|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Set 25, 2009 9:12 pm Assunto: CUIDADOS COM AS ORIENTAÇÕES! |
|
|
Olá pessoal!
Em outro tópico o Markus colocou a questão do bem manejar a lingua portuguesa.
Na hora me ocorreu uma outra situação que pode, eventualmente, trazer sérios problemas aos desavisados.
Trata-se de foristas, normalmente os mais novos, impulsivos, até na ânsia de querer ajudar, postarem orientações, conselhos, dicas, sem fundamentos.
É louvável querer ajudar mas, não tendo certeza, seja por conhecimento técnico/teórico ou prático, a ajuda pode resultar num desastre.
É salutar sempre informar a origem da afirmação; ou a referência; ou então a afirmação de que é empírico por própria experiência.
Mesmo os mais velhos, quando não têm certeza, devem se abster de sugerir, aconselhar.
Mais ainda, mesmo os mais velhos, ter a humildade de perguntar quando não souber.
Eu já me flagrei, no passado, dando informação errada. Hoje, se não sei...........não falo, não escrevo!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sex Set 25, 2009 9:40 pm Assunto: |
|
|
Estou contigo amigo Elio, ótima iniciativa.
Acredito que uma informação equivocada quando é transmitida a alguém,
pode ser transmitida posteriormente por esse alguém e assim continuamente, podendo prejudicar muita gente. Desta forma o melhor, quando não se sabe o que dizer, é não se manifestar ou então pesquisar antes de opinar.
Att,
Salo. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Set 26, 2009 2:09 pm Assunto: |
|
|
Elio e amigos, já vi algumas situações assim. Já intervi dizendo que tal dica nunca haviado visto flar e que EU fazia de tal forma ou que FULANO havia falado que de tal jeito funcionava.
Entendo os iniciantes e sim que os que tem experi|ência deveriam intervir mais.
Ótimo post. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sáb Set 26, 2009 8:12 pm Assunto: |
|
|
É evidente que como qualquer ciência o bonsai possui diversas vertentes, mesmo questões técnicas ou científicas geram muita discussão. Por este motivo acho muito válido que se citem outras pessoas, ou que assuma como sua experiência, sua opinião, isso é o mínimo necessário para que possamos trocar experiências e evoluir. |
|
|
 |
Luis A. de Macedo Rodrigu 1.o PASSO

Registrado: 27/09/05 Idade: 74 Mensagens: 100 Localização: Porto Alegre/RS
|
Enviada: Sáb Set 26, 2009 8:48 pm Assunto: |
|
|
Élio, muito pertinente esta sua colocação. Como diz o ditado " Ao contar o milagre deve-se nominar o santo" e não só isso, se a fonte da informação não for conhecida ou fidedigna deixar isso bem claro. Quem a aplicar estará ciente dos riscos que correrá. Abraço a todos.
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Set 27, 2009 4:08 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!
Querido Élio, muito pertinente o post.
Acho que deveríamos sempre buscar a fonte da informação para que não caiamos no erro de irformações errôeneas.
No mais, acho super válida a colocação quando é uma experiência, citando quem está experimentando....
Afinal....estamos aki para aprender sempre,,,, _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|