|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luigi

|
Enviada: Ter Out 13, 2009 6:12 pm Assunto: Eugênia |
|
|
Caros amigos esta Eugênia eu ganhei faz pouco tempo, como não tenho muita experiencia pedi ao amigo e parceiro EZEQUIEL JUNIOR que me desse uma mão e ele me deu uma aula, podou, aramou e me passou varias dicas, aqui vão as fotos do antes e depois
Agradeço a todos que comentarem com criticas e sugestões. _________________ Viver a vida a cada batida do coração |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Out 13, 2009 8:55 pm Assunto: |
|
|
Beleza de planta hein luigi. E que bom encaminhamento. Infelizmente não vai ser o suficiente, pois as eugenias reclamam pode constante e seu amigo nem sempre estará por perto. Eu explico, é preciso ter um desenho das copas em mente. As eugenias se ramificam muito e rapidamente. O passo seguinte é formatar e assentar o desenho das copas, de preferência em patamares. Os patamares deixam ver a dinâmica dos ramos mais grossos e do tronco.
Além disso e neste mesmo sentido, a natureza das eugenias é se fechar cada vez mais por dentro. Esta foi grande dica de meu mestre Paulo netto. É importante não deixar isso acontecer, mantê-las “vazias”. O olhar tem de poder chegar pelo menos as ramificações secundárias, pois onde o olhar chega a luz do sol também chega. E onde a luz do sol não chegar ela vai secar mesmo, você deve ter notado ao abrir o meio de sua eugenia logo no início do trabalho. Então isso que esta por baixo é melhor tirar mesmo. Isso a manterá sempre saudável e evitará a seca de galhos por vezes preciosos.
Digo isso assim no geral porque só quem esta lidando com a planta consegue descobrir o melhor encaminhamento para uma eugenia. Me espanto até hoje com a quantidade de material que retiro a cada poda.
Por sinal já retirei galho secundário de minha “eugenia do lago” que jamais sonharia em retirar no começo do processo. E em verdade é por isso que os bonsaistas profissionais não gostam muito das eugenias. Meia dúzia já dão trabalho para o ano todo. Quatro, cinco.... podas por ano, dependendo da saúde e vigor da planta.
Por mim,,, só tenho meia dúzia mesmo... adoro. Tem cuidado mais interessante que o amadurecimento de uma copa? Quer dizer... você vai ter de ser virar para encaixá-lá em vaso com a altura da grossura do tronco hein.
A esta altura começaria procurando conduzir os patamares para algo assim.
O que puder conseguir de plano horizontal é sempre bem vindo. Se conseguir conduzi-la com jeito e firmar os patamares para essa proporção em alguns anos se consegue que ela pareça ter grande porte.
Bem, isso é pura especulação só para se ter um sentido. Na prática a cada pôda você tem de ver o melhor encaminhamento. O que aproveitar o que tirar.
Adoram adubo foliar e que se borrife as folhas com agua pura nos dias quentes. Depois de reinvasar borrife as folhas,por uma semana pelo menos, é mais garantido.
No mais foi uma satisfação conhecer esta sua eugênia. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Out 13, 2009 9:19 pm Assunto: |
|
|
Beleza de planta!!!!! não entendi.
Amigo, este exemplar não tem muito que fazer e nem rezar. O estilo Hokidachi não tem saida, é ele mesmo. Aconselho você a buscar exemplares melhores, com mais futuro, isto irá fazer com que você cresça como Bonsaista e também irá lhe poupar tempo, muito tempo.
Forte abraço. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Out 13, 2009 9:53 pm Assunto: |
|
|
kkkk, felipe vc é um pessimista sinto te dizer.
ggaranto que em cinco anos da para deixar essa planta como sugeri.
o estilo. isso bem da verdade importa, mas somente como diretriz geral. O mesmo estilo pode adquirir infinitas variações.
eu por mim faço fé. Quando se encontra grande arvore na pequena vem o bonsai. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Luigi

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 12:20 pm Assunto: |
|
|
Duprat, gostaria de agradecer pelo projeto ficou otimo e pretendo fazer o posivel pra fazer ficar igual, sempre gostei de plantas e a mais ou menos um ano me voltei para arte do bonsai, quando comecei a buscar informações na internet encontrei o forum e plantas muito bonitas dentre elas a eugenia do lago, depois conheci o amigo Ezequiel aqui do forum e dai por diante to sempre buscando aprender mais e mais. Agradeço ainda pelas informações que me passou via mp aqui esta a outra que lhe falei.
Felipe não tenho só a eugenia tenho outras plantas e não tenho pressa em me tornar um Bonsaista, esta eugenia ganhei de presente de uma pessoa querida e ela pediu pra fazer um trabalho legal, então resolvi pedir ajuda de quem tem o conhecimento por isso coloquei ela no forum.
Mais uma vez agradeço aos amigos pelas dicas e criticas, um abraço e té mais... _________________ Viver a vida a cada batida do coração |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Out 14, 2009 1:54 pm Assunto: |
|
|
Caro Luigi, espero que não se desestimule com o comentário do nosso amigo de fórum Felipe, eu sempre acho que existe jeito para quase todas as plantas, a sua, se seguir as dicas do amigo Duprat pode em algum tempo ser um bonsai.
Se olhar um post meu de uma caliandra que está nesta mesma seção, ela não tinha nem a metade da grossura do seu exemplar, isso serve para aprender sobre a planta. Acompanhar o desenvolvimento delas é muito prazeroso, além de exercitar a paciência, o maior dom de todo bonsaista.
Nos mantenha informado da evolução dela, e seja muito bem vindo ao mundo do bonsai. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 3:03 pm Assunto: |
|
|
É isso aí Luis, vamo que vamo... o importante é a gente crescer, evoluir, melhorar, sempre...
Essa outra eugênia, a brutona, faz mais fotos dela, de todos os ângulos possíveis, e cria um novo tópico pra ela, pro pessoal opinar... tire uma foto com alguma coisa servindo de referência de tamanho...
Com relação às dicas do Duprat, manda ver de olho fechado, o cara é "o cara" das eugênias...
Abraço |
|
|
 |
Luigi

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 4:53 pm Assunto: |
|
|
Junior não se preocupe meu amigo sou brasileiro e não desisto nunca, valeu pela força
Ezequiel, vou tirar as fotos e colocar no forum futuramente.
Agradeço aos amigos e um grande abraço, té mais... _________________ Viver a vida a cada batida do coração |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|