Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 24, 2008 10:56 pm Assunto: Enxerto em PN |
|
|
Alguém sabe quanto tempo demora para um enxerto em pinheiro negro "pegar"? Eu não quis fazer o enxerto cortando uma lasca muito grande do tronco então eu cotei o galho a ser enxertado sem o corte estar inclinado e fiz um buraco na casca do galho que iria receber o enxerto no mesmo diâmetro do galho cortado, ai fixei no local. Será que vai dar certo? |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Seg Ago 25, 2008 7:46 am Assunto: |
|
|
Marco,
O Ideal seria ver uma foto, mas pela sua descrição me parece que você enxertou um galho, não ? A princípio, o enxerto em PN se faz apenas com a ponteira, algo em torno de 5 a 7 cm da ponteira e não de galhos propriamente. Caso opte por enxertar galho, há de se fazer com uma muda que tenha raiz, onde o galho permanece atrelado a ela até o momento de ser cortado. Mas respondendo à sua pergunta, o enxerto leva aproximadamente 1 ano até se fixar e integrar-se a árvore. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 26, 2008 12:58 pm Assunto: |
|
|
Wilson na verdade eu enxertei uma ponteira com as medidas que você citou e não um galho. Obrigado por me esclarecer essa dúvida. |
|
|
 |
nilton casarin
Registrado: 29/10/07 Idade: 63 Mensagens: 46 Localização: Piracicaba/SP
|
Enviada: Qui Out 08, 2009 5:56 pm Assunto: |
|
|
marco_avelar escreveu: | Wilson na verdade eu enxertei uma ponteira com as medidas que você citou e não um galho. Obrigado por me esclarecer essa dúvida. |
Ola Marco,
Veja essa site http://www.bonsaikc.com/grafting1.htm esta em ingles, use um tradutor (google), tem uma descrição passo a passo e fotos de como fazer enxerto de PN.
espero que ajude!
abraço,
Casarin _________________ NCasarin |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Out 10, 2009 2:43 pm Assunto: |
|
|
Enxerto em Jabuticabeira alguém tem um passo a passo aí??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Qua Out 14, 2009 5:34 pm Assunto: |
|
|
Marcos Castilho escreveu: | Enxerto em Jabuticabeira alguém tem um passo a passo aí??? |
Olá Marcos,
Eu nunca tentei fazer um enxerto em jabuticabeira, mas é uma idéia para se tentar....
Abraço _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 15, 2009 10:50 pm Assunto: |
|
|
Casarin muito obrigado, gostei do site!
Abraço! |
|
|
 |
Ronaldo Santos
Registrado: 17/09/09 Idade: 59 Mensagens: 30 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Nov 15, 2009 4:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco!
Passado 1 mês gostaria de saber se obtve sucesso no seu enxerto. Da mesma forma gostaria de saber se alguém aqui no FORUM já obtve.
Na verdade videos ou matérias sobre enxerto já vi muitas, mas gostaria de saber se temos sucesso aqui nos trópicos, se realmente funciona. Sei que o clima influencia muito, mas mesmo estando mais ao Sul gostaria de saber se alguém já fez e logrou sucesso.
Grato
Ronaldo Santos |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 10:10 pm Assunto: |
|
|
Ronaldo na verdade esse tópico já tem mais de um ano. Esse enxerto não deu certo e a planta em questão acabou morrendo um tempo depois, por causa de uma reforma que foi feita aqui em casa, ela ficou sem sol e recebendo poeira de cimento, não tive como salvá-la. Mas o problema do enxerto, principalmente de ponteiras maiores, é que é necessário um corte muito grande no tronco para enxertar e se não der certo além de ficar sem o galho ainda causa uma feia cicatriz na planta que seria melhorada. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Nov 17, 2009 8:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
O bonsaista e forista Paulo Ventura, de Brasilia, tem tido sucesso em enxertar pinheiro negro em suas plantas, além de obter novas plantas a partir de alporquia nessas coniferas. Como dito antes, esse trabalho é demorado, mas com bons resultados. O alcance ideal é optar pela melhor época para fazer, é claro, além de usar brotações novas em plantas sadias. O enxerto deve ser mantido à meia sombra, evitando exposição solar no período mais quente do dia.
Quem quiser maiores informações, é só mandar um MP para o bonsaista, que tenho certeza responderá de bom grado. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|