|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 30, 2004 8:30 pm Assunto: Gigante Desconhecido |
|
|
Olá Pessoal,
Este bonsai é um dos exemplares que considero ser um dos melhores da minha pequena coleção.
Entretanto, até o presente momento, ainda não consegui identificar realmente que espécie é esta. Acredito tratar-se de uma mirtácea.
Seguindo orientação de um amigo, coletei um ramo em flor e o coloquei entre folhas de um jornal, prensando-o dentro de um grosso livro. A idéia é encaminhar esse material para alguém que tenha acesso a um laboratório de botânica ou herbário e que possa, enfim, identificá-lo.
Em nosso primeiro contato, uma pose ao lado do meu filho (agosto/2000)
Após a primeira poda drástica e pronto para ser "sacado":
Dois anos após, se recuperando em um largo caixote de madeira:
E hoje, enfim, repousando num vaso feito exclusivamente para ele:
Por favor, ajudem-me a identificar este gigante!!!
Um grande abraço,
Sergivaldo |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Dom Out 31, 2004 10:24 pm Assunto: Sem comentários!! |
|
|
Maravilhoso, Sergivaldo! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Nov 01, 2004 10:34 am Assunto: |
|
|
Olá Sergivaldo.
Muito bonito realmente, mas tb não faço idéia da espécie.
Quem sabe o Eugênio ou aquele pessoal lá das sementes não tem alguma idéia?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Nov 03, 2004 8:27 am Assunto: |
|
|
''GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA''
Sergivaldo, qual desses seus favoritos vocë vai nos dar honra de mostrar aqui no Encontro NE ?
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
sergiofilipi 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 03, 2004 10:21 am Assunto: Re: Gigante Desconhecido |
|
|
Olá Sergivaldo,
Você realmente deixa a gente de boca aberta com os seus trabalhos, está simplismente magnificoooooooooooooo.
Abraço ao Mestre
SFilipi |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

Registrado: 25/08/04 Idade: 62 Mensagens: 185 Localização: Indaiatuba - SP
|
Enviada: Qua Nov 03, 2004 12:10 pm Assunto: |
|
|
Pxa vida Sergivaldo......
Preciso descubrir uma mina assim , que maravilha de árvore, como é que vc acha estas maravilhas..? _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 04, 2004 12:32 am Assunto: |
|
|
Alexandre de Souza Coelho escreveu: | ''GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA''
Sergivaldo, qual desses seus favoritos vocë vai nos dar honra de mostrar aqui no Encontro NE ?
abraços |
Oi Alexandre,
Pretendo levar três plantas ao Encontro do NE. Não serão estas que já foram mostradas aqui no fórum, pois não tenho como transportá-las.
As plantas que levarei tem, em média, 40 cm de altura.
Nos veremos lá!!
Um abração,
Sergivldo |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 04, 2004 12:41 am Assunto: |
|
|
Rildo escreveu: | Pxa vida Sergivaldo......
Preciso descubrir uma mina assim , que maravilha de árvore, como é que vc acha estas maravilhas..? |
Olá Rildo,
Não é todo dia que se consegue uma planta dessas. Entretanto, com muita perseverança é possível encontrar exemplares magníficos na natureza, basta procurar bastante.
Muitas vezes passamos por perto de uma planta e não percebemos o potencial que a mesma tem. O negócio é não subestimar nenhuma delas e tentar descobrir suas potencialidades.
A sorte existe para quem acredita nela.
Um grande abraço e boa sorte!!!
Sergivaldo |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 04, 2004 12:51 am Assunto: |
|
|
Mário, Sérgio...
Muito obrigado pelos elogios à planta!!!
Felipe,
Mantive contato com o Cláudio Ratto e estou enviado uma amostra de um ramo em flor dessecado (exsicata) para análise em laboratório. O Cláudio irá tentar, com um amigo dele, identificar esta espécie. Estou confiante que conseguirão.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qui Nov 04, 2004 8:53 am Assunto: |
|
|
Olá Sergivaldo, estive pesquisando esses dias e realmente não consegui chegar à uma conclusão...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Hermes Vieira
|
Enviada: Qui Nov 04, 2004 9:17 pm Assunto: Re: Gigante Desconhecido |
|
|
Olá Sergivaldo.
Sou um novato qui no forum, mas um antigo apaixonado por bonsai. Comecei há uns 14 anos.
Também não posso deixar de elogiar esta maravilha que você encontrou e trabalhou com maestria.
Mas me diga uma coisa: também sou apaixonado pelo yamadori e na minha região (cerrado) encontro plantas maravilhosas também. Acontece que conseguir arrancar uma árvore com raízes de alimentação é muito difícil, uma vez que estas estão muito profundas. Já fiz algumas tentativas e as plantas acabam morrendo por falta de raízes. Essa sua você tirou da primeira vez, ou teve que podar algumas raízes, deixá-la no local para que novas raizes brotassem mais perto so tronco e só depois tirá-la da terra?
Um forte abraço e parabéns. |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 05, 2004 12:40 am Assunto: |
|
|
Felipe Frango Zappala escreveu: | Olá Sergivaldo, estive pesquisando esses dias e realmente não consegui chegar à uma conclusão...
Abração |
Felipe, meu amigão,
Muito obrigado pelo empenho. Essas plantas nativas (algumas) são realmente difíceis de identificarmos.
Um grande abraço,
Sergivaldo |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 05, 2004 12:59 am Assunto: Re: Gigante Desconhecido |
|
|
Hermes Vieira escreveu: | Olá Sergivaldo.
Sou um novato qui no forum, mas um antigo apaixonado por bonsai. Comecei há uns 14 anos.
Também não posso deixar de elogiar esta maravilha que você encontrou e trabalhou com maestria.
Mas me diga uma coisa: também sou apaixonado pelo yamadori e na minha região (cerrado) encontro plantas maravilhosas também. Acontece que conseguir arrancar uma árvore com raízes de alimentação é muito difícil, uma vez que estas estão muito profundas. Já fiz algumas tentativas e as plantas acabam morrendo por falta de raízes. Essa sua você tirou da primeira vez, ou teve que podar algumas raízes, deixá-la no local para que novas raizes brotassem mais perto so tronco e só depois tirá-la da terra?
Um forte abraço e parabéns. |
Olá Hermes... SEJA BEM VINDO AO FÓRUM!!!
Os meus yamadori's são feitos de uma única vez. Entretanto, para que isto seja possível, verifico antes se há bastante raízes de alimentação ao nível do solo. Caso contrário, desisto, pois como você falou, sem raízes a planta não resistirá.
Na cidade onde moro não é boa para yamadori's, pois as plantas aqui são geralmente muito altas e, consequentemente, suas raízes de alimentação são profundas.
O negócio é procurar n'outras paradas, onde a vegetação seja mais rasteira, tipo tabuleiros, encostas e locais rochosos. Nesses locais, pelas próprias condições geográficas, as plantas não crescem tanto e as raízes estão mais rasas.
No caso da minha planta, o solo é tão duro que as raízes não vão além de 70 cm de profundidade: elas crescem para os lados.
Também já perdi várias plantas coletadas: o risco irá sempre ocorrer.
Acho que o lance de ir preparando o yamadori aos poucos é válido, mas também há o risco da planta morrer por desidratação ou então, o pior, algum curioso achar "bonitinho" e arrancar a planta para ele. Isto já ocorreu comigo.
Um grande abraço,
Sergivaldo |
|
|
 |
Hermes Vieira
|
Enviada: Sex Nov 05, 2004 8:40 pm Assunto: Re: Gigante Desconhecido |
|
|
É um prazer estar aqui trocando idéias com os companheiros.
Esta dica de podar parte das raízes quem me deu foi o mestre Hidaka. A poda é feita em apenas 50% das raízes. Eu cavo metade do local e deixo a outra metade intacta, para que a planta não sinta. Mas que se der pra tirar da primeira vez é bem melhor né?
O risco de alguém pegar realmente existe. Já deixei alporquias no cerrado e tem gente que desmancha sem nem mesmo saber o que é.
Mas o melhor do yamadori para mim é simplesmente estar no mato. Mesmo que não encontre nada para levar para casa, pelo menos inspiração eu ganho.
Um grande abraço.  |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 06, 2004 4:16 am Assunto: Re: Gigante Desconhecido |
|
|
Hermes Vieira escreveu: | É um prazer estar aqui trocando idéias com os companheiros.
Esta dica de podar parte das raízes quem me deu foi o mestre Hidaka. A poda é feita em apenas 50% das raízes. Eu cavo metade do local e deixo a outra metade intacta, para que a planta não sinta. Mas que se der pra tirar da primeira vez é bem melhor né?
O risco de alguém pegar realmente existe. Já deixei alporquias no cerrado e tem gente que desmancha sem nem mesmo saber o que é.
Mas o melhor do yamadori para mim é simplesmente estar no mato. Mesmo que não encontre nada para levar para casa, pelo menos inspiração eu ganho.
Um grande abraço.  |
Olá Hermes,
Seria ótimo se pudéssemos fazer os yamadori's desse jeito. Acho que é mais fácil para quem possui uma chácara (ou então tem acesso a alguma) e pode ir acompanhando a planta, podando aos poucos as raízes, reduzindo a copa e até mesmo aramando antes mesmo de sacar completamente a planta do solo.
Se você puder proceder dessa maneira, ótimo! Mas, imagine ter que viajar uns 200 km a carro, depois uns 2 a 4 km a pé pelo mato, encontrar uma planta com potencial para bonsai, podá-la, cortar 50% das raízes e cobrir o local. Depois de alguns meses voltar, fazer o mesmo percurso, localizar a planta (se tiver sorte), podar os outros 50% de raízes e, enfim, retirar a planta do solo. Fica um pouco complicado, não?
Concordo plenamente com você: independente da coleta que se faça, só o fato de estarmos no mato é prazeroso e muito inspirador.
Um grande abraço,
Sergivaldo |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|