|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
|
|
 |
LuisZuccarino
Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 45 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Out 16, 2009 2:26 pm Assunto: |
|
|
Ae JC,
Não sei se é o mais bonito, se já pode ser chamado de Bonsai, e se pode dizer que é praticamente da semente, mas assim o considero:
Estava no sitio de meu sogroi e sogra em Cosmopolis, e fomos ao Veling em Holambra, chegando lá avistei varios Bonsais, e queria comprar de qualquer forma, como na época não me permitia extravagâncias, acabei adquirindo apenas uma Revista Natureza, que tinha explicações básicas sobre bonsai, depois de ler a matéria e ficar facinado para ter um fui em busca no terreno de meu sogro de alguma semente para começar assim do zero, depois de pensar em Abacate (Gigante), Amora, Goiaba, avistei a Acerola que seguia os padrões que havia acabado de aprender, na época a arvore estava carregada de frutos, quando cheguei perto dela vi que haviam alguns brotos no chão ao pé da arvore... Por isso não sei se pode ser considerado do zero como você disse, trouxe para casa dois brotos, um deles até hoje está comigo, a idade dele calculo graças a revista EDIÇÃO 186 - JULHO 2003 - A revista dos amantes da NATUREZA. Ed. Europa.
Dá uma olhada no "BONSAI", se é que pode ser considerado....
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12399
Acho que foi o seu Ficus que eu vi, trabalho para uma vida, que sua filha pediu pra você pegar ? Saiba que é possivel se essa era a sua duvida.
Boa Sorte. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Out 16, 2009 3:17 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!
Estou achando muito legal este post....começar do zero.
Não sou como o Elio.....tenho mais.....tenho 6.6, então não posso me dar ao luxo de começar um bonsai por sementes.
Acho a idéia super válida.....
Mas fazer o quê ??? A vida passa e a idade chega.... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Out 16, 2009 9:39 pm Assunto: |
|
|
Olá jcmorosky
Ainda não é Bonsai mas começou do zero
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11184&highlight=carvalhos
Assim como alguns outros que tenho e outros tantos que fui dando, por acaso é uma coisa que gosto de praticar nem que seja pelo simples prazer dos oferecer.
Agora não é só pela idade avançada que se deve ter algumas reservas, (que também importa por existirem especies mais morosas que outras) mas sim pela incognita que dai resulta porque efectivamente podem nunca chegar a ter potencial para tal...
Por isso se procura fazer bonsai, faça-o com espécies mais avançadas na idade e então para se entreter pratique a arte de semear , mas não se limite apenas a essa pratica.
Mesmo com mudas, se fossemos avaliar com a honestidade necessária para a evolução (e não a que costumam querer ouvir/ler) poderiamos dizer que mais de 95% do que costumamos ver exposto em foruns como este e dos nossos Nacionais/internacionais (aonde a bitola é o principiante;aprendiz (Nós)), não valem o tempo perdido caso estejamos a pensar em Bonsai e não na aprendizagem que eles nos proporcionam...funcionando como veiculo para atingirmos determinado fim.
Ainda este fim de semana frequentei um workshop (2 dias) que poderia ser desconcertante para muita gente, a análise estética foi de tal forma interessante, ao ponto de ver que o que tenho hoje é bom para aprender, mas para Bonsai, nada!...para os parametros de bonsai "não-amador", está mais apto para fazer uma fogueira no inverno que se aproxima ( Por isso também nos disseram "Ok, se é para aprender, por essa te escapas")
Pensa que fiquei preocupado com isso? não...
De facto ainda estou a aprender e também já me tinha apercebido disso à algum tempo...ainda que de uma forma mais superficial e com os olhos de um tratador ao qual tudo nos parece bom e bonito, visto aos olhos de um "Profissional, a sério" (com vários artigos em várias revistas da especialidade), a verdade é nua e crua, mas sincera.
Não esperar mais deles do que aquilo que eles permitem,....respeitar a fisiologia do exemplar...sempre!
Apenas me elevou a fasquia para tentar ser mais rigoroso com os meus exemplares...para ir alterando aquilo que for possivel e descartar rápidamente o que não interessa, ir substituindo gradualmente por coisas com mais potencial no dia de hoje, ou num futuro próximo, para serem melhores no amanhã seguinte...
mesmo que o intuito não seja expor (que é o meu caso) devemos ser mais selectivos, ...se temos que perder tempo que seja com algo que valha a pena (e ai fui obrigado a concordar) mesmo praticando de uma forma mais "soft", percebi que quando algo está mal deve-se corrigir o quanto antes, afinal
"Reconhecer o erro e não o corrigir é cometer um ainda maior"
Por isso, como as incognitas são muitas mais vale começar com algo consistente e andar com esse processo em paralelo (como também faço) mas sem esperar nada de espectacular ou depositar grandes esperanças que venha a ser um Bonsai, apenas disfrute e pode ser que seja bem sucedido...até porque quando fazemos demasiada força para algo acontecer a "lei de murphy" está lá para nos mostrar como é/são a natureza das coisas
No caso do exemplo que mostro acima (carvalho), por agora é deixar crescer sem mexer durante uns 2 ou 3 anos ou mais se for necessário, para ver como se desenrola (coisa que não pensava fazer) é uma muda, e a sua única rota é o crescimento para ganhar corpo; vigor e densificar para nos abrir o leque de possiveis saidas, nada de grandes intervenções senão em vez de 2 ou 3 anos fico à espera o dobro...caso não melhore, se sair arvore dali, eventualmente será do 1º ramo e descartando todo o resto acima do mesmo, tal como está, sabemos que é bastante jovem/prematura, mas básicamente o seu potencial é 98% de puro Lixo, a única coisa em seu beneficio é/seria o seu movimento, mas logo prontamente anulado pelo aspecto do tronco praticamente todo da mesma grossura ao longo do seu comprimento...
Não vale a pena conferir-lhe movimentos mais sinuosos; sharis ou que seja para disfarçar, é um erro/defeito que não se consegue ultrapassar e só tem tendência a agravar com o tempo, vai ter sempre a mesma bitola... a sua avaliação a nivel de bonsai "não amador" é 0 (Zero= sem potencial para bonsai) a unica solução é ter coragem e refazermos de um ramo mais baixo possivel e partirmos dai, ou ao longo dos anos ir cortando de cima para crescer em baixo para redireccionar o fluxo de seivas e deixarmos os de baixo sempre como ramos de sacrificio para engrossar o tronco...também imprevisível e com fortes possibilidades de criarmos zonas com conicidade invertida dependendo da localização desses mesmos ramos.
Por isso teria sido melhor arranjar um logo com potencial "hoje", para daqui a 3 ou 4 anos ser algo bem mais interessante e consistente e não ao fim desse tempo, ter uma árvore com o potencial igual à desta que arranjei hoje por ter sido um pouco mais selectivo...não sei se me fiz entender.
No entanto cada um gasta o seu tempo como quer...e tento praticar esta arte de uma forma mais introspectiva, porque é assim que me sinto bem com ela, não me importando muito com o tempo, desde que o faça e me dê prazer...mas aceitei o conselho que me deram,... porque não juntarmos o útil ao agradável!
Boa sorte
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Out 18, 2009 5:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Conquanto a maioria dos bonsaistas mais "idosos" apresentem argumento pró semente, mostram noutra mão a contrariedade em fazê-lo, considerando um fator preponderante como a idade, o grande entrave que favorece então o cultivo a partir de material pré existente.
É até engraçado então, que um bonsaista de renome como mestre Hidaka, ainda hoje esteja semeando em seu viveiro, produzindo plantas a partir de sementes e estaquinhas. Aliás, o muito do material que comercializa por lá, e nos eventos de que participa, foram quase todos iniciados dessa forma.
Claro que, como bom japonês que é, Hidaka sensei faz muita planta de estaca, alporque e enxerto. Mas ainda hoje continua a produzir por semente, inclusive novos pinheiros. rss
Em tópicos passados, aqui no forum, tive a oportunidade de difundir um tipo de cultivo via sementes que produziria troncos com movimentos sinuosos. Li matéria técnica sobre esse tipo de cultivo em revistas de bonsai japonesa, européias e americana. Isso estabelece que, em todo o mundo, há uma gama imensa de cultivadores que preferem trabalhar a partir de sementes, não importando a idade que tenham eles. O bonsai, aliás, irá permanecer, independente da idade que tenha seu cultivador. Há plantas, no Japão e na China, que passam de geração para geração, há centenas de anos. Então, há prazer em se estar produzindo algo novo a partir de sementes, como há prazer, igualmente, em se estar produzindo algo a partir de estaca, alporquia, enxertia ou yamadori. Há prazer em se estar fazendo bonsai. Essa é a realidade. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Raphael Costa

Registrado: 08/02/09 Idade: 41 Mensagens: 66 Localização: Muriaé-MG
|
Enviada: Dom Out 18, 2009 6:30 pm Assunto: |
|
|
eu possuo 2.5. e tem um ano que ingressei nessa incrivel arte ( me arrpendo d nao ter descoberto essa arte antes)... e de todas as especies que estou cultivando com certeza as que estao me dando mais prazer em desenvolver essa arte são as cultivei a partir de sementes.. pois vemos elas crescerem e desenvolverem junto com a gente... algumas dao certo outras acabam morrendo pela falta de experiencia... com certeza que as arvores obtidas de mudas... ou emsmo os especimes mais velhos dao maior trabalho para desenvolvermos essa arte.. pois muitas das vezes eles parecem tudo menos uma planta promissora... q, com as nossas maos transformamos elas, de uma "coisa esquisita", a um belo bonsai...
Enfim.. qualquer q seja a origem do bonsai, todos vao representar a história de nossas vidas e na minha opiniao cada uma delas.. mesmo q possuam o mesmo estilo.. vao representar o nosso sentimento e a nossa inspiração do momento em q iniciamos a sua criação.....
vlw!!! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Out 18, 2009 7:49 pm Assunto: |
|
|
Concordo plenamente com o Antonio Castro, depende da finalidade, se é adquirir conhecimento, experimentar, passar o tempo, curtir, então não é tempo perdido. Mas se o objetivo é ter uma obra prima, então tem que começar com um material que já demonstre essa potencialidade. |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 9:42 am Assunto: |
|
|
LuisZuccarino escreveu: |
Estava no sitio de meu sogroi e sogra em Cosmopolis, e fomos ao Veling em Holambra, chegando lá avistei varios Bonsais, e queria comprar de qualquer forma, como na época não me permitia extravagâncias, acabei adquirindo apenas uma Revista Natureza, que tinha explicações básicas sobre bonsai, depois de ler a matéria e ficar facinado para ter um fui em busca no terreno de meu sogro de alguma semente para começar assim do zero, depois de pensar em Abacate (Gigante), Amora, Goiaba, avistei a Acerola que seguia os padrões que havia acabado de aprender, na época a arvore estava carregada de frutos, quando cheguei perto dela vi que haviam alguns brotos no chão ao pé da arvore... Por isso não sei se pode ser considerado do zero como você disse, trouxe para casa dois brotos, um deles até hoje está comigo, a idade dele calculo graças a revista EDIÇÃO 186 - JULHO 2003 - A revista dos amantes da NATUREZA. Ed. Europa.
Acho que foi o seu Ficus que eu vi, trabalho para uma vida, que sua filha pediu pra você pegar ? Saiba que é possivel se essa era a sua duvida.
|
Que bacana!
É bem por aí mesmo que penso... o ficus que você falou é meu sim.. e foi bem parecido com tua história, só que é bem recente!
Valeu! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 9:43 am Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Olá !!!!!!!!
Estou achando muito legal este post....começar do zero.
Não sou como o Elio.....tenho mais.....tenho 6.6, então não posso me dar ao luxo de começar um bonsai por sementes.
Acho a idéia super válida.....
Mas fazer o quê ??? A vida passa e a idade chega.... |
Que bom que tá gostando!
Também tenho curtido muito ler as histórias, conselhos, opiniões...
Tudo de bom! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 9:55 am Assunto: |
|
|
Antonio Castro escreveu: | Olá jcmorosky
[...] não é só pela idade avançada que se deve ter algumas reservas, (que também importa por existirem especies mais morosas que outras) mas sim pela incognita que dai resulta porque efectivamente podem nunca chegar a ter potencial para tal...
Por isso se procura fazer bonsai, faça-o com espécies mais avançadas na idade e então para se entreter pratique a arte de semear , mas não se limite apenas a essa pratica.
[...]
Por isso, como as incognitas são muitas mais vale começar com algo consistente e andar com esse processo em paralelo (como também faço) mas sem esperar nada de espectacular ou depositar grandes esperanças que venha a ser um Bonsai, apenas disfrute e pode ser que seja bem sucedido...até porque quando fazemos demasiada força para algo acontecer a "lei de murphy" está lá para nos mostrar como é/são a natureza das coisas
[...]
Por isso teria sido melhor arranjar um logo com potencial "hoje", para daqui a 3 ou 4 anos ser algo bem mais interessante e consistente e não ao fim desse tempo, ter uma árvore com o potencial igual à desta que arranjei hoje por ter sido um pouco mais selectivo...não sei se me fiz entender.
No entanto cada um gasta o seu tempo como quer...e tento praticar esta arte de uma forma mais introspectiva, porque é assim que me sinto bem com ela, não me importando muito com o tempo, desde que o faça e me dê prazer...mas aceitei o conselho que me deram,... porque não juntarmos o útil ao agradável!
Boa sorte
Cptos.
Castro |
Estas são algumas partes do que você escreveu que me identifique bastante.
Não pretendo fazer um bonsai exemplar a partir da semente... mas tão só utilizar meu tempo com prazer. Antes disso tudo, pretendo conseguir um pré bonsai de material mais avançado.. para daí pensar em algum bonsai.
Sem pressa.. não para expor, mas para me satisfazer. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 10:01 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Então, há prazer em se estar produzindo algo novo a partir de sementes, como há prazer, igualmente, em se estar produzindo algo a partir de estaca, alporquia, enxertia ou yamadori. Há prazer em se estar fazendo bonsai. Essa é a realidade. |
Exatamente... é o que percebo. Só criei o tópico pois tenho a impressão que a maioria dos bonsaistas preferem resultados mais imediatos e por isso preferem o material mais avançado.
Gosto de saber que novas sementes estão brotando... sja para se tornarem árvores na natureza ou bonsais em nossos vasos!
Ontem mesmo estava eu de terno, na chuva catando sementes de esponjinha no chão. Plantei-as (6 sementes) ontem à noite e hoje pela manhã já estavam "apontando" a brotação! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 10:07 am Assunto: |
|
|
Acho bem bacana teu ponto de vista... e concordo contigo. Só tenho que discordar de uma coisa:
Raphael Costa escreveu: | eu possuo 2.5. e tem um ano que ingressei nessa incrivel arte (me arrpendo d nao ter descoberto essa arte antes)...
vlw!!! |
Não podemos nos sentir arrependidos de sermos ignorantes! A falta de conhecimente da existência de algo nos impede de busca-la!
Ora, como eu, parece que você não sabia da existência dos bonsais. Como se arrepender de não conhce-los antes? Ao contrário, eu, sim posso me arrepender de ter assistido Karatê-Kid e ter ficado com a impressão de que aquilo era algo extremamente difícil para eu fazer! Muitos anos depois fui ver se realmente era difícil... resultado: me arrependo de não ter buscado mais conhecimento antes! Poderia ter começado faz muito tempo! Assisti Karatê-Kid logo que saiu em VHS! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 10:10 am Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | Concordo plenamente com o Antonio Castro, depende da finalidade, se é adquirir conhecimento, experimentar, passar o tempo, curtir, então não é tempo perdido. Mas se o objetivo é ter uma obra prima, então tem que começar com um material que já demonstre essa potencialidade. |
Como discordar disso?
Embora pense que pode-se obter uma obra prima iniciando da semeadura, o resultado é mais certo e rápido através de um material em estado mais avançado que apresente potencial! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 3:21 pm Assunto: Pode sim |
|
|
Independentemente de como vc se inicia na arte bonsai, vc acaba experimentando um pouquinho de cada tecnica. Logico que haverá sempre aquela que será sua predileta. eu tenho uma pitangueira que começei a 10 anos e depois que ela já estava com uma certa formação cortei ela e deixei somente o toco. Então mesmo que vc comece com uma semente, pode acreditar uma hora vc vai olhar pra uma determinada planta e verá que tem que recomeçar, então cortará ela no toco.
Com o tempo vc vai vendo os trabalhos dos colegas e derepente passa numa floricultura ou viveiro de mudas e encontra uma planta que tem um bom potencial ou um bonsai praticamente proto da qual vc terá somente que retirar alguns galhos, direcionar outros etc.
Aí já foi vc começa tomar gosto pelas outras tecnicas. bonsai é como pintura, vc pode preferir acrilico, guache, mas é sempre bom experimentar oleo, grafite carvão vegetal......
Vc acaba sendo desafiado pela arte a tentar algo que ainda não tentou.
Eu tenho pouquissima experiencia, mas hoje eu já consigo ver potencial em algumas plantas que antes eu não via, pena que a maioria delas não me pertence. rssss
Mas meu conselho é que, se tiver espaço e tempo dispinivel, plante semente, compre plantas em viveiro, faça yamadore, monte sua coleção e mostre para todos nós aqui do forum.
Um abraço _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|