 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Renan Campara Braido 2.o PASSO


Registrado: 10/08/06 Idade: 43 Mensagens: 365 Localização: Betim - MG
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 2:41 pm Assunto: Meu Taxodium |
|
|
Fala galera,
To sumido mas sempre que dá passo pra espiar....
Estou com essa planta a 1 ano e pouco e lutando contra o clima de Minas pra tentar fazer um chokanzão.... ehehhe
Ainda falta MUUUUITO..... Mas ta indo.... A altura total é de 1,34m...
O problema daqui é que na maior parte do ano a umidade do ar é MUITO baixa.... Por isso ta num vasã de cimento...
Foto de novembro de 2008
Fotos Atuais :
Espero que gostem!
Renan Campara Braido _________________ Herrar é Umano.... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 3:23 pm Assunto: Taxodium |
|
|
Nebari de responsa....
Moro em Ribeirão Preto, gosto muito desta planta, mas aqui o clima não ajuda em nada. É possível soltar galhos mais baixo (pouca coisa) dos atuais??
Mantenha a atualizção dela para que possamos acompanhar seu desenvolvimento.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 3:33 pm Assunto: |
|
|
Muito bom seu taxódium, está bem encaminhado.
Quanto a soltar ramos mais baixos, temos que colocar ele sobre uma bandeja com água e deixa-lo em um local que pegue muito sol, de preferência alto. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Palonde Teixeira
Registrado: 17/03/10 Idade: 38 Mensagens: 43 Localização: Contagem-MG
|
Enviada: Sex Fev 11, 2011 11:20 am Assunto: |
|
|
O chokanzão deu certo???
Atualiza!!!
Atualiza!!!
Atualiza!!!
Grande abraço!!! Fica com Deus!!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Laudir PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Fev 12, 2011 11:27 am Assunto: |
|
|
Será que acho ele aqui na região norte?
o nebari é de babar! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 12, 2011 5:03 pm Assunto: bonsai |
|
|
Edmilson, o nobre amigo vai desculpar, mas em Ribeirão é dificil vc dizer que uma espécie como essa não vai bem. Se até aqui no cerradão do planalto central, onde o clima seco impera a maior parte do ano, com indice de umidade abaixo do normal, que dirá aí, nesse clima de serra tropical?
Essa espécie adora uma agua e um adubo organico. Fornecendo umidade na dose certa, a planta responde com uma brotação bem vigorosa por todo o tronco, preenchendo rapidamente os galhos selecionados. Claro que o tronco, com boa base e ótima conicidade, propicia trabalhos excelentes no estilo escolhido pelo Renan para trabalhar sua planta.
Detalhe: essa espécie aprecia um cultivo em meia sombra, com o sol forte apenas pela manhã. Gosta de um solo mais acido, mas podemos caprichar num bem nutrido com boa drenagem, com muito pedrisco, caco ceramico e carvão. Novas mudas podem ser formadas por estaquia ou alporquia, que ele responde prontamente e em tempo rapido.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 27 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Dom Fev 13, 2011 8:55 pm Assunto: |
|
|
Renan , na festa das flores aqui em joinville bati uma foto de um taxodium no mesmo estilo que o seu e tbm muito parecido...
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 33 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Dom Fev 13, 2011 10:30 pm Assunto: |
|
|
Uma pergunta ignorante, os galhos não podem ter mais folhas? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 1:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pedrojorge, não há nada de ignorante em sua pergunta. Apenas desconhecimento sobre essa espécie, o que é normal. Eu mesmo, até há alguns poucos anos, nunca tinha visto uma ao vivo e a cores, bem como desconhecia por completo como cultiva-la adequadamente e como ela irá reagir aos meus cuidados.
Essa espécie apresenta um bom crescimento e uma ótima densificação, isto é, um grande aumento na area de formação de acículas, que é o nome correto das folhas, pois têm forma de agulhas finas. Bem, com uma adubação e rega adequadas, a planta retorna com o pleno preenchimento dos galhos, melhorando o aspecto com um bom preenchimeno de carga foliar. Entretanto, para facilitar o trabalho de educação e correção, seja via poda ou aramação, é necessário trabalhar com a planta sem tanta folhagem, ocasionando então que se proceda a uma limpeza nesse ponto, para facilitar.
Um taxodium com uma folhagem densa, dificulta nosso acesso visual e acabamos por pensar que se trata de uma planta "largada", em que não existe estética nem cuidado por parte do cultivador:
Por outro lado, uma planta devidamente aramada, podada e trabalhada, apresenta outro aspecto visual, que em muito difere das imagens acima, resultando num trabalho elaborado e primoroso, ao final das contas. Chama muito mais a atenção, principalmente se a planta fizer parte de alguma exposição de bonsai:
Vê como o excesso de folhagem é prejudicial? Claro que, após a apresentação, aos poucos a planta recupera sua carga de folhas, densificando-se mais. Com uma poda simples, de manutenção, podemos controlar um pouco o excesso, evitando que percam a beleza, além de permitir que os galhos continuem com uma boa estrutura de folhas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 33 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 4:45 pm Assunto: |
|
|
Nick fico muito grato por sua resposta, como sempre você clareia este forum de forma única.
Grato novamente e espero que você continue me respondendo. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|