FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai Brasileiro
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fernando Andrade

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 8:39 am    Assunto: Bonsai Brasileiro Responder com citação

Senhores...

Temos hoje a diferenciação do estilo de bonsai japonês para o chinês, cada escola com suas tendências...

Existe alguma tendência do estilo brasileiro? algum detalhe ou requisito que nos diferencie das demais escolas?

Desde já agradeço...

Abraço...

São José dos Campos - SP
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Fernando, eu costumo lutar muito pela identidade Brasileira, mas o fato é que hoje ela não existe, por dois fatores principais. O primeiro, é porque o bonsai por aqui está só engatinhando, o segundo, que o Brasil é grande demais pra ter uma identidade.

Nossos colegas Argentinos possuem uma identidade muito bem formada, seu trabalho com paineiras e umbús é único.

Por enquanto, podemos apenas entrever algumas tendências, a primeira é o tamanho dos bonsai, por aqui vemos na maioria Shohin e Mame, são poucas pessoas que se preocupam em trabalhar com plantas maiores, se tem a idéia errônea de que bonsai é miniatura de árvores, e que quanto menor for, melhor.

Outra questão técnica, é a utilização do escorredor/mamadeira, que é preferência nacional, e lá fora esta técnica não é tão difundida assim.

No mais, continuamos na luta, por aprender com oriente, mas não copiar, aprender os estilos, mas não copiar...

Se for ver, Serisas, Piracantas, Ulmus, Acers e Pinheiros continuam sendo as preferidas, mas são todas exóticas, enquanto isto os gringos pegam nossas nativas e fazem a farra, parece que por aqui não gostamos do que é nosso... Só uma dica, pense nas nativas, é o caminho mais rápido para a constituição de uma identidade nacional no bonsai.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Mensagem repetida
Fernando Andrade

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 9:01 am    Assunto: ... Responder com citação

É...

Imaginava que a resposta seria baseada nas plantas nativas aqui do Brasil, na estilização e utilização das frutíferas...

Abraço...

São José dos Campos - SP
Luis A. de Macedo Rodrigu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 3:49 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko,

Acho que o amigo esqueceu do trabalho pioneiro e de grande qualidade que os nossos amigos do nordeste estão fazendo com as suas nativas. e não só no nordeste, em outras regiões também estão sendo exploradas as nativas, como cambui, ptecolobium, aguaí vermelho, veludeira, entre tantas outras. Como bem disseste estamos engatinhando no bonsai e para adquirirmos uma identidade no bonsai não será do dia para a noite que isto vai acontecer. Por enquanto vamos treinando a técnica com as exóticas que é o que conhcemos primeiro como bonsai e gradativamente vamos aplicá-la nas nossas nativas, o que também defendemos bastante por aqui na Bonsai Sul.

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 4:15 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Arzivenko, o nobre colega vai desculpar, mas está equivocado. Identidade quer dizer identificação e isso nós temos de sobra por aqui. Há muito as nativas brasileiras vem sendo exploradas, tanto em nosso país quanto no exterior, no cultivo como bonsai. Exemplo: Bouganvillea, jabuticabeira, pitangueira, Pitecolbium tortum. Aliás, este ultimo, difundido lá fora como Brazilian Rain Tree. Very Happy

Em relação ao tamanho do bonsai, outro equívoco: na maioria dos eventos, exposições e encontros de que participei, sempre houve bonsai de tamanho médio e grande, sendo os mame e shohin uma espécie rara. Inclusive, com o concurso shohin bonsai promovido pelo Dom Mario, em seu Atelier do Bonsai, é que atualmente esse tipo de cultivo vem ganhando maior projeção e destaque em nosso país, quando até então estava adstrito a uns poucos cultivadores. Very Happy

Podemos dizer então que o bonsai brasileiro, que segue em sua maior parte a escola japonesa, tanto clássica quanto moderna, está indo bem e tem ganho projeção não só na America do sul, mas igualmente nos Estados Unidos, Europa (particularmente França, Inglaterra e Espanha) e nos países Asiáticos (mais recentemente, tambem graças ao empenho do grande divulgador Dom Mario Garcia, na Africa do Sul). Very Happy

Fernando, a verdade é que o bonsai nacional possui uma identidade própria sim. Se pegarmos plantas trabalhadas pelo mestre Hidaka, por exemplo, poderemos observar que o trabalho dele é reconhecidamente diferente do trabalho executado no Japão, ainda que ele utilize técnicas de aprimoramento adquiridas em anos de estudo e observação, além é claro das que aprendeu em livros e revistas especializados japoneses. As plantas trabalhadas pela bonsaista Regina Suzuki tambem se sobressaem e são facilmente identificaveis nesse sentido. Temos ainda trabalhos magnificos de bonsaistas consagrados como Charles White, Renato Bocabelo, Francisco Lustosa, Marcelo Martins, Carlos Tramujas, dentre outros. Very Happy

Carlos Tramujas, por exemplo, foi convidado a trabalhar na maior empresa de bonsai da Europa, a Mistral Bonsai. Lá, trabalhou não só na formação e apresentação, como chegou a redator da revista lançada pela empresa, Bonsai Pasion, onde durante alguns exemplares, mostrou inclusive bonsai brasileiro e plantas nativas daqui, salientando dessa forma a identidade nacional do bonsai. Seu talento e seu trabalho são reconhecidos, como bem se percebe através de um currículo como esse. Very Happy

Um dos melhores sites de bonsai que gosto sempre de pesquisar e aprender, Bonsai Shari Sidiao, há lindos e magnificos exemplares de nativas brasileiras, como a nossa conhecidissima primavera (bouganvillea), mas podemos encontrar tambem jabuticabeiras e outras variaveis da familia mirtacea. Very Happy

Outro site igualmente conhecido mundialmente e muito apreciado pelos comentários de seus participantes ilustres, http://www.artofbonsai.org/index.php como Morten Albek e Walter Pall, apenas para ficar nos dois mais conhecidos, há artigos mostrando trabalhos de bonsaistas nacionais, além é claro de mostrar, em primeira mão, nossa famosa Brazilian Rain Tree:

Um "trabalhinho" do bonsaista Roberto Gerpe, apresentado no site art of bonsai:

Claudio Ratto, bonsaista carioca, assina esse:

Marcelo Martins, participante efetivo de concurvos virtuais na Asia, mostra seu trabalho:

Nativa brasileira, reconhecidamente excelente para cultivo como bonsai, a primavera é destaque em vários sites, e dispensa explicações adicionais do motivo para tanto:

Isso, caros colegas, é identidade do bonsai nacional, a meu ver. Há outros exemplos, outros grandes artistas e cultivadores em nosso país, que deixo de mencionar aqui, mas que, igualmente, vem contribuindo sistematicamente para uma maior divulgação dessa nossa identidade mundo afora. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Renan Campara Braido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Entendi a pergunta de outra maneira.....

Não acho que a identidade de uma "escola" se dá pelas espécies utilizadas... e sim pela "linha" que se segue.... Pra mim, e acredito que pra vocês também, o que difere as escolas japonesa e chinesa é isso, não acham ?

Acho difícil, sinceramente, que alguma outra escola surja.... Só se for daqui X anos.... Existem sim as variantes.... E mesmo assim é difícil bater o olho numa planta e dizer onde foi feita....

Acho importantíssimo utilizarmos as nativas, e isso é um fenômeno inevitável e que já começou....

Mas identidade, pra mim, é linha (regras e tal)....

Abraço,

Renan
Fernando Andrade

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 5:32 pm    Assunto: ... Responder com citação

Então...

A pergunta era realmente relacionada a técnicas mais utilizadas, como se fosse uma "assinatura" brasileira independente da planta utilizada...

Mas de certa forma nada melhor para criar uma assinatura própria do país do que com plantas nativas da região...

Acho válida as duas visões a respeito...

Seguindo o raciocínio de "Nativas", o que vcs acham da utilização de Palmeiras para a criação de bonsai?

Creio que não se pode trabalhar muito com a espécie certo? pois a mesma não possui galhos,porém, seria essa uma tendência brasileira?

Agradeço a todos...
Abraço...

São José dos Campos - SP
Katashi

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Concordo plenamente com o Renan. O fato de usar determinados tipos de plantas não criam uma identidade. Afinal é facultado a qualquer cultivador trabalhar com as mesmas espécies. Mr Lo, cultuva ficus, hibisco, jaboticaba, pitanga e outras nativas Brasileiras, mas mantem a identidade do bonsai Chinês.

Identidade em meu entendimento é uma particularidade dentro dos estilos. Uma particularidade que possa identificar a origem do bonsai somente ao ver a planta, o que não é possível fazer somente ao ver a espécie.
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 5:19 pm    Assunto: Responder com citação

Foi exatamente o que eu quis dizer...

Um exemplo, japoneses, chineses, americanos, todos pegam nossas plantas e trabalham a seu modo, com seu estilo, com sua técnica.

Os Brasileiros tem estilo próprio, como um todo? Obviamente que temos grandes artistas, nunca pensei em desfazer o trabalho de tantas pessoas memoráveis que temos por aqui, mas existe identidade? A escola Japonesa é claramente diferenciável das outras, o Naturalistic também. Mesmo na Argentina, existe um modo de ver Bonsai, uma maneira de ver Bonsai, que é semelhante pelo país, criando uma identidade.

Repito, o Brasil é grande demais para ter apenas uma identidade, como o colega falou, os nordestinos trabalham com suas nativas, e possuem uma identidade, mas a mesma não pode ser comparada com o bonsai de São Paulo, ou do Rio Grande, existem muitas diferenças pois o país é enorme, e então entramos no conceito de identidade...

"Identidade cultural é o sentimento de identidade de um grupo ou cultura, ou de um indivíduo, na medida em que ele é influenciado pela sua pertença a um grupo ou cultura."

Portanto, posso me identificar com tal escola, com tal estilo, e me identificar com outras pessoas que também o fazem. O que quero dizer, é que pelo tamanho de nosso país, a variedade de estilos e gostos é tão grande, que um extrangeiro não tem como ver uma planta e dizer.. "Tipicamente um bonsai brasileiro".. No máximo dirá que é uma espécie tropical, do Brasil, mas não dirá que o artista é Brasileiro....

Me fiz entender?

Agora, quanto ao tamanho de bonsai, acredito que estamos com o olhar bastante viciado, se acreditamos que nossas plantas são grandes, que tal a opinião de alguém que frequenta encontros nos quatro cantos do globo, como o mestre Walter Pall? Em seu blog vemos sua opinião de quando esteve no Brasil:

"FRIDAY, NOVEMBER 21, 2008

Bonsai in Brazil # 3
There was an exhibt with a contest. Brazilians seem to go for samll and very small bonsai. By far the most popular size is shohin (25 cm and smaller) there."

A tradução:

"Quinta Feira, 21 de Novembro de 2008

Bonsai no Brasil #3
Ocorreu uma exibição de bonsai com um concurso. Os brasileiros parecem ir de bonsai pequenos à bonsai muito pequenos. De longe, o tamanho mais popular era o shohin (25 cm ou menor) na ocasião"
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 2:23 pm    Assunto: Responder com citação

Nickfury,

discordo de vc ao afirmar que o brasil tem identidade própria ou estilo próprio, pois o que se vê nos trabalhos brasileiros são modelos que repetem os padrões internacionais já vistos incansavelmente nos meios de comunicação. Penso que a diferença está nas espécies, por exemplo: o piteco trabalhado por nós brasileiros, seguem uma forte tendência de imitar os juniperos chinensis, a bouganviela segue a azaléia, a jabuticabeira o ulmus, e assim por diante, salvo alguns trabalhos criativos, porém isolados e não a ponto de dizer que é a identidade brasileira de fazer bonsai. Mesmo as espécies exóticas daqui acabam por copiar um estilo já visto antes em publicações estrangeiras.

não quero, aqui, diminuir o valor dos bonsaístas brasileiros, muito pelo contrário, pois fazem verdadeiras obras de arte em plantas com muita criatividade.

Agora, à partir disso dizer que existe uma identidade brasileira no bonsai, acho uma idéia, por enquanto, prematura e sem consistência.

Somente acreditarei quando existir um estilo genuinamente único e endêmico por todo o território brasileiro e que ainda não se tenha visto em outras partes do mundo.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho acompanhado essas discussões, mas até agora não tive coragem de expor oq penso. Acho q pode ser uma besteira sem tamanho, mas vou expor assim msm...
na verdade estilo cada um tem o seu, bonsai pra mim é a replica de uma arvore em miniatura com características evidenciadas.. uma caricatura de arvore!
vcs estão querendo fechar um contrato com o padrão brasileiro?
QUE CONSENSO É ESSE?
Uma grande característica nacional é a diversidade, por mim oque pode aparentemente ser falta de uma característica é a nossa característica.,.. a diversidade!
O bonsai tenta imitar as arvore que se sobre saem na natureza aquelas que resistiram as adversidades ou que cresceram vigorosas e imponentes em condições plenas. Não aquelas que vemos na cidade. Eu vejo grandes artistas brasileiros fazendo isso com as arvores nativas, dando aos bonsai deles a característica dessas arvores ao natural. Mas se vamos trabalhar um junipero, como eu vou fazer um desses tomar a característica de plantas locais, sendo q ONDE moro O clima é Tropical. Nos não inventamos o bonsai e não vamos reinventá-lo. Isso não nos diminui Tb não inventamos o futebol!
vejam que eu não mencionei regras ou escolas... a grosso modo, essas se aplicam ao caminho pra se chagar ao resultado... acho q a discusão aqui é quanto ao resultado, portanto não foi necessario discutilas.

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Léo ( Pépe )
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 03, 2009 7:14 pm    Assunto: Responder com citação

OLá amigos, lendo as mensagens deste topico me lembrei em certa ocasião de um workshop com o renomado Bonsaista de Porto Rico Pedro Morales. No seu workshop foi tocado justamente as caracteristicas das tecnicas existentes nesta arte tão linda que é o Bonsai.
Ele salientou que o bonsai sendo uma arte oriental segue as tecnicas milenares dos orientais. Mas daí se debateu o seguinte: se o Bonsai é a arte de minituarizar as plantas da natureza como seria se colocassemos tais tecnicas numa figueira por exemplo. Alguem já viu uma figueira na natureza no estilo ereto informal? Eu acho dificil! Vemos muitas plantas e arvores com sua beleza e explendor com galhos baixos e largados metros e metros de distancia e suas raizes enormes acompanhando o movimento do terreno. Vem a pergunta!!
Será que os orientais conheciam as figueiras? Será que eles conhecem o nosso Pteco? Dificil!!
Eles conhecem os pinheiros, os juniperos e as azaleias no geral.
Então pergunto a todos! Será que a tecnica que é utilizada não segue as plantas e arvores das suas regiões? Nos seguimos regras que são milenares.

Mas quem disse que regras não podem ser quebradas!

O Nick foi muito feliz em sua colocação e acho apropriada para tais questionamentos. Very Happy

Grande abraço a todos.

"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER"
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 11:04 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Jackson, a identidade brasileira no bonsai está mais na forma como a planta é estilizada, ainda que o estilo seja o classico japones. É natural que, ao observarmos um determinado trabalho, identifiquemos quem o fez. Se vc pesquisar em livros e albuns os trabalhos do mestre japones Kimura, verá que eles diferenciam bastante dos trabalhos do mestre Kawabe, por exemplo. Os esilos e as plantas trabalhadas por ambos são os mesmos: juniperos e pinheiros. Very Happy

Quero crer que, ao usar uma nativa para compor um determinado trabalho, o artista bonsaista deixa impressa sua assinatura, de forma a possibilitar com isso a identificação de quem trabalhou essa planta. Logo, sendo o bonsai uma arte japonesa, em que as escolas que definem os estilos e que são aceitas pela maioria dos praticantes tambem é japonesa, classica ou tradicional, resta-nos saber que, ainda que uma jabuticabeira seja estlizada como um moyogi, continua a ser uma jabu, mas dependendo de quem estilizou, certamente esse artista deixará estampada, sutilmente, sua assinatura nesse trabalho. Very Happy

Eu vejo isso mais ou menos como certas definições em bonsai, como por exemplo a classificação da planta se ela é um bonsai masculino ou feminino. Isso é algo sutil, aparentemente sem muita importancia, mas qu na verdade irá definir o tipo de vaso mais adequado ao trabalho.

Por isso que eu digo que alguns bonsaistas brasileiros conseguir impor sua assinatura em seus trabalhos, enquanto outros não. Talvez isso seja pouco para se definir como uma identidade do bonsai nacional, mas é relevante. Os mestres japoneses que citei, Kimura e Kawabe, tem assinaturas próprias e seu estilo de trabalho, ainda que sigam a escola japonesa, são diferentes, facilmente reconheciveis.

Temos, aqui em nosso país, pessoas que fazem bonsai classico, dentro das normas técnicas ou mesmo que seguem as linhas livres da escola japonesa, mas independente da espécie trabalhada, se nativa ou não, irão assinar seu trabalho e serão reconhecidos por isso. Pegue um trabalho do Hidaka e outro do Rock Junior. Ambos seguem as linhas clássicas japonesas, mas possuem identidade própria, que os distinguem. E olha que o Rock assimilou muito do que sabe com o Hidaka. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 11:08 am    Assunto: Responder com citação

Nick, agora eu gostei, tua colocação é muito pertinente, e concordo com tudo o que disseste.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: