FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alguém aqui já começou do zero?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 2:58 pm    Assunto: Alguém aqui já começou do zero? Responder com citação

Alguém aqui já fez um bonsai começando do zero? Do zero mesmo... da semente ou daquela mudinha que encontramos em algum lugar?

Minha pergunta se dá pois vejo que a maioria procura um material para trabalhar... vejo o pessoal fazendo podas drásticas e tal... mas e começar do zero?

Eu tenho algumas plantas que comecei da semente e são extremamente jovens mas terei o maior prazer em dedicar alguns momentos da minha vida à elas, no correr dos anos. Não sei se chegarão à se tornarem bonsais mas vejo que é difícil encontrar estímulo para esta prática.

Logo postarei aqui um pau-brasil que brotou esta semana em uma samambaia que tenho (não sei como a semente foi parar lá) e um ficus, que peguei nascendo entre os blocos de cimento do piso da creche da minha filha. Estava em baixo de um banco de concreto e achei bem interessante. Pretendo fazer um tópico da evolução deles... quem sabe o tópico não dure vários anos?

Gostaria de ouvir (ler) histórias... ver fotos... emfim, alguém pode dar esta inspiração?

Abração a todos!

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 4:36 pm    Assunto: Responder com citação

JC meu amigo, começar do zero nem sempre é usando a técnica de mishô (sementes), a grande maioria que está a mais tempo sempre tem alguma coisa, mas normalmente o mais fácil e prático é a estáquia e a compra ou coleta de mudas mais adiantadas, veja que digo "adiantada" em seu estado vegetativo e não adiantada para se tornar um bonsai, pois muitas plantas oriundas de mishô ainda são mais rápidas de se tornar um bonsai que muita estaca coletada por aí...ou muitas mudas compradas em hortos...

Então, muitas vezes começar do zero pode ter um cunho muito filosófico, eu tenho plantas grossas e as zerei este ano, e não foram poucas, quem me conhece pode lhe falar, a questão de construção de estrutura, nebari, conicidade e tudo mais para se ter um bom bonsai, pode vir muito mais rapidamente qdo se começa exatamente desde o início, da semente e não ficar corrigindo "erros bonsaísticos " da mãe natureza em uma muda coletada em um quintal ou rochedo.

Bem, só quis dar minha visão sobre o que eu acho de começar do zero, desculpe o alongar da explanação.

Abração,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

Os melhores pré-bonsai que tenho em casa foram obtidos por estaquia e por sementes...

Até hoje, desde que comecei a estudar o bonsai, só comprei três plantas, principalmente por falta de material de qualidade aqui em minha cidade, e por temer estar levando "gato por lebre"...

Outra forma que obtive algumas plantas foi por doação do pessoal do Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG. Porém as mudas que ganhei foram todas iniciadas do zero, desfazendo o torrão, cortando a pivotante e plantando em escorredor pra crescer... todas eu fiz poda drástica e poda de raíz...

Tenho também algumas plantas que estou deixando crescer livremente, para que daqui uns anos, depois de obter o diâmetro que penso ser o ideal, proceda com a poda drástica, fazendo com que surjam brotos mais na base e consiga a conicidade ideal...

Como o Fabiano colocou, é complicado ficar corrigindo os "erros" da natureza em uma planta já com crescimento adiantado ou em um yamadori....

Abraços
Boa discussão
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 5:51 pm    Assunto: Responder com citação

Dando um passo além do que foi dito pelos colegas, eu gostaria de acrescentar que plantas já adultas podem ter as ditas "falhas" mas também possuem mais personalidade. Se pegar umas 100 mudinhas, elas vão parecer praticamente iguais, mas se pegar 100 plantas velhas e transformar em bonsai, não terá nenhum nem mesmo perto de ser igual ao outro.

Se quer mais conselhos sobre mishô, pode pedir para o nosso colega Atelier Bonsai Giaconi, que possui várias jabuticabas e outras plantas com até 6 anos, a partir de sementes!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui está o link para as jabuticabas a partir de sementes do Giaconi, da uma olhada...
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

olá jcmorosky,

Praticamente todas os meus exemplares eu cultivo desde a semente, jabuticabeiras, pitangueiras, mangueiras, ipê-amarelo, etc...mas como os amigos ja comentaram, não é necessário ser desde a semente para se começar do zero...

Abraço

http://discutindoarte.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

Pode ficar a vontade para perguntar o que quiser....

abraço

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 11:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Eu prefiro material mais adiantado (não posso esperar muito tempo com meus 63 anos de idade........rsrsrs)

As plantas que tenho cultivado desde semente são em função de espécies que não encontro nos viveiros daqui. Ex.: Pithecolobium, Calliandra spinosa.

Estacas eu faço quando podo uma espécie mais nobre, só para não jogar fora.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 9:11 am    Assunto: Responder com citação

Talvez eu não tenha me feito entender! Sem dúvida que trabalhar com material mais avançado traz resultados mais rápidos. Além disso há de se ter sensibilidade na escolha do material, dentre outras coisas. Não acho isso errado. Sei que isso também significa partir do zero.

Quando eu falei em partir do zero, quis dizer do ano zero de vida da planta. Acho que esta prática pode ter um "gostinho especial". Acompanhar a planta desde a brotação deve ser muito bom (para quem tem paciência). Pretendo acompanhar algumas plantas desta forma... plantei algumas sementes de jabuticaba (ainda não brotaram) e vi nascer o que acredito ser um pau-brasil em uma de minhas samabaias... já está em um vasinho!

Tenho um pequeno ficus que peguei na creche da minha filha de 2 aninhos (ela que me mostrou em baixo de um banco de concreto). Tenho um carinhho especial pelas plantas que vi nascerem.

Sem dúvida que a busca por um bom material também rende histórias inesquecíveis... mas eu gostaria de deixar uma planta para minha guria e dizer que esta eu peguei na creche quando ela tinha 2 anos, porque ela me mostrou... ou que ela plantou a sementinha... e ter um resultado satisfatório 10, 20, 30 anos para frete ou mais!

Abri o tópico pois vejo poucas pessoas incentivando esta prática por aqui. Quero saber de histórias como do Sr. Ezequiel Junior e especialmente do Sr. Ateliê Bonsai Giaconi!

Sempre que ouço um conselho sobre o que fazer com minhas plantas (estou iniciando agora), respondo que não tenho pressa, pois é verdade. Não sei se estou certo, mas me parece que nesta arte não existe esperar demais, mas complicações com a precipitação! (Ressalvado casos de socorro à planta, época para podas, etc.)

Ps.: eu também tenho um ficus que tirei de cima de um muro no centro da minha cdade (o povo me olhava como se eu fosse louco!)... e estou à busca de alguma boa planta que seja um material bem mais avançado.

Abração.

Forte abraço a todos.

Editado pela última vez por jcmorosky em Qua Out 14, 2009 9:18 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 9:14 am    Assunto: Responder com citação

Elio!

Espero que possas cuidar por muitos anos de tuas plantas!! Hoje em dia tua idade já não significa estar velho!

Ateliê Bonsai Giaconi,

Diz aí... qual foi a 1ª semente que você plantou. Se lembra de qual era? Tem a planta? Tem algum motivo especial?

Abração... e informo que já encontrei o que procurava: incentivo para cuidar de plantas desde a idade zero, sem achar que estou sendo louco! hehehehe

Forte abraço a todos.

Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 10:31 am    Assunto: Responder com citação

Realmente as plantas vão agregando histórias com o passar do tempo, tenho algumas que cultivo a partir de sementes e outras a partir de mudas. Como o Elio mesmo disse, algumas espécies são mais difíceis de conseguir e aí temos que partir pro cultivo do zero, mas o ideal é manter paralelamente plantas em todos os estágios, desta forma podemos praticar as inúmeras facetas que a arte do bonsai engloba.
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 11:00 am    Assunto: Responder com citação

olá jcmorosky,

Minhas primeiras sementes foram de Castanha do Maranhão, colhi de uma árvore na fazenda de meu avô que acho muito bonita...semeei em dezembro de 2000 (eu tinha 15 anos), apesar de não ser uma espécie muito apreciada para bonsai, gosto muito delas (13 exemplares)...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10625&highlight=ateli%EA+bonsai+giaconi

p.s: e por falar nessa espécie, estou devendo umas sementes para o colega IVANIL...assim que frutificar te envio amigo....

Forte Abraço

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 3:17 pm    Assunto: Responder com citação

Júlio, com certeza, com 63 anos não me sinto velho.......apenas um pouco usado.....................hehehehe!!!
Mas, não posso, por exemplo, querer cultivar um Kuro-Matsu desde semente.
Acho que os mais novos podem, devem, cultivar plantas desde semente sim.
Aqui, acho que o Arzivenko foi feliz quando afirmou que não podemos abdicar de Prés-bonsai, mudas maiores, yamadori, etc.
Senão, se for só de semente e estaquinhas, como um bonsaísta poderá esperar 6, 7 anos para dizer que tem um bonsai (haja paciência!)
Assim, nem lá; nem cá! Depende do projeto de cada um!
O importante é ser feliz!!!
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 8:34 am    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:

Senão, se for só de semente e estaquinhas, como um bonsaísta poderá esperar 6, 7 anos para dizer que tem um bonsai (haja paciência!)
Assim, nem lá; nem cá! Depende do projeto de cada um!
O importante é ser feliz!!!
abraço

Concordo plenamente!!!

Não acho que tenhamos que fazer nossos bonsai exclusivamente de sementes... eu mesmo estou fazendo uma alporquia em uma jabuticabeira e pretendo arrumar novo material mais avançado... mas como eu disse, acredito que acompanhar desde a idade zero deve ser algo gratificante lá na frente... um carinho especial.

Forte abraço!

Forte abraço a todos.

jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 8:36 am    Assunto: Responder com citação

Ateliê Bonsai Giaconi escreveu:
olá jcmorosky,

Minhas primeiras sementes foram de Castanha do Maranhão, colhi de uma árvore na fazenda de meu avô que acho muito bonita...semeei em dezembro de 2000 (eu tinha 15 anos), apesar de não ser uma espécie muito apreciada para bonsai, gosto muito delas (13 exemplares)...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10625&highlight=ateli%EA+bonsai+giaconi

p.s: e por falar nessa espécie, estou devendo umas sementes para o colega IVANIL...assim que frutificar te envio amigo....

Forte Abraço

Muito bacana!

Parabéns pelo trabalho!

Forte abraço a todos.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: