|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Seg Out 05, 2009 11:19 pm Assunto: Flamboyant |
|
|
Boa noite pessoal,
Este é um Flamboyant semeado em 01-06-2007, quando estava em torno de 40cm, transplantei para o chão colocando areia e esterco no fundo da cova . Coloquei um prato por baixo da muda. Deixei que crescesse livremente.
Estava com +- 3m de altura. A cerca de 4 meses, fiz uma poda radical deixando-o com 76cm, que é sua altura atual, com 20cm de circunferência.
Estou transplantando-o para uma bacia. Não vou podar os ramos agora, porque sempre morre alguns. Vou esperar o que sobra para tracionar. Penso em cortar o tronco mais fino.
Peço opinião, orientação e qualquer ajuda
Abraços
Mirian _________________ "Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Buda |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Out 06, 2009 8:02 am Assunto: |
|
|
Ola Mirian.. Na minha opinião sua flan esta num tamanho ideal para começar a ser educada .. Mas... não quero ser o primeiro a jogar agua fria , mesmo pq , vi outros topicos seus e sei que tem experiencia ,mas esse tronco reto e longo assim ...esses galhos que grotam todos juntos do mesmo ponto ... sera que não é o caso de um corte em diagonal mantendo apenas uns 20 cm do tronco a partir do nebari ..?  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 06, 2009 11:38 am Assunto: |
|
|
Olá Mirian!
Eu estou trabalhando 2 Flamboyant. Um estilo Literati e outro Moyogi.
Até agora acho que vc conduziu muito bem. Tem 2 opções:
1. Para um futuro moyogi, seria seguir a orientação do Sérgio e podar (mais tarde) bem baixo , até menos de 20 cm.
2. Para um estilo "Flap Top", estilo das árvores das savanas africanas (tenho uma Nandina e uma Sibipiruna nesse estilo), não mudar nada a não ser tirar aquele galhinho mais fino que está embaixo, como vc disse.
Mirian, só fiquei preocupado com as pouquíssimas raízes finas (ciliares)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|