|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 51 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 2:19 pm Assunto: Retornando |
|
|
Caro amigo, que bom contar com sua ajuda para mexer este angu rsrsrs (pior sem queijo, sem molho de tomate) kkkkkkkk
Esta planta tinha alguns galhos (brotos fininhos) em sua parte baixa. Porém nascidos em local totalmente impróprio, e como disse, muito finos. Fica algo muito artificial um galho grosso no alto da planta e galhos finos na sua base. Para equilibrar esta balança levaria um tempo considerável, e o pior sem garantia alguma de obter sucesso.
Depois de acertar alguns “probleminhas” do tronco fiquei mais feliz. Espero que em breve seja possível colocar nova atualização afim de rever a disposição dos galhos nela existentes.
O galho da plaquinha já esta com seus dias contados, só deixarei o galho maior soltar mais folhas. Apenas por garantia. Quanto a levantar o outro galho, julgo eu que ficará uma planta excessivamente “pescoçuda”, ou seja, muito fina em relação a sua altura e pior de tudo sem galhos, coisa que não existe, principalmente em se tratando de fícus. Quem sabe, com o desenvolvimento de novos e vigorosos galhos na parte baixa da planta. Nada pode ser descartado.
Abraço fraterno e muito obrigado por suas dicas e sugestões. _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 3:01 pm Assunto: Retornando |
|
|
Grande amigo Charles, comigo tudo ótimo.
E o nosso grande e internacional desenhista (título merecido) como está??
Realmente tenho notado sua falta no fórum, mas nossas obrigações muita das vezes nos distancia um pouco, mas novamente, seja muito bem vindo, fique a vontade, puxe uma cadeira e vamos conversar rsrsrs
Como disse espero poder colocar esta planta bem próxima do que se encontra a projeção.
Estou imensamente agradecido por tantas opiniões. Algumas já tinha em mente realizar, outras estarei incorporando no projeto, porém, a planta, pelo menos por enquanto, não sofrerá alterações consideradas. Como você bem disse, agora é tempo apenas para que se recupere e quem sabe mostre outras alternativas.
Meus fícus se recuperam muito rápido das intervenções que passam, justamente por este motivo resolvi adubar logo depois da poda. Quanto a cicatrização estarei observando. Deixa eu te perguntar: Caso não cicatrize bem, fícus admite uro???
Quanto a raiz central, aguardarei uma recuperação para extrair a mesma. Uma das alterações que realizarei será inverter a posição da planta no vaso; a parte mais alta do vaso ficará contra o tronco; durante este procedimento estarei verificando a possibilidade de retornar a inclinação do tronco e adequar as outras raízes.
Este foi um dos primeiros vasos que fiz, serviu como experiência. Estarei construindo outros, utilizando o método de tentativas e erros, principalmente pela falta de opções de fornecedores. Quando fui desenformar ele quebrou e isto deu um toque natural a ele.
Abraço fraterno, muitíssimo obrigado por todas a dicas e sugestões, e mantenha-se no fórum precisamos muito de sua experiência.
P.S. Em breve bonsai 2010. POSTE SUAS PLANTES, estou curioso para ver seus fícus boni, as jabuticabeiras, etc...... _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 6:49 pm Assunto: |
|
|
Olá Edmilson!
Após essa enxurrada de opiniões, dicas, sugestões, creio que vc tem uma bagagem muito grande para tomar decisões.
Veja, a tua planta tem todas as possibilidades aventadas, menos a do estilo Chokkan, que exige tronco reto e perpendicular ao solo.
Posso dizer , por experiência, que o Ficus benjamina boni aceita poda de raízes grandes. A planta não se ressente dessa agressão.
Quanto às cicatrizes, não se preocupe com uro, já que elas fecham muito bem e em pouco tempo.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 7:45 pm Assunto: reornando |
|
|
Grande amigo Élio, de antemão não tenho nem como mencionar minha felicidade pela quantidade de sugestões, posso te adiantar que grande parte do trabalho já esta definido, porém como bem sabe, bonsai é uma arte interminável, logo, quanto mais sugestões, muito melhor.
Realmente chokkan sem nenhuma possibilidade, tronco inclinado sim (shakan).
Em relação a poda de raízes, prefiro esperar a recuperação para realizar este procedimento, entenda, com todo respeito a sua experiência.
Minha grande preocupação é aquela “veruga” que muitas das vezes empobrece nossas plantas.
Abraço fraterno, muito grato pelas suas dicas e sugetões, peço que acompanhe o tópico e opine.
Atenciosamente;
Edmilson _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 9:35 pm Assunto: |
|
|
Bom rapaziada , sendo um tanto quanto do contra hehehe, modelaria o tronco seguindo o estilo varrido pelo vento mantendo todas as raizes expostas.
Manteria o galho com a plaquinha e arramaria um pouco pra cima vinsando- o como apice.
Tentaria passar a impressão que o vento está quase arrancando a planta com raiz e tudo  |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 9:40 pm Assunto: Retornando |
|
|
Caro amigo e conterrâneo Cesar; muito boa sua sugestão. O galho com a plaquinha aind é ficus boni, logo quase impossível de fazer qualquer curva.
Agradeço a opinião, abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 10:26 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal fiz uma pequena projeção pra ilustrar melhor o que pensei.
Me parece que vc tem um broto naquele outro galho a esquerda acho que daria pra utilizar como apice e ainda sim manter o galho da plaquinha.
Pensaria ainda em deita - lá um pouco mais deixando as raizes mais a amostra.
Mas tudo isso são opiniões de quem nunca mexeu com a espécie hehhe e
Edimilson, fiquei curioso relamente vc é da mesma Pirapetinga que eu ? Proximo a Além Paraiba e Sant. Ant. de Padua. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 11:08 pm Assunto: Projeção |
|
|
Caro amigo, parabens pela projeção, ficou excelente.
Sinceramente não pensei nesta possibilidade. De acordo com o desenvolvimento da planta poderia coloca-lá neste estilo.
Muito obrigado
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 11:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Edmilson, seu post ficou muito bom, muito educativo com as várias sugestões dos demais foristas.
Visto as postagens feitas até aqui, o que posso acrescentar é que você deve menater seu projeto que está muito bom. Eu apenas controlaria o crescimento deste galho aramado para que a força da árvore seja direcionada para outras brotações. Brotações estas que vão lhe proporcionar os galhos que faltam para que você componha a estrutura da copa.
Quanto ao vaso, além de inverter a posição, colocaria a planta um pouco afastada da borda.
Sobre o galho da "plaquinha", eu o reduziria bem para que ocorressem brotações mais próximo ao tronco. Poderia ser mais uma opção para compor a copa. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 12:21 am Assunto: |
|
|
Outra opção seria compor um trabalho como se a árvore tivesse nascido a beira de um rio e com o seu desenvolvimento, mais a alteração na margem e ação dos ventos ela ficasse semitombada.
Veja minha projeção:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 40 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 12:36 am Assunto: |
|
|
Ficou muito boa a sua projeção Ricardo...
Realmente é uma boa idéia, adorei!!!!
Abraço _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 46 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 9:32 am Assunto: |
|
|
Eu sabia que o Ricardo iria traduzir a lambança do desenho que eu fiz acima! Ficou show!
Cesar, eu tentei varias vezes fazer o fukinagashi, sempre ficava muito artificial. Em um evento com o TRAMUJAS ele me disse para esquecer a ideia desse estilo, é um estilo que depende de muitos fatores e não apenas colocar os galhos para um lado, fiquei com aquilo na cabeça e a ideia morreu por um bom tempo. Um tempo depois eu estava com uma planta que achava que poderia virar um fukinagashi o amigo Roberto GERPE olhou, olhou, olhou e disse: fukinagashi é o ultimo caso! Resumindo a historia não precisa aceitar as dicas do Rodrigo Dias mas tente seguir os ensinamentos do Tramujas e do Gerpe, foi o ensinamento que me enriqueceu muito. Fuikinagashi só em ultimo caso, depois vou postar a fo de uma murta que era fukinagashi e eu transformei em um chokan bem melhor. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 51 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 9:59 am Assunto: |
|
|
Murta? Fukinagashi?
Também estou frustrado com uma murta aqui!
baseado na ideia do Rodrigo acho q vou dar uma mexida nela também... vou tentar outro estilo. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 11:38 am Assunto: |
|
|
Complementando o que o Rodrigo quis dizer com o estilo Fukinagashi, posso afirmar, por experiência própria, que são poucas as espécies em que esse estilo fica "shizen", natural.
As mais promissoras são as espécies cuja folhagem se dão mais nas pontas dos ramos, já que, pelo fator do vento, as folhas junto ao tronco "seriam arrancadas" pelo mesmo. Eu só tenho uma planta nesse estilo, que é um buxus.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 51 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 12:06 pm Assunto: |
|
|
em relação as folhas eu tenho uma ecxória que a fiz varrida pelo vento. vou postar algumas fotos dela.
pelo formato dela (as folhas se desenvolvem mais na ponta dos galhos) achei que se daria bem no estilo.
abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|