FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CALIANDRA. AJUDA
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mirian Valadão
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 15/08/07
Mensagens: 177
Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo

MensagemEnviada: Seg Out 12, 2009 2:18 pm    Assunto: CALIANDRA. AJUDA Responder com citação

Amigos,

Estou postando esta caliandra que deixei crescer livremente durante um bom tempo. Depois da poda ela irá para o chão.
Pensei em deixar só o galho mais grosso, mas talvez alguém tenha uma idéia diferente. Peço orientação.









Abraços
Mirian
_________________
"Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Buda
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 79
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Out 12, 2009 6:45 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mirian!
Vc tem uma planta de bom porte, pena que ao deixar crescer livremente, surgiram galhos indesejáveis que, agora, se podá-los e deixar só o tronco maior, ficará um caroço no local, prejudicando muito o visual.
Assim, podar tudo deixando só o galho mais grosso é o ideal. Isso dará conicidade e sinuosidade no tronco. Vale lembrar que o tachiagari, 1º terço do tronco, com um bom diâmetro, vc já tem.
Aqui vai uma recomendação que eu aprendi a duras penas:
-Deixar crescer livremente e no solo é muito bom para aumentar o porte da planta mas, se não fizermos, desde cedo, as podas necessárias, podemos ter que encarar problemas como esse apresentado pela Mirian.
abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Out 12, 2009 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Mirian realmente todos esses pontos onde têm mais de um galho saindo ficarão cicatrizes, o ideal seria retirar todos os galhos que estão a mais. Na parte de baixo acho que você deveria deixar um daqueles galhos mais grossos, assim, com algum tempo de chão a planta ganharia uma conicidade perfeita.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil