|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Celsius

Registrado: 13/04/09 Idade: 37 Mensagens: 54 Localização: Pouso Alegre-MG
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 7:08 am Assunto: Sul de Minas |
|
|
Bom dia amigos forisats.. sou iniciante na arte bonsai e gostaria de saber se existem lugares no sul de minas onde eu possa adquirir algumas plantas ou até mesmo me encontrar com alguns bonsaistas da regiao...
sou de Pouso Alegre...
por enquanto é só.. até mais
abraços |
|
|
 |
Wayner 1.o PASSO

Registrado: 05/05/09 Idade: 45 Mensagens: 108 Localização: Rio das Ostras-RJ
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 7:21 am Assunto: |
|
|
Celsius,
Cara que pena, sou de Caxambu e estudei perto ai perto de você em Santa Rita do Sapucai, mas já estou a 6 anos no estado do Rio de Janeiro em Rio das Ostras onde faço parte de um grupo o Papa Goiaba Bonsai Clube que fica em Niterói.
Mas o que te aconselho é estudar um pouco sobre como adiquir uma boa muda para iniciar um bonsai, por exemplo adiquir uma muda com movimento, conicidade, boa distribuição de galhos e etc. E ápos a compra post algumas fotos aqui no fórum que tem muita gente boa para te ajudar.
Mas te desejo boas vindas e sucesso ao mundo do bonsai.
Abs. _________________ Cordiais Saudações.
"OS PODEROSOS CORTARAM AS FLORES, MAS JAMAIS PUDERAM IMPEDIR A PRIMAVERA." |
|
|
 |
Celsius

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 7:45 am Assunto: |
|
|
olá wayner,
eu até ja tenho algumas mudas.. tenho uma jabuticabeira e uma primaverinha em escorredores, esperando as raizes para por na mamadeira, tenho 1 estaca de primavera com uns 15 a 20 dias na areia esperando pegar e tenho um projeto de mame de piracanta que adquiri por sses dias..
mas eu procuro me expandir cada vez mais... por isso deste topico, aconselhado por um outro amigo do forum...
com o tmpo espero ter possibilidade de partir para encontros, vi algumas fotos de uns bem interessantes no rio...
obrigado pelas boas vindas.. espero progredir bastante nessa arte, pois gosto muito desde criança...
abraço |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 9:49 am Assunto: |
|
|
Se fizeres uma busca no fórum, vera que tem muitos foristas do MS. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 6:40 pm Assunto: ola |
|
|
Caro amigo, nasci em Cássia - MG, pertinho de Delfinópolis, mas moro em Ribeirão Preto (cidade do Atelier do Bonsai rsrsrsr ) kkkkkk....
Dificilmente encontrará nos viveiros comerciais um planta com caracteristicas perfeitas para o bonsai (exceto em viveiros especializados), mesmo assim poderá encontrar material com futuro promissor, atente para fatores como nebari e tachiagari que é o mais dificil de se conseguir e geralmente os viveiristas comerciais até ignoram estas plantas.
A copa vc consegue estilizar com certa facilidade.
No mais é seguir no fórum, pedir auxílio, postar suas plantas e estudar muito, mais muito mesmo, ler bastante e praticar muito.
Ribeirão não é muito distante do sul de minas, assim que possível é so dar um pulinho aqui e lembre-se um dos maiores encontro de bonsaistas acontece aqui fique ligado.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Celsius

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 9:30 pm Assunto: |
|
|
grande Edmilson
obrigado pelos toques.. eu acabei comprando algumas plantinahs por impulso, mas é o que sempre fazemos quando começamos em alguma coisa, agimos por impulso.. eu ja ando acompanhando o forum com certa frequencia, na verdade todos os dias
e tenho procurado estudar bastante.. leio um pouco aqui, um pouco ali, estou ciente que qto mais ler e estudar mais vou ter o que aprender e continuar lendo e estudando.. cada especie tem sua particulariedade e tal..
eu até ja ando pelas terras ermas da minha cidade procurando possiveis candidados a yamadori... mas acho que isso ainda leva um tempo para eu poder fazer...
a questao de visitar lugares um pouco mais distantes da minha cidade é o tempo, que anda muito curto, mas ja planejo ir pra atibiai daqui algum tempo e agora, ribeirao.. quem sabe quando vai aparecer uma oportunidade.. inqto isso vou lendo e estudando...
obrigado pelo incentivo, grande abraço |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 9:36 pm Assunto: Planejamento |
|
|
Garoto, vai planejando ai, nosso grande evento provavelmente será no final de maio de 2010.
Tem um bom tempo para estudar. Em breve estaremos colocando no ar a página com detalhes do evento, verá o nível do pessoal, todos antes de tudo são grandes amigos e tem um enorme prazer em poder ensinar o que sabem.
Será um enorme prazer em receber vc aquio na capital do chopp, em breve será a capital do bonsai.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Celsius

|
Enviada: Qua Out 21, 2009 6:28 am Assunto: |
|
|
haha, chopp + bonsai.. combinaçao boa.. haha
bom, final de maio da pra planejar mesmo...
seria mto bom poder participar...
abraços |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 7:51 pm Assunto: |
|
|
Caro Celsius,
Costumo ir algumas vezes para o sul de minas, em Itutinga e Tiradentes. Há plantas incríveis nas montanhas do cerrado, neses lugares são mais dificeis de serem atigindas pelas queimadas formado lindos arbustos. O problema é arrancar las, pois têm raízes prufundas, por isso coleto mudas novas, ou sementes.
Estou com varias plantas em formação dessa região.
Um abraço. |
|
|
 |
calao

Registrado: 01/08/07 Idade: 66 Mensagens: 80 Localização: Pedralva/MG
|
Enviada: Sáb Out 24, 2009 8:51 pm Assunto: |
|
|
Boa noite a todos, olá Celsius, moro bem proximo de você Pedralva/MG, sobre Bonsai nesta região acho que não temos, agora andei comprando mudas p/ formação de bonsai até pela internet em Limeira/sp em viveiros, e tambem em Itajubá/mg em viveiros, acredito que em Pouso Alegre você acha em floriculturas e viveiros, a maioria de minhas mudas são floriferas e flutiferas, más lembre-se é melhor ir em um viveiro e escolher a muda que lhe agrade.
Um abraço _________________ Deus está conosco.
PEDRALVA/MG - A CIDADE DOS GÊMEOS
Lat. 22° 14' 34" Sul
Long. 45° 27' 57" Oeste
Altitude 911 Metros - Área 217,834 Km
 |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 25, 2009 1:15 pm Assunto: |
|
|
Caro Calao,
As montanhas da sua região quardam plantas ainda não exploradas em bonsai, vc não imagina o tesouro do qual está próximo.
Gostaria de ir aí um dia fazer uma visita a sua cidade, quem sabe neste final de ano? Vc conhece as montanhas?
Com certeza eu vou tentar continuar minha exploração em Itutinga e em Tiradentes. Nestes lugares a vegetação as vezes muda de uma montanha a outra. Por exemplo, a mini canelinha (Ocotea tristis) só dá no topo de um morro em Itutinga, e a mini-cerejeira (Eugenia punicifolia) somente em outro morro em Tiradentes. Mas há diversas que crescem em varios, as vezes todos os locais.
Tente conhecer as plantas desses locais pedregossos, vai descobrir plantas incríveis.
Um abraço |
|
|
 |
Ricardo Lombardi
Registrado: 07/11/08 Mensagens: 15 Localização: São João del-Rei-MG
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 9:40 pm Assunto: Serra de Tiradentes |
|
|
Caro amigo Chaddad,
Acredito que saiba que retirar plantas de seu habitat natural de serras como a de Tiradentes, que são patrimônio mundial é crime ! Inclusive a serra de Tiradentes conta com fiscalização e proteção para estes casos, pois tem espécies ameaçadas de extinção e várias já extintas por estes atos de vandalismo. Moro a 10 km de Tiradentes e nem por isto retiraria qualquer planta para minha coleção, pois quem sou eu para interferir na natureza por um simples capricho de coleção.
Penso que jamais deveríamos incentivar tal ato, pois é uma agressão ao percusso da natureza.
Não estou aqui para dar lição de moral a ninguém e sim para alertar para tal ato criminoso.
Att
Ricardo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 28, 2009 5:13 pm Assunto: bonsai |
|
|
Chaddad, pelo visto, caro amigo, há cartazes de "procurado" com uma foto sua fixados em todos os cantinhos que dão acesso aos morros de Tiradentes e Itutinga, de maneira que aconselho voce a se precaver e passar um bom tempo sem dar o ar de sua graça por lá. rss
Brincadeiras à parte, creio que retirar uma planta ou duas não irá acabar ou destruir nada. Maior destruição fazem os fazendeiros com suas queimadas e os mateiros, retirando acres e mais acres de madeira para alimentar carvoarias, como vemos em muitas areas devastadas do cerrado mineiro.
Além disso, o amigo e bonsaista Chaddad frisou bem: retirar uma planta dessas é dificilimo, haja vista a profundidade que as raizes capilares estão situadas, vez que, no cerrado, na busca por agua e nutrientes, nunca iremos conseguir obter uma planta com muita facilidade com nebari à flor do solo, como as cultivadas tradicionalmente.
Só é preciso, creio, um pouco de bom senso e não fazer como um bonsaista do Ceará, que tem retirado caminhões e mais caminhões e enviado para o Rio, plantas nativas como duas variedades de caliandra. Isso sim é que é extrativismo canibal. Então, Chaddad, ao ir a Tiradentes, melhor colocar um disfarce. Que tal alemão pesquisador de pedrinhas? ou talvez um inglês colecionador de lepdopteros? há fartura e pujança nesse nosso país, isso há.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Celsius

|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 8:20 am Assunto: |
|
|
galera, tava de viagem ontem e passei pela estrada entre santa rita do sapucai e pouso alegre e vi um viveiro que so meche com bonsai, vou dar uma checada durante a semana, pois ontem era domingo e estava fechado, ver se tiro algumas fotos.. talvez possa ajudar alguem mais do forum...
qdo tiver mais informaçoes eu posto aki.. estou bastante animado em conhecer este lugar, pode me ajudar na aquisiçao de alguns exemplares...
abraços |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 25, 2009 10:56 pm Assunto: Volto em Tiradentes no Ano Novo |
|
|
Caro Ricardo,
Concordo com vc em se evitar o vandalismo nas montanhas de Tiradentes e São João del Rey, tenho acompanhado a retirada das plantas, principalmente as orquídeas rupícolas desde 1986. As que coletei não eram grandes mas pequenas mudinhas de 20 cm e alguns frutos, nem as Sebastianias schottianas do Rio Grande me atrevi a retirar velhas.
Pego pequenas amostras e aqui na Escola de Agronomia estamos fazendo uma espécie de banco de germoplasma.
Tentamos despertar o interesse pelas nativas, mas é dificil.
No trevo da cidade de Lavras haviam centenas de Eugenia punicifolia, uma myrtacea que cresce uns 5 cm por ano, e desapareceram de lá. Achei um unico pé na cachoeira de Tiradentes há 3 anos, coletei sementes, demoraram 6 meses para germinar, nos últimos dois anos morrerem 12 das 24, e estas ainda têm 5 cm. Agora estão orfãns, uma queimada ano passado acabou com a mãe. Vou tentar procurar em Itutinga algum remanescente, para quardar alguma variabilidade genética.
As Ocotea tristis de Tiradentes se extinguiram há uns 10 anos, somente sobraram em Itutinga. a unica mudinha que coletei lá morreu, ela não tolera muito podas.
Aqui em Piracicaba há outro mini arbusto de vida longa em extinção, coletamos 15 exemplares de uma mata particular que quarda os 100 ultimos expécimes Schweiggeria fruticosa, ela ainda não tem nome comum. Essa mata está sendo anualmente reduzida pelo plantio de cana, daqui uns 20 anos vai sumir. mas pelo menos já descobrimos em Herbario que ela ocorre em mais 6 cidade, inclusive uma de Minas.
Vamos proteger nossas plantas.
Um abraço. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|