FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Apelo por um melhor português
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 12:06 pm    Assunto: Apelo por um melhor português Responder com citação

Gostaria que nossa lingua mão não fosse tãoooooooooooooo assasinada no fórum. Tem gente fazendo força pra escrever errado.
"Vamu inscreve direitu galera"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 1:04 pm    Assunto: Responder com citação

Verdade tem pessoas que usa e abusa do português da internet com muitas gírias e você acaba nem opinando no tópico pelo fato de não entender a escrita.
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

Markus,

É isso aí, valeu pela postagem. Tem hora que não sei se da vontade de rir ou chorar, tem gente que parece um índio escrevendo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

Markus,

Sua iniciativa é, no mínimo, digna de um pouco de atenção.
Há também o fato da exploração do conotativo, e os arranjos linguísticos locais, já que o fórum abrange pessoas inseridas em diferentes "tribos" neste imenso país...

Marcos,

Sabe de uma coisa? Às vezes a pessoa escreve com tanta formalidade, não sei se é na expectativa que impor sua intelectualidade, ou pelo fato de ser de uma "tribo" diferente. Comportamento/tendência que acaba por expantar alguns cometários, vindos de pessoas... ...menos letradas... que poderiam ser sabiamente incorporados ao glossário do letrado... mas não é...

Moderação, acho que é o melhor... e é claro, humildade para aceitar que não somos os melhores (na verdade eu acho que sou o pior de todos)...

Será que o mineiro aqui deverá ir para o fórum do Pasquale? iiiii... acho que muitos devem ir heim....

Abraços
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Eu acho que um bom português facilita muito a comunicação, mas não podemos esquecer que quem erra não o faz de propósito!

O ensino brasileiro é muito deficiente e muitas vezes os erros de linguagem são passados de geração em geração, afinal, se aprende a falar em casa.
Não podemos desrespeitar as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades de estudo.

Wilson já pensou se houver algum indígena ou descendente registrado no fórum? É culpa dele não ter tido boas escolas?

Marcos Castilho você escreveu: "Verdade tem pessoas que usa e abusa"
A frase correta seria "Verdade têm pessoas que usam e abusam" houve um erro de concordância!

Até os que criticam podem errar, eu já errei e ninguém está livre disto, afinal, errar é humano.

Markus você colocou: "Gostaria que nossa lingua mão não fosse tãoooooooooooooo assasinada no fórum"

Acredito que a expressão correta seja "língua mãe" e não "lingua mão" e a palavra “língua” têm acento agudo no “i”, a palavra assassinada você escreveu com um “s” a menos.

Não estou indicando erros com a intenção de deboche, mas apenas para mostrar que todos nós erramos, seja por erro de digitação ou por alguma deficiência no ensino.

Até os que criticam os erros erram e ninguém deve ser recriminado por errar, as criticas devem ser sempre construtivas, pois, acredito que a grande maioria das pessoas sempre tenta acertar e se erram o fazem por não terem tido as devidas oportunidades ou orientações. E não podemos deixar de considerar, também, que a nossa língua é complicada e que com exceção de alguns profissionais da área nenhum brasileiro consegue falar 100% de forma correta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Devido a velocidade da digitação as vezes perdemos algumas letras ou acentos, o que não dificulta a leitura do forum.
Meus erros foram pequenos, mas deveria ter lido o comentario antes de postar, expecialmente num comentário sobre o português.
Mas hj li algumas coisas que fiquei meio boquiaberto.
Mas só estou demonstrando meu "sentimento"!
Errinhos Ok, mas tem uns post, que pessoas com mais de 25 anos, provalemente com grau superior ou segundo grau que são de matar!
Poderia copiar e colar aqui alguns post, mas basta ler alguns recentes que entenderão o que digo!
Perdão pelos erros de português! hehehehe!!
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Como escreveu Oswaldo de Andrade

"Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados"

Att,
Salo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 7:24 am    Assunto: Responder com citação

Marco Avelar,

Indio não tem obrigação de ir a escola, nem tampouco de tomar ciência da língua portuguesa Ok ?
Já pessoas que com acesso à internet sim, estas tem obrigação de, no mínimo, procurar conhecer a língua, existem erros e erros, só estamos nos referindo aos absurdos, fique tranquilo, pois na hipócrita sociedade que vivemos ja temos gente suficiente pra defender as ditas "minorias".
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson Fracassi escreveu:
Marco Avelar,

Indio não tem obrigação de ir a escola, nem tampouco de tomar ciência da língua portuguesa Ok ?
Já pessoas que com acesso à internet sim, estas tem obrigação de, no mínimo, procurar conhecer a língua, existem erros e erros, só estamos nos referindo aos absurdos, fique tranquilo, pois na hipócrita sociedade que vivemos ja temos gente suficiente pra defender as ditas "minorias".

Amigo Wilson,
Índio que aprende português não costuma falar errado. Aquele negócio de "mim ser da tribo tal" é tradução de filme de bang-bang americano. No Brasil são ainda faladas cerca de 180 línguas indígenas, riquíssimas, mais complexas que o português, e os índios costumam ser bilíngües, trilíngües ou até poliglotas! Na região do rio Uaupés, há indivíduos que falam com desenvoltura 8 ou até 10 idiomas, nada de gírias, cada uma mais complexa que a outra, inclusive português, falado melhor do que os "civilizados" da região. Portanto, falar que português mal falado é coisa de índio reflete desconhecimento da realidade dos povos indígenas no Brasil, e não deixa de ser, também, preconceito.
Um abraço!
Ivo
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 1:28 pm    Assunto: Responder com citação

Escrever difícil é tão ruim quanto escrever mal.. não adianta nada se os outros não entendem.
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Ivo,

A língua portuguesa é de fato muito rica, levando alguns a erros de interpretação, quer pela simplicidade do entendimento ou mesmo pela própria ignorância, causando com isso um ruído de comunicação, como chamamos profissionalmente as falhas de entendimento. Já que o colega não entendeu o que eu disse, ou não quis entender, vamos lá : quando disse que certas pessoas escrevem como um índio, usei uma figura de linguagem. Mais especificamente uma figura chamada ALEGORIA - Uma alegoria (do grego αλλος, allos, "outro", e αγορευειν, agoreuein, "falar em público") é uma figura de linguagem, mais especificamente de uso retórico , que produz a virtualização do significado, ou seja, sua expressão transmite um ou mais sentidos que o da simples compreensão ao literalAssim sendo quis justamente passar a idéia de uma língua portuguesa precariamente aprendida por povos que tiveram contato com a mesma, porém sem a real necessidade de usá-la, desta feita, sem a necessidade de aprende-la. Ao contrário de pessoas que cursaram universidades, que usam a língua no dia a dia, que possuem acesso à internet, uma inesgotável fonte de informação, mas ainda assim se mantém uns completos ignorantes com relação à nossa língua Pátria.
Caso ainda não tenha sido explicito o suficiente para seu entendimento, me comprometo a explicar novamente, talvez de uma maneira mais coloquial, sem uso de figuras de linguagem.
Quando à sua afirmação sobre um possível conceito prévio de minha parte, isto de fato esta muito na moda, aliás, qualquer forma de expressão ultimamente parece ter virado preconceito, mas fique tranqüilo que não é este o caso, foi mesmo uma figura de linguagem, tal como se diz, “gritar como um louco”, “falar pelos cotovelos” e por aí a fora. Pois como o próprio colega muito bem coloca o índio preza pela língua que fala, ao contrário de muitos de nós.
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson ao contrário do que você disse o Índio não só tem a obrigação, mas também a necessidade de falar português, sua sobrevivência depende de sua relação com o resto da sociedade, pois sua posição em nossa nação e muito frágil.
O uso de uma linguagem retórica também deve levar em conta o público que recebe a informação e no caso do nosso fórum, que conta com milhares de leitores, não é de bom tom se utilizar de figuras de linguagem que possam ofender as pessoas.
Acredito que a defesa das "minorias" não seja preceito da hipocrisia, mas, sim, da democracia.
O acesso a internet não é exclusividade de pessoas letradas. Nas periferias das cidades há muitas lan-houses que são utilizadas por pessoas que podem não ter tido a oportunidade de estudo adequada, por tanto, esse é outro fato que você deve levar em conta no uso de sua retórica.
Tiaraju
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é pessoal,

Das manifestações neste tópico, concordo é com o Marcos Avelar e com o Salo.
Nossa língua é cheia de truques e armadilhas, ch, x, ss, z, tantas dificuldades. E as pessoas erram.
Mas isso não me faz diferença. Acho que, em lugar de nos preocuparmos com a forma como as pessoas escrevem, deveríamos analisar "o que" as pessoas escrevem.
Tenho lido no Fórum, ao longo de mais de quatro anos, manifestações extremamente amistosas, desinteressadas, cooperativas, de pessoas que enfrentam as suas dificuldades com o português e estão sempre prontas a colaborar com os foristas que tenham alguma dúvida ou dificuldade.
Por outro lado, tenho lido, de pessoas que escrevem bem, corretamente -em termos de regras de português - manifestações rudes e desnecessárias.
Estamos em um ambiente de cooperação.
Como sugeriu o colega Salo, "vamos fazer o telhado". Se é com "telha" ou com "teia", pouco interessa. Interessa é que a gente construa juntos.
Abraços a todos.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Estou de pleno acordo que nossa lingua deve ser respeitada, estudada e aplicada.

Mas, por outro lado, todos estes modismos garantem que nossa lingua portuguesa se adapta, atualiza ... É a garantia que não morrerá. É correto?? Não. Mas vamos ser mais flexíveis, atentar para o ensinamento, ou mesmo dúvida, que aquela frase (com um erro medonho ou não), esta trazendo.

Por outro lado, vamos manter o respeito a nossa querida e difícil lingua portuguesa (porém extremamente linda).

Penso ser esta, a solução mais acertada e democratica.

Abraço fraterno.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Oá !!!!!!!!!!!
Bela postagem, concordo que às vezes me incomodam algumas "formas" que são escritas aqui.
Mas....temos que aceitar que nem todos tiveram oportunidades de estudar, aliás, alguns "letrados" que conheço...escrevem erradamente muitas das vezes.
Desculpem-me.....quem entre nós escreve corretamente a nossa Língua Pátria ?
Acho que nenhum de nós.
Alguns escrevem "rebuscadamente" e me passam a idéia de quererem menosprezar alguns de nós e não dizem nada.
Outros escrevem "cheios" de erros, e entendemos o que quiseram dizer...
Será que piorei a situação ?
Angela Fernandes
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: