Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Set 14, 2009 4:14 pm Assunto: |
|
|
Isto aí Sérgio!
Agora está domando ela! |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Set 14, 2009 4:28 pm Assunto: |
|
|
Sérgio,
Realmente, tá ficando bom o trabalho. Muito legal os calços com rolhas de cortiça, um material
esponjoso suficientemente forte e que não irá causar grandes danos à árvore. Gostei bastante da idéia, os de madeira também funcionariam,
mas pelo material das rolhas também serão ótimas.
O movimento no tronco após a colocação delas melhorou consideravelmente o Arzivenko acertou em cheio, está realmente muito melhor, não conheço muito de Ipês, mas você fez a ultima desfolha a quanto tempo? Aceita desfolhas continuas? De quanto em quanto tempo?
Gostaria de aprender mais sobre esta(s) espécies.
Agradeço amigo.
Até.
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Set 14, 2009 5:17 pm Assunto: |
|
|
Ultima desfolha a uns 30 dias .. as folhas maiores já estão no tamanho final ... tb pudera... eheheh.. vou desfolhar denovo daqui a alguns dias ... é resistente e como fiz a troca do substrato tb a uns 30 dias .. esta a todo vapor ... tenho que tentar diminuir esta folhonas ...  |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 03, 2009 12:46 pm Assunto: |
|
|
atualizando para mostrar o tamanho das folhas
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 03, 2009 12:56 pm Assunto: |
|
|
tão vendo ... 20 cm e crescendo ...
a troca de substrato e adubação estimulam mais ainda esse monstrinho... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Out 03, 2009 8:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
As folhas não são grandes demais. Elas são proporcionais à espécie que voce cultiva. Não há por que reduzir o tamanho delas. Isso iria, a meu ver, descaracterizar seu bonsai, que ficou muito ótimo nesse vaso, diga-se.
Apenas a título comparativo, observe esses bonsai japoneses, com detalhe no tamanho dos frutos, bem em desacordo com o tamanho da planta em si> primeiro, um clássico, AKEBI:
Um limoeiro, carregado de frutos:
Uma variedade de pereira:
Como podemos observar, são plantas que fogem aos padrões, mas nem por isso menos belas quando cultivadas como bonsai. Talvez se vc deixar de desfolhar para tentar reduzir o tamanho das folhas, sua planta reaja bem, e produza o mais importante nessa espécie: uma estupenda floração.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 06, 2009 7:56 am Assunto: |
|
|
Illex: realmente as rolhas são ideais, alem de que , me sobra o bom e velho vinho para apreciar junto as minhas pequenas ...
Nicky: opinião registrada e aceita , e qual seria o procedimento para tentar acelerar a florada , aja visto que este ipê tem aproximadamente 5 anos e ainda mantem esse aspecto de planta nova...
A todos : os meus mais sinceros agradecimentos ...  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 06, 2009 11:27 am Assunto: |
|
|
Olá Bonsérgio!
Pela pouca experiência com Ipê (tenho bonsai e tenho no jardim), posso te afirmar, com certeza:
Minha muda no jardim, levou uns 10 anos para florir.
Meu bonsai, com 7 anos, ainda não floriu.
No vaso e com poda das ponteiras dos galhos, jamais irá florir, até porque as flores surgem nas pontas dos galhos.
Como faço poda constante das folhas grandes, consigo manter meu bonsai com as folhas pequenas mas, sei que nunca irá florir.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 06, 2009 1:03 pm Assunto: bonsai |
|
|
Num dos eventos no atelier do Dom Mario de que participei, o bonsaista Renato Bocabelo apresentou um ipê que ele cultivava há uns onze anos ou mais, se não me engano. Ele disse que sua planta ficava mais era largada num canto, e que nem mexia muito nela. Nada de rega ou adubação como fazia com as outras plantas que possui, inclusive. A dele estava florindo, sendo que nesse período, caiam todas as folhas, como é comum nessa espécie.
Sinceramente, eu não sei qual o procedimento mais indicado para acelerar ou promover a floração nessa nativa. Creio que a idade da planta, isto é, quanto mais velha melhor, é fator preponderante. Não podar nem desfolhar tambem ajuda, mas e quanto à rega e adubação, quanto fazer de cada para estimular? Dificil dizer.
Um ótimo adubo que posso sugerir é o FOSWAY, liquido incolor e inodoro, indicado para frutiferas em geral e plantas floriferas. Pode ser que funcione bem para o ipê, então.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 19, 2009 12:26 pm Assunto: |
|
|
Continua o verme a se desenvolver lentamente ...
 |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Qui Nov 19, 2009 12:33 pm Assunto: |
|
|
lentamente?? rapaz.. pega a primeira foto do "verme' e compara com esta agora...
rs.r.s.rs o verme tá é muitooo gordim pelo tempo!!! rs.rs.r.s.rs.
deu fermento p. ele!?!?. rs.rs.r.srs.
abraço _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Nov 19, 2009 4:51 pm Assunto: |
|
|
Está ficando legal! |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 01, 2012 7:44 pm Assunto: |
|
|
Atualizando 1/4/2012
Fiz um transplante para um vaso um pouco maior e mais uma curva no tronco ... :
Reparem que houve um acidente ano passado( cicatriz) em que o tronco quebrou e foi preciso um novo broto para dar continuidade ao trabalho .
 |
|
|
 |
samuel_scarponi
Registrado: 22/03/12 Idade: 37 Mensagens: 16 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Abr 02, 2012 8:50 pm Assunto: |
|
|
muito massa o "verme" |
|