|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Out 01, 2009 7:05 pm Assunto: |
|
|
Bem, sinceramente acho que o problema de tudo está mesmo na adubação, caso o substrato realmente for ideal para floríferas, que acho que seja.
Uma das coisas mais interessantes faladas aqui e que pode passar batido sem muitos notarem foi dito pelo amigo Castro:
"Sendo frutíferas o normal seria ir administrando ao longo do ciclo vegetativo doses isoladas de apenas "Pk", sobretudo no Outono, porque para além de criar reservas ajuda a ultrapassar o período letárgico (principalmente por cá)....também funciona/actua como fungicida.
São essas reservas que permitem uma rebentação generosa quando chegar a altura no próximo ano...é aquilo que se fez este ano que vai ditar aquilo que se verá no próximo...
Vale lembrar que o estimulo de PK é antes da época e não em cima da mesma, Ok
Apenas como opinião, e como tal vale o que vale, Ok "
E como vale amigo, isso é de suma importância, a adubação para floríferas e frutíferas no outono é o grande passo para ter um resultado satisfatório com este objetivo na primavera, outra coisa é que algumas plantas devem ser poupadas por um ciclo ou mais de floração para ter uma força maior em determinado tempo em sua abundância em flores, faço isso em azaleas.
Comecei a usar junto à TM e FO na adub. org. , cinzas de madeira, uso de lareira, riquíssimo em K, por favor não vão usar de churrasqueira pelo fato do sal batido da carne...
Se a planta tem maturação, adubação correta, substrato ideal (ou perto disso), além de uma boa insolação e rega, é muito difícil de não se colher os frutos ou as flores...hehe
Grande abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Out 01, 2009 7:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Elio
O prazer é todo meu
escreveu: | ...se não bem compesada, pode ser o fator de sua morte. |
Pode não chegar a tanto,...mas pode ser bem dificil de ultrapassar!
Obrigado pelas suas palavras e compreensão, não se trata de um esclarecimento mas sim de apenas mais uma opinião que visa acrescentar, se assim for possivel e caso esteja correcta, claro...pena que este tipo de assunto costuma passar um pouco despercebido dos nossos Amigos Biólogos&Eng. Agronomos da nossa comunidade...seria certamente uma mais valia para todos nós ouvirmos outros comentários
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Out 01, 2009 7:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano
À quanto tempo Amigo!
Por cá nesse capitulo temos a vida bem mais facilitada, encontra-se á venda
in: http://www.luso-bonsai.com/produto.php?id=820 e http://www.luso-bonsai.com/nov.php?id=47
Curiosamente no rotulo apresenta uma romã, como se uma romãzeira para frutificar precisasse disto
Anteriormente comercializam um outro da "Algreen", com valores de NPK 0-56-56, esse gostei bastante...este novo que está em cima nunca utilizei, porque ainda tenho doutro anterior a este, bem mais fraco que o antigo.
No entanto sempre que podia administrava carvão, infelizmente o Chinês a quem o comprava deixou de o ter (era carvão de Bamboo) e até nos transplantes o utilizava
Grande Abraço
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Out 01, 2009 10:03 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, nas floríferas/frutíferas, como bem colocado pelo Castro e salientado pelo Fabiano, a aplicação de P-K é fundamental. Eu uso o Phytus Garden cuja composição é 0-40-20. É PK na veia!
Só que erroneamente (nem tanto) eu usava quando começava aparecer os botões. Vi que o certo é aplicar bem antes.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Out 05, 2009 2:49 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!
Querido Élio, saudades, como posso conseguir o phytus garden ?
Por aki nunca ouvi falar.
Este post está fantástico, de altíssimo nível. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 06, 2009 9:53 am Assunto: |
|
|
Õlá, Ângela!
Então, o Phytus Garden achei por acaso numa floricultura, cerca de uns 3 anos atrás. Se vc digitar "phytus garden" no google vai achar alguma coisa.
abração
PS.: As mudinhas de nerifolia que vc me mandou já estão se transformando em bonsai!!! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Maio 03, 2010 6:31 pm Assunto: |
|
|
simplificando, pelo que entendi é o tipo de substrato usado, creio que vale muito a pena ler e refletir, entrei no site apenas para ler este post e como não sou cadastrado por lá não pude fazer nenhuma pergunta ao Luciano, muito embora pelas colocações feitas por ele eu nem precisaria faze-las.. _________________ Abraços..
Luby |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|