FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iniciante absoluto
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
leosiqueira

MensagemEnviada: Sáb Out 24, 2009 4:41 pm    Assunto: Iniciante absoluto Responder com citação

Olá a todos!
Meu nome é Leonardo, e essa é a minha primeira postagem no fórum.
Estou com um problema. Ganhei um bonsai de presente, mas não conheço nada de bonsais, apesar de ter muito interesse.
Ele veio sem absolutamente nenhuma indicação, então não sei sequer qual sua espécie.
Já está comigo há mais ou menos 3 semanas. De uma semana para cá, ele está ficando seco, com muitas folhas caindo, apesar de eu o regar bastante.
Gostaria de saber como devo cuidar, onde devo deixá-lo (moro em apartamento), quanto sol precisa, água, adubo... que espécie é, enfim, o que devo fazer para recuperá-lo. Aqui vão duas fotos de quando o ganhei. Logo coloco uma de como ele está agora.
Obrigado!

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Raphael Costa

MensagemEnviada: Dom Out 25, 2009 3:56 pm    Assunto: Responder com citação

essa planta aparenta ser uma tuia... talvez vc esteja molhando muito ela.... entre no site www.bonsaikai.com.br q lah tem um guia de cuidados para varias especies de planta... e tem umas dicas boas para iniciantes nessa arte

vlw!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 25, 2009 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Leonardo!

Como iniciante, entendo que vc pretende dedicar-se à arte, certo?
Então me permita algumas correções e orientação:
1. A palavra bonsai é de origem japonesa e assim não tem plural. Tanto se escreve/fala "o bonsai", como "os bonsai"
2. A planta é um Nana (Chamaeciparis obtusa var. nana gracilis)........êta nome feio!
3. Sem saber quem te deu, posso dizer foi foi presente de grego. Porque? Porque essa espécie é bem chatinha. Às vezes secam galhos sem a gente saber exatamente o porquê.
4. Essa espécie não gosta de muita água, tem que ter boa drenagem, sol preferencialmente pela manhã e, quanto menos mexer nela, melhor.
5. Pelo que dá pra notar, essa muda foi tirada da terra, podada as raízes e colocada nesse vaso e enchido com esse pedrisco. Inclusive não se sabe a época que se fez isso, porque, principalmente as coníferas (essa é do gênero das coníferas) devem ser transplantadas no final do inverno.
Acho que é isso aí!

Um abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
leosiqueira

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 8:00 am    Assunto: Responder com citação

Raphael e Elio, muito obrigado!

Vou tentar seguir suas orientações.

Outra coisa: onde é melhor que ela fique? Atualmente deixo ela na janela pela manhã, e ponho mais tarde para dentro do meu quarto, mas em um lugar onde há iluminação indireta. (depende do dia, porque anda chovendo muito em BH). Ela deve ou não tomar sol diretamente? É melhor que fique em outro cômodo?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 26, 2009 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Leonardo, bonsai não deve ficar dentro de casa. São árvores e como tal, o luigar delas é fora, tomando sol, chuva, vento, sereno, etc.
E, para o metabolismo dela se completar diariamente, precisa de horas de escuridão. Luz indireta não!
Ainda mais tratando-se de uma conífera.
Um abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
leosiqueira

MensagemEnviada: Ter Out 27, 2009 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Bom gente, aqui vão duas fotos de como ela está agora:

Andei lendo uns tópicos onde o pessoal diz que quando está assim é porque já morreu, é verdade? Se não, o que eu preciso fazer?
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 27, 2009 10:33 am    Assunto: Responder com citação

Minha opinião:
- Arrumava um vaso mais profundo com boa drenagem. De plástico mesmo com grandes furos no fundo.
- Preparava um bom substrato de terra+areia+cacos de tijolo (40%+30%+30%)
- Tirava ela deste vaso que parece ser todo esmaltado por dentro tb.
- Colocaria esta planta no vaso citado com a terra previamente preparada.
- Posicionaria esta planta do lado de fora da casa de forma que ela pegue sol somente pela manhã e manteria uma boa rega.

É como eu disse: MINHA OPINIÃO. Perdi uma tuia azul por nao ter feito isso e fiquei traumatizado (rsrs).

Boa sorte!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Paulo de Souza
Visitante

MensagemEnviada: Ter Out 27, 2009 10:46 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal.
Não querendo ser o chato da turma, mas creio que uma ótima medida a ser tomada é buscar outra muda, pois esta já morreu.
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 27, 2009 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Coniferas quando apresentam galhos secos ja morreram, desanima nao mas esta ja era........
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Raphael Costa

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 5:28 pm    Assunto: Responder com citação

se esta foto eh recemte vc deve temtar coloca-lo em um vaso com mais substrato pois ela ainda apresenta algumasfolhas verdes... mas como ja falaram acima.. td indica q ela morreu.. mas nao custa nada tentar....

flw!!
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

realmente, essa tuia parece morta. Vá atrás de outras plantas, não desista. Um conselho é se manter lnoge das coníferas, pois são um tanto quanto complicadas de se cuidar. Compre um "ficus" e vá tentando aprender mais com ele e leia bastante sobre tudo o que encontrar na net ou em livros e revistas.
E como disse o Elio, bonsai são árvores e devem ficar fora de casa. Sou iniciante também, mas minhas tuias estão sempre viçosas, vivem no tempo, pegam sol qse o dia todo e são regadas diariamente. O bom de vc mesmo plantar seu bonsai ou muda, é que sabe o solo que esta usando e quanto tempo a planta tem no vaso, facilitando os cuidados.
espero que não desanime, compre o ficus e vai dando suas tesouradas, com bastante paciência, leitura e treinamento, uma hora vc chega lá..
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: