Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Qui Set 24, 2009 9:01 am Assunto: fbuticaba... o que fazer |
|
|
estou com essa jabuticaba a 1 ano , ela deve ter uns 5 foi feita apartir de muda ..... demoroamuiito.
bom o que fazer????/ colocar no escorredor, podar... ou so esperar???
valeuu
dp
 |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Set 24, 2009 12:56 pm Assunto: |
|
|
Deixe crescer livremente, galhos de sacrifício, e aramar para dar movimento. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 25, 2009 9:59 am Assunto: |
|
|
oque vcs acham ...
 |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sex Set 25, 2009 11:28 am Assunto: |
|
|
Não sei se teria podado aqueles galhos, Agora vc tem um forquilha, o que é dificil de trabalhar, fica pouco natural.
Eu tenho uma serissa assim, e não me agrada.
Deixa crescer bastante e vai escolhendo os galhos, aramando eles, deixando-os curvilineos.
E só, paciencia.
Nào tenho jabuticabas grandes assim, mas dão lindos bonsais. |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 25, 2009 2:20 pm Assunto: |
|
|
é tambem nao gostei muito dessa forquilha .. mais nao sabia o que fazer.... tentei deixala com poucos galhos grossos.. e vou colocar na mamadeira por um ou 2 anos .... vamos ver o que acontece......
o buxo que postei ae markus... ficou tambem com uma forquilha .. tambem nao gostei .... mais é ela que mostra o estilo nao eu .... so tento mudar.. prsiso fazer um curso com um bonsaista nervoso... numca fix .. o que sei vem de leituras da net e revistas....
por isso ponho aqui pra ver se estou no caminho certo/...... bom é isso
vamos nos comunicando ..
valeu pessoal
dp |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Sex Set 25, 2009 6:59 pm Assunto: |
|
|
Eu já faria uma coisa mais radical, cortava logo abaixo da forquilha e começava do zero!!!  |
|
|
 |
RomerBrief

|
Enviada: Sex Set 25, 2009 10:29 pm Assunto: |
|
|
Grande Daniel Pipolo,
Seguinte, o que eu aprendi com Jabuticabeiras é que dá para se fazer praticamente qualquer coisa com elas, são bastante resistentes. No seu caso, eu faria exatamente como disse o nosso Koringão Tarcisio. Podaria tudo e começaria do zero.
Sei que isto não agrada muito, porém, vou postar aqui uma jabuticabeira que peguei do zero e olha como já esta....
Vou arriscar uma projeção da sua... _________________ "Pouco Te ama, aquele que, amando outra criatura, não a ama por Tua causa" |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 1:37 pm Assunto: |
|
|
se for cortar ... faça um calculo e deixe a altura do tronco com 4 x a largura... é o ideal ...  |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 6:35 pm Assunto: |
|
|
Oi Daniel, tudo bem?
Eu gostei de sua planta e acho que voce poderia aproveitar alguns pontos positivos dela....
Vou te fazer uma sugestão menos radical e...desconfio que o resultado poderá ser bem legal....
Pelas fotos nao fica bem claro qual dos 2 galhos da forquilha é mais grosso, mas eu pensaria em fazer o seguinte:
1- reduziria a altura do galho mais grosso e deixar, desde a base da forquilha, até o topo do galho, um comprimento pouca coisa menor do que a altura do tronco, desde sua base até a base da forquilha....
2- reduziria a altura do galho mais fino, deixando-o com a metade da altura do galho mais grosso... ... ou seja, um pouco menos da metade da altura do tronco principal até a forquilha...
Com isso, é possivel definir 2 patamares de massa verde, um com as novas brotações do galho mais alto e outro com as brotaçoes dos galhos mais baixo...
Assim, voce conseguiria a impressao de uma árvore menos "pescoçuda", com uma copa se definindo em 2 niveis que, quando estiverem com boa brotaçao... esses 2 niveis se "encostarão", conseguindo uma compactaçao da copa que pode ficar legal...
As brotaçoes da jabuticabeira sao muito intensas e acho que nao demoraria muito tempo para o resultado surgir...
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 6:49 pm Assunto: Professor |
|
|
Caro amigo Daniel, se pediu um professor ... Charles chegou, ele é fera (sangue bom), mestre em desenho com todo mérito.
Muito boa a orientação que Charles passou, que tal aliado a esta sugestão coloca-la no chão, utilizando por baixo dela um obstáculo para impedir que a pivotante cresça. Adube de forma correta e em breve tera uma copa compactada.
O que você acha Charles??
Abraço fraterno a todos _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 10:19 pm Assunto: Re: Professor |
|
|
Oi Edmilson, tudo bem?
Sem dúvida que colocá-la no chão ou mesmo, num escorredor e mamadeira, vai acelerar muito o desenvolvimento da jabu!... Boa sugestão e a época é perfeita!....
Quanto à pivotante, eu penso o seguinte:
A jabuticabeira tem a raiz pivotante e as raizes radiais. Caso as radiais sejam em quantidade suficiente, eu simplesmente eliminaria a pivotante, dispensando a necessidade de obstáculo para ela!... ... Te parece razoável isso?...
Daniel, eliminando-se a pivotante a jabu terá mais mais chances de ser, no fututo, replantanda num vaso de bonsai bem mais baixo, contribuindo muito para uma estética harmoniosa da planta!....
Caso voce decida por replantar sua jabu, espere cerca de 45 dias antes de inicar as adubaçoes, ok?...
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 29, 2009 9:34 am Assunto: |
|
|
opa ... da charles.... valeu a dica... gostei...... baizando um dos galhos ja acabo com a forquilha sem fazer uma drastica... perfeito...
ela ja esta na mamadeira ... deixarei ela descansando por alguns anos......
agora vamos la .....
sera que so fazendo um corte pela metade no tronco mais fino ja nao resolveria o problema......assim nao fazendo nem uma outra poda, apenas em um dos lados....???? |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

Registrado: 04/12/08 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Cacoal-RO
|
Enviada: Ter Set 29, 2009 2:15 pm Assunto: |
|
|
Na minha opinião você poderia ciortar onde estão os X na imagem aí de baixo, mas usar o outro lado como frente!
 |
|
|
 |
|