação no INICIO. Longe de mim querer deixar o shimpaku do "hall" da fama, mesmo porque é uma das plantas mais utilizadas no mundo para Bonsai, só que enquanto o Ficus você irá trabalhar vários meses do ano, o shimpaku você irá trabalhar 1 ou 2 vezes no máximo, principalmente estando tão novo quanto o seu.
Bom, meu conselho:
Compre um Ficus, de preferência uma muda já grande, e comece a ler e estudar, faça podas e vá brincando, assim é que se aprende, lendo e praticando.
E vá intercalando com os cuidados em seu "shimpa" e outras plantas que você venha adquirir, pois certamente não irá parar no "shimpa".
Aqui vai um guia de cuidados do shimpaku:
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Shimpaku.htm
Pode retirar sim a madeira que está no vaso, porém lhe aconselharia a nos mostrar o substrato que está no mesmo, uma vez que também não deve ter boa drenagem, tire um pouco do musgo, pois ele também em excesso faz mal.
Ainda temos alguns dias até o final do inverno, seria conveniente troca-lo de vaso ou substrato para melhorar o seu futuro crescimento, isso claro, se o substrato que o mesmo estiver não for de boa qualidade, iremos aguardar.
No mais deixo a bola da vez com os amigos para colocarem mais algo em questão.
Mais dúvidas Pelucio acesse:
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
Locais em São Paulo onde poderá comprar Bonsai de boa qualidade, mudas, acessórios, aulas e muito mais:
Bonsai Mizuno - http://bonsaimizuno.com.br/principal.htm
Bonsai Kai - http://bonsaikai.com.br/
Até breve amigo.
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 16, 2009 8:45 pm Assunto: |
|
|
Pelucio o seu shimpaku é muito novinho, nem pode ser considerado um bonsai ou pré-bonsai, ainda. Você terá que trabalhá-lo para que ele se torne um bonsai, mas como disse o Illex teria sido melhor comprar um fícus, ou melhor ainda, um Ulmus. Essas plantas são muito melhores para aprender. As coníferas ou pinheiros são mais "complicadas" e lentas para se trabalhar. É claro que quando compramos o primeiro bonsai não sabemos ainda o que fazer e acabamos não fazendo boas compras. Eu mesmo comprei um juniperu como meu primeiro "bonsai" e ele acabou morrendo.
O shimpaku é muito sensível à falta de água, se você não regar direito todos os dias sem falta ele pode morrer e o pior é que ele vai continuar verde por um bom tempo e só depois que vai começar a secar. Tire uma parte desse musgo que dificulta a rega.
Compre plantas em floriculturas e lojas de jardinagem que você economizará e conseguirá plantas muito melhores. Procure espécies como: fícus, ulmus, primaveras, serissa, piracantas, caliandras... São melhores para você aprender.
Deixe para comprar plantas que são vendidas como "bonsai" já em vasos de bonsai quando você já tiver conhecimento o suficiente para distinguir gato de lebre. Procure a banca do Mestre Hidaka na feira da Liberdade que acontece na Praça da Liberdade em frente ao metro Liberdade, lá a sua chance de errar na escolha é muito, muito menor. |
|
|
 |
Pelucio
|
Enviada: Qua Set 16, 2009 10:00 pm Assunto: |
|
|
Illex
Eu não comprei o Ficus, pq não tinha.. pois fui pra comprar... mais sabe anciedade, falta de informação ai comprei o Shimpaku.Comprei em uma floricultura grande no Tatuape...
Gastei R$14,40.. caro?
é vou seguir seu conselho.. vou procurar um Ficus....
Sobre o musgo, como q tiro?
em volta do vaso? em volta da arvore?
Aconselha a comprar Bonsai pela internet?
marco_avelar
Cara, como ja tinha falado... comprei em uma floricultura grande (Tatuapé Garden).. com ajuda da vendedora...
aonde?q horas? quando? rola esta feira na Liberdade...
conhece algum outro lugar na zona leste.. bom para comprar Bonsai?
Galera... desculpa pelo numero de perguntas... tenho muito interesse em aprender..
Valeu... |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Set 16, 2009 10:21 pm Assunto: Re: Shimpaku |
|
|
Pelucio,
Pode mandar brasa... perguntas é com a gente mesmo, nem sempre temos respostas, mas garimpamos e encontramos elas hehehe....
O Fórum é isso mesmo, perguntas, respostas e aprendizado.
Bom vamos por partes
Cara por mim tiraria todo este musgo para ver como tá o substrato, afinal é
eles quem irá manter o bem estar de sua planta.
O valor que pagou não está nada caro, porém com uns 25 mangos (10 a mais), você conseguiria um material muitas vezes superior ao "shimpa".
Realmente ele está muito novo.
A internet ao contrário do que muitos acham é muito segura, basta você ler um pouco antes e tentar se informar, mas ambos os sites que lhe indiquei
são de confiança, como conheço pouco de São Paulo os amigos irão informar melhor.
Se não me engano a Feira na Liberdade acontece todo Domingo, mas
me lembro que Hidaka-san só aparece pelas bandas de lá um Domingo do
mês, os amigos podem confirmar se seria o primeiro?
Estas são as informações que posso lhe passar por hora, tire mais fotos do substrato
e nos mostre para averiguarmos melhor sua planta, enquanto isso, vá
lendo os links que lhe passamos, tem muita informação, material pra leitura
e aprendizado é o que não falta na internet e aqui ;D ...
Até breve.
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 16, 2009 10:33 pm Assunto: |
|
|
Pelucio desculpe acabei esquecendo de completar a informação.
A feira é na Praça da Liberdade, é só sair no metro Liberdade, não tem como errar, todo domingo no período da manhã até parte do período da tarde.
Quando você sair do metro pela saída da esquerda você vira à esquerda e segue a calçada, a banca do Hidaka fica em frente a uma agência bancária, virada de costas para a agência. A maioria das plantas dele são vendidas em vasos plásticos comuns, mas o custo benefício é muito bom, com 30 ou 40 reais você compra uma planta 10 vezes melhor do que essa que você comprou. Esse shimpaku é, na verdade, uma estaca. Alguém pegou um galhinho de shimpaku e espetou na terra, depois de alguns meses ele cria raiz. Desculpe-me a sinceridade, mas se você achar uma árvore de shimpaku por ai e cortar um galhinho e enfiar na terra você terá o mesmo resultado, só que de graça.
Eu não conheço nenhum lugar na zona leste que venda bonsai. O melhor lugar que eu conheço para comprar bonsai é na exposição de bonsai que acontece no jardim botânico de SP. Lá você vai encontrar uns 5 ou 6 dos melhores fornecedores de SP, incluindo o Hidaka, além de ver uma bela exposição de bonsai. Esse evento acontece 2 vezes por ano, a próxima será em novembro, provavelmente os dias serão anunciados aqui no fórum. Esse evento vale qualquer esforço para comparecer.
Se você puder vir algum dia para a zona sul visite a loja da bonsai kai. Os preços dos bonsais são absurdos, mas vale a pena o esforço de sair ai da ZL para ver, tem bonsais muito bons de todos os tamanhos e de várias espécies diferentes. É muito bom para você poder ver como são bonsais prontos e de qualidade. Eles têm uma pagina na internet com o endereço e fotos de vários bonsais que estão à venda, mas o melhor mesmo é ver de perto, ao vivo, pois, pelas fotos não dá para ter uma noção correta, de perto é muito melhor vale a pena o esforço de vir até aqui na ZS. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 16, 2009 10:38 pm Assunto: |
|
|
Illex o Hidaka pessoalmente eu nunca vi por lá, um dia que eu fiquei sabendo que ele estava por lá ele não ficou na banca, ele estava tomando um café e betendo papo com os amigos em algum lugar, mas a banca dele está sempre por lá em todos os domingos. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
|
|
 |
Pelucio
|
Enviada: Qui Set 17, 2009 1:10 am Assunto: |
|
|
Illex
Desculpa não ter me expressado corretamente... quando fala em internet falo em relação a transporte... pois em meu pensamento Bonsai é uma coisa fragil... e quando mais fragil for os cara dos correios tem vontade de jogar na parede... heheh
agora em relação a segurança... tranquilo..
amanha vou tirar todo o musgo... ai tiro umas fotos e coloco pra vcs dar uma olhada....
Valeu |
|
|
 |
Pelucio
|
Enviada: Qui Set 17, 2009 1:14 am Assunto: |
|
|
marco_avelar
Valeu pela sinceridade.. heheh
Vou ver se consigo dar uma passada lá nesta loja... pois trabalho proximo a zona sul... fica mais facil... e acho q neste momento estou precisando de muita informação...
Valeu |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 17, 2009 2:09 am Assunto: |
|
|
Pelucio eu prefiro ser sincero porque a parte mais difícil no bonsai é achar e comprar boa matéria-prima para que seus trabalhos fiquem de primeira qualidade. No meu começo no bonsai já gastei muito mais de 100 reais comprando plantas que depois percebi que não dariam bons bonsais. O conhecimento você adquire de graça, só depende do seu empenho e tempo gasto estudando, mas as plantas custam dinheiro. O seu shimpaku por ser novo pode um dia ser um bom bonsai, mas vai demorar e por ser o primeiro pode ser "vitima" dos primeiros erros que todos cometemos. Tente achar um Ulmus para trabalhar, seja ele uma mudinha ou uma planta já desenvolvida, essa planta é muito forte, resiste a várias "barbeiragens" e cresce bem rápido ai você poderá podar e aplicar as técnicas que for aprendendo já que no seu shimpaku, por enquanto, toda a sugestão que você vai ouvir aqui no fórum é: não mexe nele!!! |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qui Set 17, 2009 4:07 pm Assunto: rsrs |
|
|
AS PLANTAS BOAS SÃO CARAS MESMO,,MAS EXISTE UM COISA CHAMADA YAMADORI,,RSRSRSRS...É QUANDO PEGAMOS EXEMPLARES NA NATUREZA,,,SENDO ELES JÁ BEM ADIANTADOS EM TAMANHU E TBM POR PODERMOS ESCOLHER UMA PLANTA JÁ BEM DEFINIDA PRA NOSSO PROJETO.SÓ TEM QUE TER CUIDADO,,,QUANDO FOR FAZER O YAMADORI,,,
-PEDIR A PLANTA PRA PESSOA DONA DO TERRENO
-O TERRENO TEM QUE SER PARTICULAR
-EU JÁ FIZ ISSO,MAS NÃO PODE ARRANCAR PLANTAS NA RUA A NÃO SER QUE O PESSOAL QUE FAZ AS PODAS DÊEM ELA PRA VC
ARRANCAR PLANTAS NA RUA É CONSIDERADO CRIME AMBIENTAL SEM DIREITO A FIANÇA,,ELES PREFEREM DEIXAR AS PLANTAS SEREM MORTAS PELAS OBRAS DAS PREFEITURAS DO QUE NÓS AS SALVEMOS. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Pelucio
|
Enviada: Qui Set 17, 2009 5:58 pm Assunto: |
|
|
Galera...
conforme sugerido, coloquei no album fotos do substrato, e sem o musgo... e sem a madeira...
me digam oq acharam....
Valeu,, |
|
|
 |
LuisZuccarino
Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 45 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Set 17, 2009 6:05 pm Assunto: |
|
|
Baseado nisso, comprei essa Caliandra do Sr Hidaka (R$ 25,00) no Jardim Botânico:
[/img]
[img][/img] |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 17, 2009 6:15 pm Assunto: |
|
|
Luis muito boa a sua compra é um ótimo exemplo de que achar o lugar certo para comprar pode ser 50% de um bom trabalho. Agora é só aramar a copa, reduzir os entrenós e ver se precisa trabalhar o nebari. Vai ficar muito boa. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|