FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus boni
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 09, 2009 8:48 pm    Assunto: Ficus boni Responder com citação

Comprei hoje esse ficus
Tinham lá mais dois ficus finos , um pinheiro negro e um outro tipo de pinheiro, mas esse ja estava ao meu ver pronto: tronco grosso, copa redonda, vaso de bonsai mesmo, nao essas bandejas, mas achei meio largo de mais, tinha até uma tuia que uma pessoa comprou e deixou dentro de casa, estão tentando salvar la na loja, mas pelo que eu vi ja tava morta, as folhas secas, poucas agulhas vivas estavam fracas, enfim

comprei esse ficus por 20,00 reais, foi justo o preço?

Achei que era um bom material, precisa de alguns ajustes
Oque me dizem?
desculpe a qualidade das fotos

para ja, oque eu penso em fazer é esperar ele se acostumar com o novo ambiente, passar para um escorredor, cortar os galhos da base e fazer uma poda do ápice, fazendo aquele galho como um novo ápice e formando uma curva nova para um moyogi

Ah, em falar em escorredor, essa minha mistura de substrato é boa?
uso no maximo 30% de terra vegetal e o resto areia
serve?

Editado pela última vez por Matheus 31 em Sáb Fev 20, 2010 8:47 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 09, 2009 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Acho q vale os 20 pila!
É um ficus boni? Se for não dá pra aramar! vai ser meio dificil torcer o tronco pra fazer um moyoji.
Faz uma poda drástica e espera os brotos!
Vamo ver qq o pessoal diz!
boa sorte! Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 09, 2009 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

ola, Matheus 31, acredito que o preço foi justo sim, aqui em lages não se compra pré-bonsai por menos de 30 reais mais pelo o que sei eles pagam 15 antes da revenda. mas os logistas também devem ter um lucro, certo?

antes de tudo quero acrescentar. Para ter um bonsai de qualidade neste estilo escolhido a planta deve apresentar galhos baixos o que ajuda na triangulação da copa e padronização do estilo, por isso acredito que não seria bom retirar todos eles, se minha eu deixaria apenas um dos dois da primeira curva baixaria a copa e iria formando patamares...

boa sorte...
t+.
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 09, 2009 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Acabei me esquecendo desse detalhe hehe
Então, nao sei se é um boni, parece ser eu acho, por que tem as folhas bem pequenas, meio diferentes das folhas do benjamina
vou ver se um daqueles galhos que vou podar da base se quebram facil Smile

Ops Rodrigo, quando disse galhos da base, disse aqueles brotos ladroes, bem perto do nebari, ou é pra deixar eles ali?
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 09, 2009 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Matheus!

Não diria que a sua compra saiu cara, mas você não deve saber que sua planta precisará de muitos anos crescendo vigorosamente e muito bem conduzida para se tornar um Bonsai de verdade. Recomendaria que plantasse no chão ou no conjunto escorredor + mamadeira, e deixasse crescendo por pelo menos uns 6 anos, realizando podas para conduzir o seu crescimento.

Me desculpe se minhas críticas parecerem agressivas, mas acredito que a crítica é fundamental para o nosso crescimento artístico.

Abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 09, 2009 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

Não pareceram ofensivas heheh
Sei que ele precisa se desenvolver mais num escorredor + mamadeira, inclusive disse isso la no primeiro post (=
Notei que os galhos mais finos, se tratados com certo cuidado nao quebram tao facil, em um quando fui torcer pra ver se quebrava facilmente, só saiu um pouco de seiva do tronco por alguns furinhos pequenos, acho que é normal, mas por ser um ficus acho que da pra conduzir bem só nas podas

Mas uma duvida que você me deichou foi, eu pessoalmente gosto de bonsai pequeninos, de mame a shohin, será que crescendo livremente durante esses 6 anos ele nao ficará muito "gordo" pra uma árvore desse tamanho?(eu gostei do tamanho desse ficus, se possivel quero que no futuro fique desse tamanho, mas com outra estrutura), mas tbm tem as podas que ele vai levar, e engrossar os novos apices e galhos, bom , nao tenho muita noção ainda, to só começando e nao tenho nenhum bonsai, obrigado Smile
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2009 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Matheus, minha ideia seria mais ou menos asssim...
podar nas marcações em vermelho e conduzir o galho que sai para cima como novo ápice, e daí formar a nova estrutura da planta.
Ela ficaria bem pequena e no estilo moyogi.

Att,
Salo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2009 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

Salo, minha ideia era essa, mas será que não é melhor deichar aqueles 2 galhos (um de cada lado, tem um lado com 2 galhos saindo do msm lugar), sei que tem um pra dentro da curva, mas dps veria isso, pra ficar com um copa bem baixa?
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2009 5:04 pm    Assunto: Responder com citação

Matheus, quando falo em deixar ele crescer por 6 anos não digo que você deva deixar ele crescer livremente. Queria dizer que você deve deixar ele crescer por um ano ou dois e depois podá-lo radicalmente, deixar crescer novamente e podá-lo, assim você irá conduzir o crescimento da árvore, engrossando o tronco e obtendo conicidade.

Abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2009 5:04 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Matheus, tomei a liberdade de fazer um projeto em cima de sua planta, tentando expressar melhor a minha ideia.
Você pode tentar usar os galhos de dentro das curvas como galhos de fundo, não da pra ver direito pelas fotos se isso é possível.
A copa ficaria bem baixa, particularmente eu gostei do projeto.

Att,
Salo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2009 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Você gostou, eu tbm adorei, um unico problema, fui mudar ele de lugar justo o galho que ia ser o ápice novo quebrou (é boni mesmo, descobri da pior maneira )
mas acho que rebrota, tem uma parte dele
em compensação, tentei fazer uma estaca, gostei desse ficus, apesar de ser quebradiço suas folhas são pequenas , ele eh muito bonito
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2009 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Matheus!
É um Ficus benjamina boni.
Vou com o Salo, já que vc pretende um mame (depois vai ter que diminuir mais) ou então um Shohin.
O boni pode ser aramado, sabendo que ele é quebradiço é só tomar cuidado. Pode ser por tração também.
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2009 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, talvez aramando (galhos bem finos) ganhe um pouco de tempo na estilização do que só com podar, mas tenho um medo
Se eu tomar coragem para aramar, só no inverno, vi que os ficus ficam marcados muito facilmente
Oque acham?

Posso fazer a poda esses dias ou melhor esperar mais um pouco
se bem que vou ter que esperar um novo broto onde quebrou o galho '-'
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 12, 2009 11:19 am    Assunto: Responder com citação

Ola Matheus, outra opção para os arames é o tracionamento , faça furos nas laterais e baixe os galhos amarrando neles.. Uso muito o metodo e com pedaços de borracha evitam as marcas nos galhos ...Parabens pela aquisição... e boa sorte... Very Happy
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 12, 2009 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

Matheus 31 escreveu:
Bom, talvez aramando (galhos bem finos) ganhe um pouco de tempo na estilização do que só com podar, mas tenho um medo
Se eu tomar coragem para aramar, só no inverno, vi que os ficus ficam marcados muito facilmente
Oque acham?

Posso fazer a poda esses dias ou melhor esperar mais um pouco
se bem que vou ter que esperar um novo broto onde quebrou o galho '-'

Matheus, pode podar, sim! Justamente para incentivar novas brotações. Não esqueça de passar um cicatrizante.
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: