Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabiana Ribeiro Costa 1.o PASSO

Registrado: 30/03/07 Mensagens: 134 Localização: triunfo - rio grande do sul
|
Enviada: Sex Out 23, 2009 9:11 am Assunto: serissa - folhas amareladas e secando... |
|
|
oi pessoal !!
como eu nao tinha onde colocar meus bonsais porque tive que mudar de casa, deixei na casa de uma amiga...
agora consegui um lugar pra pôr eles, entao antes de trazer pra minha casa fiz a troca de terra sem podar a raiz (porque estava a 2 anos sem adubo e sem terra nova).
trouxe pra casa e coloquei em um lugar com sol indireto (sol fraco pelo vidro) e todas se deram muita bem, exceto a serissa que esta ficando cada dia pior...as folhas estao amarelando e secando...
entao nao sei o qe eu fiz de errado...gostaria de ajuda...
molho sempre que esta seca,
ela toma sol indireto (pouco sol) - achei que tvz esse fosse o problema..
abraço a todos. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 23, 2009 9:36 am Assunto: |
|
|
O ideal é molhar antes dela secar... duas a três vezes ao dia, dependendo do substrato, do clima e da espécie...
Fotos sempre ajudam em um melhor diagnóstico...
Vamos torcer para ela se recuperar!!!
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 23, 2009 10:30 am Assunto: foto |
|
|
oi amigos..consegui por foto...
ficou meio escura a foto...mas ela esta feinha mesmo... |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Out 23, 2009 11:22 am Assunto: |
|
|
Acho q seria bom vc tirar deste vaso e colocar em outro maior. Ao tirar deste vaso é bom dar uma olhada nas raízes senao tem nada de errado.
outra. esta terra q vc colocou, qual a composiçao dela? |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Out 23, 2009 11:44 am Assunto: |
|
|
CHUTE: pouco sol e rega errada.
A planta esta debilitada, mantenha nesse vaso por enquanto _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 23, 2009 11:46 am Assunto: |
|
|
olha, nao medi as quantidades...mas acho que tem uns 30% de areia, uns 40% de terra nova adubada (as de pacote que se compra no mercado) e uns 30% da terra que ja era dela...ahhh..ela estava em um vaso maior antes...
nao sei se do jeito que ela esta eu boto ou nao no sol....????  |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Out 23, 2009 4:39 pm Assunto: |
|
|
Fabiana, a serissa perde folhas por excesso e também por falta de água, é um meio dela dizer que tem algo errado.
Seguinte, pelo que me disse vc colocou adubo junto na terra, isso pode queimar as raízes dela. Se fez isso mesmo, faz o seguinte.
Tira ela do vaso, lava as raízes com um jato de água não muito forte e coloca novamente ela no vaso com terra nova. Eu uso para serissas o seguinte. 40% terra 30% areia e 30% plantax. Elas adoram.
Qualquer coisa estamos ai. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 23, 2009 4:54 pm Assunto: |
|
|
Fabiana não a coloque no sol. A serissa tem que ficar a meia sombra quando está saudável, imagina então doente!
No substrato, normalmente, tenta-se usar materiais mais drenantes, mas do jeito que está não tem problema.
Tenho quase certeza de que o problema da sua planta foi causado pelo adubo. A serissa é muito sensível ao adubo, se exagerar na dose ela morre e, quando eu falo em exagerar na dose não estou falando em por adubo de mais, mas, sim, em colocar adubo como se coloca em outras plantas, o que é uma dose normal de adubo para outras plantas pode ser fatal para a serissa. Na minha serissa eu coloco 10%, no máximo, do adubo que coloco em outras plantas e mesmo assim fico preocupado! Já perdi várias serissas de uma vez porque as adubei "normalmente" com as outras plantas! E como elas crescem rápido mesmo sem adubo não convém arriscar. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 23, 2009 6:52 pm Assunto: |
|
|
muitissimo obrigado a todos pela ajuda...
espero que ela melhore.. |
|
|
 |
Paulo de Souza Visitante
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 10:56 am Assunto: |
|
|
Olá Fabiana,
Sinto muito em te dizer, mas essa sua mudinha não tem mais solução pois está morta. Procure outra. |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 12:01 pm Assunto: |
|
|
Paulo de Sousa, esta equivocado em dizer isso, serrisas nao gostam de mudança de solo e muito menos de mudança de regas, tem que padronizar trocar todo substrado ira encadiar uma infinidade de acontecimentos com a planta..
Trocar substrato tem que retirar as folhas, pois a planta vai desidratar e a consequencia é perder as folhas..
Adubar quando feita a troca do substrato é um erro muito comum para iniciantes, e vai queimar as raizes com certeza, fazendo com que perca as folhas.
Tenho muitas variedades de serrisas e a simples mudança de ambiente +sol ou -sol vai deixar a planta tenebrosa sem folhas e aparentemente morta..
porem trocar ambiente tbm faz ela extressar e florecer..
Muito bem lembrado que devera retirar todo solo e lavar as raizes pois o adubo "nao sei qual vc utilizou" ainda deve estar fazendo efeito, e nao adianta simplesmente tirar o solo, tem que lavar as raizes..
Eu aconselho 30% de terra " pelo amor de Deus nada de terra preta de supermercados"
30% de plantmax "materia organica encontrada para produção de sementes em qualquer casa agropecuaria"
40% de pedriscos de areias ou somente areia grossa..........
Esta especie gosta de sombra com iluminação solar proxima, nao prescisa deixar diretamente no sol.......
Coloque em um local com sombra o dia inteiro e deixe se recuperar........... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Paulo de Souza Visitante
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 12:09 pm Assunto: |
|
|
Fabiana,
Sua mudinha está em estado de mendicância. A Serisa é realmente muito resistente, caso contrário já estaria mortinha em função dos tratos que pode-se notar que você esteja à ela dispensando.
Caso queira seguir os conselhos do meu conterrâneo paranaense, fique à vontade. Quando ela definifivamente morrer, não se lembre de mim. |
|
|
 |
rafael schaefer
Registrado: 07/12/08 Idade: 45 Mensagens: 44 Localização: Camboriu-SC
|
Enviada: Qua Out 28, 2009 12:50 am Assunto: |
|
|
ola pessoal so para dar meu testemunho moro no litoral eum certo dia esqueci minhas serissas no sol quando voltei do almoco elas estavam murchas desde entao nao consegui recuperar duas elas,as mais debilitadas nao estao tendo resposta chegui a podar a copa por ter notado que daquele mato nao saia mais cachorro!
minha duvida e se foi o pequeno periodo no sol que ele passou;ou foi o vento do litoral(maresia)
agora elas estao em uma varanda aonde pegam sol na parte da tarde das 2 em diante
pena,pois era uma planta bem emcaminhada |
|
|
 |
rafael schaefer
Registrado: 07/12/08 Idade: 45 Mensagens: 44 Localização: Camboriu-SC
|
Enviada: Qua Out 28, 2009 12:51 am Assunto: |
|
|
ola pessoal so para dar meu testemunho moro no litoral eum certo dia esqueci minhas serissas no sol quando voltei do almoco elas estavam murchas desde entao nao consegui recuperar duas elas,as mais debilitadas nao estao tendo resposta chegui a podar a copa por ter notado que daquele mato nao saia mais cachorro!
minha duvida e se foi o pequeno periodo no sol que ele passou;ou foi o vento do litoral(maresia)
agora elas estao em uma varanda aonde pegam sol na parte da tarde das 2 em diante
pena,pois era uma planta bem emcaminhada |
|
|
 |
Katashi
|
Enviada: Qua Out 28, 2009 6:32 am Assunto: |
|
|
Fabiana,
Como lhe disse o colega Paulo Souza, não há muito o que fazer, sua serissa apresenta sinais claros que está decrépita. Arrume outra muda e observe as coisas básicas como boa insolação, rega adequada e uma adubação leve e constante. Dificilmente se recuperará, se o fizer perderá boa parte dos galhos. |
|
|
 |
|