|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Ter Out 13, 2009 11:38 pm Assunto: Jabuticabinha |
|
|
Gostaria que observassem esta minha pequena planta.
É uma planta que tem uma história comigo. É visível a falta de conicidade no tronco como já destaquei na foto.
Minha principal dúvida é com relação a esta copa, que pode futuramente auxiliar na composição de patamares. Porém estou na dúvida se deixo ou podo, uma vez que me parece mais harmonico sem esta parte. Quanto ao galho excessivamente longo irei aramar em forma de zique-zaque, isto reduzirá seu comprimento e auxiliará na densificação da copa.
Algum dos meus migos foristas tem alguma oponião sobre esta criança?
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Out 14, 2009 12:01 am Assunto: |
|
|
Amigo Edmilson!
Acho que o teu projeto está bom!
Alguns comentários:
1. Muito difícil conseguir conicidade no tronco e nem precisa porque a espécie na natureza não tem essa conicidade que procuramos dar aos nossos bonsai.
2. Quanto ao galho longo eu não faria o zigue-zague (Guro-guro). Como ela não adensará a ponto de esconder o galho, ele ficará aparecendo e o guro-guro o deixará anti-natural.
3. Eu podaria a copa exatamente onde vc marcou.
Eu tinha uma parecida. Doei para um amigo! (Ele esqueceu de regar.........podem imaginar o que aconteceu!!)
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qua Out 14, 2009 8:49 am Assunto: |
|
|
Edmilson, vamos ressaltar alguns pontos:
1- a função de colocar a planta em uma bacia maior é de engrossar o tronco
Se eu tivesse 20 jabuticabeiras colocaria dez na bacia, como só tenho duas deixo no vaso, o tempo de espera é muito sacrificante para uma planta que fica bonitinha em um vaso.
2- Quanto a questão dos patamares
Confesso que gosto dos patamares, mas a jabuticabeira com patamar não me agrada tanto, ultimamente eu tenho feito algumas plantas em forma de patamar com angulos menos negativos, dessa forma vc tera uma planta mais natural.
A estrutura de galho da sua planta dificulta os patamares, os galhos saem em posiçoes e diametros diferente.
3- A conicidade
foi o que o Elio disse: ñao se preocupa!
4- Nada de guro guro pelo amor de DEUS rsrrs
guro guro fica legal em pinheiro, coniferas, tuias.... na jabuticabeira não rola!!!!!!!
Sou ruim de desenho , mas qcho que a planta poderia ficar mais ou menos assim:
 _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Out 14, 2009 10:19 am Assunto: |
|
|
Fala Edmilson, td bem? Vou lhe dar meu simples parecer sobre a planta, ok?
Bem, a princípio vou colocar alguns problemas que vejo de cara, não como bonsai ou pré-bonsai, mas como uma muda com objetivo de virar um pré-bonsai, ok?
Como vc mesmo ressaltou a falta de conicidade de tronco é evidente mas o mais preocupante para esta árvorezinha na minha idéia seria a ausência de nebari (sabemos que numa jabu é difícil mesmo), acho que se tivesse estaria aparecendo, e a retidão do tachiagari (1o terço da planta, abaixo do 1o galho).
Essa retidão fica problemática pois caso vc queira podar acima do 1o galho para conseguir uma conicidade de tronco melhor, ficaria estranho, entende? Vem da base muito reto para depois fazer uma curva meio forte, se fosse mais curto e movimentado desde a base, daí sim.
Creio que em questão de estrutura de galhos você não deve nem se preocupar ainda, além de se refazer muito rápido pela brotação abundante característica de uma jabu, ainda não é hora, tem coisas mais importantes a se prestar atenção que farão diferença num futuro tvz ainda um pouco distante, uns 4 ou 5 anos, mas logo logo chega!
O bacana será curtir a viagem que ela lhe proporcionará até lá, porém é bom que sejam dadas atenções certas para que depois deste tempo vc n tenha que refazer td e recomeçar do zero!
No mais, caso vc ache interessante manter esta planta desta forma, acho que as dicas do pessoal estão ótimas e a projeção do Rodrigo está bem real com o que poderá ficar.
Se ela ficar mais parrudinha é melhor, bastante adubo e água, além de substrato bem drenante e bem orgânico ajuda muito no caso desta planta etvz, uma bacia maior, ao invés de técnicas de escorredor/mamadeira...
Grande abraço amigão,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Qua Out 14, 2009 11:31 am Assunto: |
|
|
Olá Edmilson,
Vejo que é uma planta com um belo futuro, concordo com as dicas dos colegas...jabuticabeira é umas das minhas espécies favoritas...
Olha um dos meus exemplares:
gosto desse estilo em jabuticabeiras....
Abraço _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qua Out 14, 2009 12:31 pm Assunto: |
|
|
Thiago, jabuticabeira com cara de jabuticabeira!
parabens pela sua coleção _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 1:00 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo_Dias_RJ escreveu: | Thiago, jabuticabeira com cara de jabuticabeira!
parabens pela sua coleção |
Olá Rodrigo,
Muito obrigado!!!
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 15, 2009 12:37 am Assunto: Agradecimento |
|
|
Caro amigo Élio,
Primeiramente, agradeço pela presteza e rapidez em responder ao tópico.
Quanto a conicidade em troncos de jabuticabeira é algo que não havia pensado, logo trabalharei apenas o nebari.
Analisando o que disse sobre minha idéia do guru-guru, observei que retirando parte do galho pode ficar melhor, mas antes farei um projeção e enviarei para sua analise.
Quando a copa, manterei ela em estilo africano (depois procuro o nome correto e coloco.
Quando a sua planta sinto por ter perdida, criamos uma relação muito interessante com nossas plantas e sempre que perdemos alguma a sensação é péssima.
No mais, muitíssimo obrigado pelas dicas. Futuramente postarei a evolução desta planta e gostaria muito que pudesse acompanhar comigo o “crescer” desta árvore.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 15, 2009 12:48 am Assunto: Agradecimento |
|
|
Caro amigo Rodrigo;
Quero esta planta pouca coisa mais encorpada, tenho apenas mais duas jabu (total de três). Quero adquirir outra, esta sim será mais robusta, planta de viveiro comercial, que irei trabalhar com calma para que adquira as características que desejo nela.
Quanto a questão dos patamares, analisei melhor e decidi excluir esta idéia. Quero esta planta o mais natural, quem ver terá a sensação de estar próximo a uma imensa jabu.
Gostaria que me explicasse o termo “ângulos menos negativos”?
A conicidade e o guru-guru são idéias que abandonei, procurarei melhorar o nebari.
Quanto a copa tenho uma jabu que esta muito parecida com esta que desenhou, porem esta muito mirradinha. Esta planta manterei um estilo mais africano.
Agradeço imensamente pelas dicas e solicito que continue acompanhando o desenvolver desta planta.
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 15, 2009 1:01 am Assunto: Agradecimento |
|
|
Caro amigo Fabiano;
Basicamente nebari nesta minha planta é inexistente. Trabalharei este lado da planta. Quanto a retidão do tachiagari, procurarei dar um movimento, não sei se obterei sucesso, como sabe é uma madeira muito dura, mas estudarei uma forma.
Minha atenção voltará para corrigir os erros mencionados, deixando a copa para um futuro próximo.
A arte bonsai nos proporciona sonhar acordados e é esta viagem que me fascina. Tenho imensa dificuldades para obter um desenho de planta, mas aos poucos, praticando e estudando espero melhorar esta deficiência.
Minha idéia realmente é ela mais encorpada, esta recebendo adubação farta (orgânica, foliar)o substrato irei alterar para algo mais adequado.
Agradeço a atenção disponibilizada, agradeço as dicas e solicito que acompanhe o desenvolver desta planta.
Abraço fraterno; _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 15, 2009 8:32 am Assunto: Congratulações |
|
|
Caro amigo Thiago;
O Rodrigo foi muito feliz no seu comentário, realmente sua jabu esta explêndida, "uma jabuticabeira com cara de jabuticabeira."
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 15, 2009 11:41 am Assunto: Re: Congratulações |
|
|
Edmilson escreveu: | Caro amigo Thiago;
O Rodrigo foi muito feliz no seu comentário, realmente sua jabu esta explêndida, "uma jabuticabeira com cara de jabuticabeira."
Abraço fraterno |
Olá Edmilson,
Muito Obrigado!!!!
A sua tb esta muito bem encaminhada, terá um belo futuro...
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Out 17, 2009 6:21 pm Assunto: |
|
|
Oi Edmilson
Material bastante interessante!!!
Concordo com tudo que já foi escrito pelos amigos acima, acrescentando que retiraria o 1º galho da esquerda... O mesmo aparenta sair na mesma altura do 1º da direita
O estímulo de novas brotações poderá formar um belo exemplar!
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Out 18, 2009 12:00 am Assunto: |
|
|
Olá Edmilson, amigo, essa troca de experiências, dicas, opiniões, visões diferentes é que enriquece a arte e a nossa bagagem de conhecimentos.
Muito bem lembrado pelo Alexandre a necessidade de tirar o primeiro galho a esquerda.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 19, 2009 8:37 am Assunto: Agradecimento |
|
|
Muito obrigado Alexandre pela projeção e dica da retirada do galho.
Realmente Elio, com a contribuição de todos temos resultados melhores, estarei fazendo as intervenções necessárias e postarei fotos para avalição dos companheiros.
Abraço fraterno a todos _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|