Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Ter Jun 24, 2008 3:33 pm Assunto: Acerola... |
|
|
Boa tarde amigos..
Gostaria de pedir ajuda a voces com esta acerola...
A um bom tempo atras ela era assim..
Ai resolvi diminuir os seus galhos...
possível frente.
Ja faz um tempo que cortei os galhos, e agora ja não sei mais que rumo tomar..... ja tem raízes saindo por baixo do escorredor, mas ainda nao pelos lados.
Qualquer ajuda será muito bem vinda.... _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Jun 24, 2008 7:58 pm Assunto: |
|
|
Nivorley, as raízes estão saindo pelo fundo do escorredor pq é onde tem mais umidade, isso é normal, as laterais tem que sair e parar de crescerem ao se encontrar com o ar, secar mesmo. Então está na hora de vc usar uma mamadeira e fixar seu escorredor em cima!
Acho que o próximo passo seria fazer uma desfolha para que ela mutiplique seus galhos, ainda mais depois de colocar numa mamadeira.
Abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Jun 24, 2008 8:09 pm Assunto: |
|
|
Nivorley,
acho que a terceira foto mostra uma possível frente com o novo ápice já bem definido.
Se as raízes já estão saindo pelo fundo do escorredor, é hora de colocá-lo numa mamadeira; assim a planta ganhará robustez e possivelmente novas ramificações. O importante é deixar crescer até que a árvore te mostre o caminho...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Seg Jun 30, 2008 7:28 pm Assunto: |
|
|
Valeu Edson e Fabiano,
ja fiz a desfolha e estou providenciando uma mamadeira pra ela....
muito obrigado! _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jul 01, 2008 8:08 am Assunto: |
|
|
Nivorlei, bastante matéria orgânica para ela se desenvolver e engrossar. Coloca ela agora que na primavera vai se surpreender com o crescimento. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 4:41 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal...
Ja tem mais de um ano dos ultimos posts sobre esta aceroleira.... e de la pra cá ela esteve numa mamadeira até agosto desse ano (seguindo o conselho dos colegas aqui do forum), quando ja tinha muitas raizes pra fora do escorredor enchendo a mamadeira, e então tirei pra fazer uma limpeza de raiz... e agora resolvi envasar ela.
Espero contar com as sugestoes dos amigos, criticas e idéias...
esta é minha frente preferida...
 _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 5:21 pm Assunto: |
|
|
Grande Nivorlei, agora ela ja está no vaso, mas acho que deveria ter feito podas e esperar novas brotações umas 4 vezes ainda na mamadeira, afim de ramificar mais a copa dela. Mas é este o conselho que lhe dou, através de podas deveras tentar muita ramificação para adensar a copa. Tá indo bem ela. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 14, 2009 5:55 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Junior, até mesmo por que esse tempo a mais na mamadeira proporcionaria um maior engrossamento da base... e melhoraria a conicidade... veja que há dois terços da planta com o mesmo diâmetro, e sem movimento...
Abraço |
|
|
 |
Guilherme Casagrande

Registrado: 25/08/09 Idade: 37 Mensagens: 55 Localização: Formosa do Oeste-PR
|
Enviada: Qua Out 14, 2009 10:15 pm Assunto: |
|
|
Nivorley ate que enfim achei um vizinho, sou de formosa, vamos entrar em contato e trocar conhecimentos, abraços
meu msn é guilherme_vix@hotmail.com
bela exemplar
paz e saude |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 15, 2009 5:14 pm Assunto: |
|
|
Então Junior....
Depois de todo esse tempo na mamadeira, acho que ela melhorou bastante. Concordo na questão da ramificação, inclusive que a mamadeira ajudaria nisso, mas a acerola tem brotação facil, então espero obter isso mesmo no vaso.
Quanto a conicidade do tronco, como comentou nosso amigo Ezequiel, na minha esxperiencia a mamadeira não ajuda muito não, essa acerola por exemplo cresceu por igual e ficou um tempo na mamadeira!
Ainda preciso mudar algumas coisas nela, como baixar um pouco o galho da esquerda da primeira foto, pra ficar mais semelhante ao da direita... e direcionar os galhos que ela tem....
So estou esperando ela se recuperar bem desse transplante pra fazer uma aramação mais pesada, podas pra tentar a ramificação nos pontos certos...
mas ela chega lá...
Valeu pelas dicas e opinião de vcs... é sempre bom ver pelos olhos dos outros....
Qualquer ideia podem postar.
Um abraço. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 15, 2009 6:53 pm Assunto: |
|
|
Então Nivorley, o que promove o desenvolvimento da conicidade, não é a mamadeira por si só, mas a agregação dela com outras técnicas, como os galhos da sacrifício na base e a poda drástica...
Os galhos de sacrifício são galhos que se deixam crescer livremente, sem podar. Isso faz com que a região abaixo deles se desenvolva mais que as demais regiões ou partes da planta...
Sobre a poda drástica, tente imaginar vc cortando sua planta na base, na altura de duas ou três vezes a largura da base... isso fará com que surjam novos brotos, um destes brotos vc deixa como novo ápice, mas ele será bem mais fino que a base, e com o tempo, e as podas sucessivas, a planta irá desenvolver a conicidade...
Captou a idéia?
Mas não é pra vc fazer nada disso com sua planta antes de obter mais opiniões sobre ela!!!
Abraços |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Out 16, 2009 8:36 am Assunto: |
|
|
Na minha opinião o tronco é muito reto, e pra ter bons resultados com uma planta assim só tem uma solução (no meu ver), deixa crescer livremente por um ano, assim ela aumenta o calibre do tronco e ganha rusticidade. Na primavera seguinte faça uma poda radical, como o Ezequiel falou, mantenha a altura da poda no equivalente a duas ou três vezes a largura da base. Este é o procedimento para "zerar" ela... Parece bastante radical, mas fiz isto em todas minhas plantas que eram muito retas, e com o tempo a gente percebe que fez o correto. |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 16, 2009 9:17 am Assunto: |
|
|
é galera....
vcs estão quase me convencendo a voltar ela pra mamadeira.....
estou bem inclinado a fazer isso.....
vamos so dar alguns dias a ela e esperar mais opinioes....
abraços.. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sex Out 16, 2009 12:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Nivorley,
Concordo com o pessoal, acho que melhor coisa é voltar para a mamadeira por mais um tempo...mas ja evoluiu bastante, parabéns!!!
Abraço _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 16, 2009 3:01 pm Assunto: |
|
|
Nivorlei, como ficaram seus bonsai com a chuva de pedras ai?
Vi uma imagem no jornal estadual, pedras de gelo enormes. Foi você que mandou? _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|