|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Renan Campara Braido 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 44 Mensagens: 365 Localização: Betim - MG
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 7:36 pm Assunto: |
|
|
Quem sabe o português, deve usá-lo corretamente....
Quem não sabe, deve se esforçar...
Mas HERRAR É UMANO....
Abraço! _________________ Herrar é Umano.... |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 7:47 pm Assunto: Vc é um filósofo |
|
|
Caro amigo Renam, vc é um filósofo.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 10:35 am Assunto: |
|
|
Já acompanhei esta discussão em diversos fóruns (especialmente pelo site de relacionamentos orkut). A maioria das vezes ela caminha como esta.
Tenho a impressão de que alguém tentou nos alertar da dificuldade de compreensão do que se quer dizer em alguns posts. Mas a conversa sempre pende para o uso formal do português, com apontamentos do seu uso para minimizar uns ou até mesmo tentar se auto-afirmar.
Acho que não devemos seguir por aí. Acredito que devemos tentar nos esforçar para nos fazermos entender. Devemos buscar clareza. A língua escrita por sí só já é suficiente para nos confundir! Falta a entonação da voz para entendermos uma sátira ou uma bronca, no uso de uma mesma oração.
Não só isto. A dimensão de nosso País nos leva ao uso de palavras comuns para alguns e desconhecidas para outros: aqui no ES nós pocamos balão, enquanto em outros estados as pessoas estouram bexigas; por exemplo.
Assim, acredito que aqueles que podem, independente de índio, extrangeiro, integrante da Academia de Letras, devem buscar ser claros. Devemos evitar o uso do "internetês" quando prejudicar o entendimento.
Por outro lado, devemos relevar erros ortográficos (na maioria erro de digitação); algumas ebreviatura indevidas, mas comuns na internet (alguma coisa do internetês: hj, vc, q); erros de português por falta de instrução; etc. O importante é entender o que se tentou transmitir.
Mas nem por isso devemos nos omitir nos tópicos. "Gentileza gera gentileza", diz o título da comunidade do orkut. Caso não haja a compreensão de algum texto, com o uso do bom senso e da boa educação, acho que não é ofensivo pedir para explicar. Mesmo porque, nos casos da falta de estudo da Língua (independente da razão) a prática - diálogo nos fóruns - ajuda a desenvolver a clareza das idéias e o aprendizado da língua (daí a importância de mantermos o bom português). É a prática.
Respeito opiniões diversas, mas acho que o que precisemos é bom senso na escrita e na leitura.
Forte abraço a todos. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 12:27 pm Assunto: |
|
|
Sinceramente,
Escrevo muitooo errado!
Minha namorada fica aqui me corrigindo direeto...
Antes msm de ler esse tópico já estava me policiando para cometer menos assassinatos gramaticais. Vale a iniciativa e agora que sei ser preocupação de mais pessoas alem de mim, vou me esforçar mais ainda. Só não vou me livrar das abreviações.
Rsrsrsr
E perdoem qq erro nessa postagem.
Vlw Marcos!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 1:12 pm Assunto: |
|
|
Filipe...
eu sinceramente não me preocupo em escrever tudo certinho... também coleciono meus erros, mas tento fazer o melhor. Creio que o importante é se fazer entender... abração. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|