|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rgomes
|
Enviada: Ter Out 06, 2009 2:40 pm Assunto: Buxinho problemas de cultivo |
|
|
Oi pessoal!
Ganhei um Buxinho q sofreu uma que e perdeu parte da copa. Ele não foi trabalhado para se tornar um Bonsai. Existe alguma forma de estimular a brotação nas partes mais antigas do tronco? |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Out 06, 2009 4:48 pm Assunto: |
|
|
rgomes, vou relatar um fato que aconteceu em alguns exemplares meus, o stress hídrico. Por motivo de viagem, deixei alguns bonsai para serem regados por uma pessoa, mas isso não aconteceu, entre essas plantas, estavam dois buxus, eles quase morreram, perderam muitas folhas, coloquei-os na sombra e retomei a rega normalmente, emitiram muitos brotos no tronco e em vários lugares. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Qua Out 07, 2009 12:08 am Assunto: |
|
|
junior/pr escreveu: | rgomes, vou relatar um fato que aconteceu em alguns exemplares meus, o stress hídrico. Por motivo de viagem, deixei alguns bonsai para serem regados por uma pessoa, mas isso não aconteceu, entre essas plantas, estavam dois buxus, eles quase morreram, perderam muitas folhas, coloquei-os na sombra e retomei a rega normalmente, emitiram muitos brotos no tronco e em vários lugares. |
poxa Junior achava que isso só tinha acontecido comigo. Deixei meu buxinho sem regar e quase o matei, quando cheguei de viagem ela já estava com as folhas quase secas. Coloquei ele na sombra reguei normalmente e começou a brotar em tudo que é lugar do tronco. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Out 07, 2009 10:07 am Assunto: |
|
|
Pois é Tarcisio, isso chama-se SHPE (stress hídrico por esquecimento) hehehe, simula uma seca intensa, algumas plantas não suportam, mas no caso do buxus ele volta muito vigoroso. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
rgomes
|
Enviada: Seg Out 19, 2009 8:30 pm Assunto: Obrigado pessoal |
|
|
Valeu,
Mas eu tenho mantido o buxinho com rega diárias e adubo com 10-10-10 a cada 15 dias com descansos de 2 meses. Será que ele não de adequa a o clima de Olinda.
Muito obrigado |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Out 20, 2009 12:59 pm Assunto: |
|
|
Ola rgomes ... Poderia postar fotos para que possamos tentar ajudar ... Quem sabe se não haveriam outras opções para o seu buxinho que perdeu parte da copa ...
Eu , dias destes, detonei uma copa de buxinho para ficar com os galhos e duas copinhas baixas. Depois de recuperado vou trabalhar os jins e refinar as copas ... Buxinho é otimo para isso ... faltou uma foto ... |
|
|
 |
rgomes
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 8:05 am Assunto: |
|
|
vou providenciar a foto. Obrigado! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 8:29 am Assunto: |
|
|
rgomes, nunca adube uma planta debilitada, ou você daria feijoada pra alguém que está de ressaca?
Mantenha a planta na sombra, e dê apenas água! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 1:45 pm Assunto: bonsai |
|
|
Alguns buxinhos de tronco antigo geralmente brotam mais próximo da base quando fazemos alporque neles. Não sei se é o caso de sua planta, vez que não postou fotos, mas se for, e se quiser reduzir a altura, poderá tentar esse recurso. Caso não queira um alporque total, faça um alporque parcial: corte a casca apenas um terço, coloque musgo esfagno umedecido com hormonio enraizante, e deixe em local fresco, ventilado e sombreado, mantendo rega e adubação regular.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|