Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Out 08, 2009 12:18 pm Assunto: JLT FICUS BENJAMINA (VARIEGATA) - VASO´DORI |
|
|
Este (sim no singular mesmo) eu adquiri na feira de Holambra aqui na minha cidade. Era somente um bonsai mas de tronco trançado.
Resolvi mexer no mes passado e vi que SÃO quatro plantas.
Se tiverem sugestões, serão bemvindas!

Editado pela última vez por Laudir em Qui Jan 07, 2010 12:04 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Out 08, 2009 1:27 pm Assunto: |
|
|
É amigo assim fica dificil ... procure no forum ...tem muita informação de como postar fotos ... estamos esperando ...  |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Qui Out 08, 2009 3:24 pm Assunto: |
|
|
Amigo, minha opinião seria pra voltar prum escorredor e mamadeira, ou um vaso bem maior e "esquecê-la" lá por uns anos. Mantenha esse movimento inicial que está legal.
Boa sorte. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 08, 2009 5:23 pm Assunto: |
|
|
Olá João,
Como o Ramon disse, coloque-as em um recipiente que dê condições para que elas desenvolvam. Os fícus em geral possuem um bom desenvilvimento quando se dá condição pra isso... use o escorredor/mamadeira ou uma bacia grande bem perfurada no fundo e nas laterais, transplante-os usando um substrato que tenha boa drenagem e que tenha matéria orgânica, eles adoram!!!
Como dá pra perceber, vc já se dá bem com aramação, isso é bom. Enquanto as plantas vão crescendo, vá conduzindo os galhos da forma que achar que fica melhor, que lhe agrade mais... mas tome cuidado pois quando a gente vai rebaixar o galho ele tende a quebrar, ou a lascar na "axila" do galho, e isso faz com que ele seque...
Pode-se usar a aramação durante todo o ano. Há aqueles que dizem que só funciona no outono/inverno, mas eu aramo minhas plantas durante todo o ano, o diferencial é que agora na primavera/verão eu tenho que retirar os arames com maior frequência para não marcar os galhos, e aramar novamente mais "folgado"...
Outra dica é com relação à desfolha, que às vezes é necessária antes de aramar... quando for desfohar, use uma tesoura e corte as folhas no pecíolo. Nunca arranque elas com a mão, pois corre-se o risco de arrancar junto a gema que toda folha tem em sua axila... mas até que a planta tenha desenvolvido a estrutura desejada, ou o estilo desejado, não se preocupe com desfolha para diminuir o tamanho das folhas, a redução de folhas é a última coisa que a gente se preocupa em um bonsai...
Acho que é só isso por enquanto...
Depois que colocar as plantas no recipiente como expliquei, deixe-as se desenvolver por um tempo, faça uma desfolha para visualizar a estrutura e o possível potencial da planta, e poste-as aqui novamente para que possamos opinar na condução de determinados estilos, conforme a planta mostrar...
Abraços e boa sorte... |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Out 08, 2009 5:26 pm Assunto: |
|
|
Ola .. Agora sim , as fotos abriram ...Acertou em destrançar as 4 mudas. Agora pode cortar esses galhos longos que tem folhas só nas pontas...se quizer pode manter nestes vasos mesmo , mas adubando bem e sempre podando para que brotem e surjam novos galhos ... Assim é o inicio de todo projeto ... No mais é paciencia e dedicação .. garanto que em 5 ou 6 anos essas mudinhas já serão pré bonsai , posto que um bonsai nunca fica totalmente pronto...parabens  |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 08, 2009 5:31 pm Assunto: |
|
|
Amigos do atelier
Ótimas dicas.
duas coisas:
1- Minha dúvida é quanto a retirada do arame. COMO DEVE SER FEITO? Pensei em simplesmente pegar um alicate de corte e "RETALHAR" o arame todo para que nao prejudique a planta. Ainda mais considerando-se que ela é bem nova e tenra ainda.
2- Estou pensando em usar a técnica de "enforcamento" do tronco para que estas mudas me apresentem tronco/nebari melhores. Esta técnica eu aprendi aqui no fórum e consiste em apertar bem um arame acima das raízes e enterrar a muda com o arame no substrato. Que vc´s acham?
Aprendendo a fazer fazendo...bonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 08, 2009 5:47 pm Assunto: |
|
|
Olá João
Os arames devem retirados cortando-os em pequenos pedaços de forma que não cause danos à planta...
Com relação à técnica do enforcamento, ela é recomendada para as espécies que têm enraizamento difícil, assim coloca-se o arame, "enforcando" o tronco e enterra, de forma que brotarão raízes logo acima do arame, formando um novo sistema radicular e corrigindo as imperfeições do nebari...
Acontece que suas plantas ainda são pequenas mudas... assim, basta que quando for replantá-las, distribua as raízes de forma radial ao tronco, para que elas desenvolvam um bom nebari... não vejo necessidade de se aplicar esta técnica às suas plantas... mas se quizer, vá em frente!!!
Abraços |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 08, 2009 6:09 pm Assunto: |
|
|
Desculpa minha ignorancia. Mas, baseado no que o amigo Ezequiel me disse, eu lembrei de uma matéria onde diz para espalhar as raízes sobre uma tábua e enterrar no substrato. Segundo esta matéria, a planta irá desenvolver um bom nebari.
Seria o caso de eu tentar aplicar esta técnica com o ficus propriamente dito?
Tenho uma outra muda que está em um vaso com substrato. Foi adquirida através de um alporque que fiz a 1 mes atras. Mede uns 4 cm de diametro. Nesta muda eu apliquei o enforcamento do tronco. Vou abrir um outro tópico para postar as fotos deste projeto. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 08, 2009 6:22 pm Assunto: |
|
|
Olá João,
Penso que o amigo deve se sentir à vontade de testar as técnicas em suas plantas. Para isso, recomendo o amigo procurar ler bastante antes de iniciar qualquer procedimento. Com relação à tábua, estou usando em algumas plantas minhas e têm dado bons resultados... boa sorte com as suas. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 09, 2009 12:55 am Assunto: |
|
|
Amigo Ezequiel.
Obrigado pelas dicas e alertas.
Amanha à noite colocarei seus conselhos em prática.
Me perdoe a ignorancia de principiante... acho q é mais ansiedade pois já perdi uma jacaré por nao saber direito como cuida-la!
Abri outro topico com outro ficus que coletei de um alporque q fiz a um mes:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12678 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 09, 2009 8:12 am Assunto: |
|
|
Olá João,
Não precisa agradecer, é a minha contribuição de parceiro no bonsai.
Ignorante é aquele que "sabe tudo" e por isso deixa de aprender sempre... vc não se encaixa neste perfil, tenho certeza...
Boa sorte com as plantas
Abraços |
|
|
 |
|