|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
acgfilho
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 8:28 pm Assunto: Buxinho hokidachi |
|
|
Olá a todos,
comprei esse buxinho a uns 6 meses e acabei de reenvasa-lo. Pretendo seguir o estilo hokidachi. Gostaria da opinião de vocês e criticas para ver se estou no caminho certo !!! Seguem fotos:
Frente escolhida:
Lado 1:
Lado 2:
Fundo:
Do alto:
Obrigado,
Armando. _________________ "O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”" |
|
|
 |
acgfilho
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 8:58 pm Assunto: |
|
|
Seguem fotos melhores:
Frente:
Lados:
Fundo:
 _________________ "O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”" |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 9:28 pm Assunto: Muito Bom!!! |
|
|
Bonito buxinho... quanto ao estilo parece uma boa escolha o hokidachi mas acho que haverá de fazer algumas transformações, pelo que li, esse estilo, como outros, tem suas características fundamentais... mas vejo que ja começou a aramar alguns galhos para fechar a copa... bom trabalho!!!
para dúvidas segue um blog bacana do Guto onde colocou os principais estilos: http://guto-bonsai.blogspot.com/2009/08/dica-pricipais-estilos-de-bonsai.html
Boa sorte no que irá decidir pois tem um belo bonsai em suas mãos...
Abraço...
RicardoGV  _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
acgfilho
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 11:42 am Assunto: |
|
|
Olá ricardo,
que tipo de transformações vc sugere?? A única coisa que não gosto muito nele é o troco que pelo nebare tá mais pro estilo Neagari do que Hokidachi (eu acho !!!!)... Pode criticar a vontade!!! O importante é o aprendizado!!!
Abraço,
Armando. _________________ "O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”" |
|
|
 |
Paulo de Souza Visitante
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 12:17 pm Assunto: |
|
|
Ricardo,
Limpe a planta pois está congestionada de galhinhos, plante em um vaso de adestramento (bem grande) e aguarde a planta se desenvolver. Somente depois disso poderá começar a pensar em estilo. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 12:23 pm Assunto: |
|
|
Paulo
Só uma dúvida:
Este vaso de adestramento tem algo a ver com o escorredor?
abraços! |
|
|
 |
Paulo de Souza Visitante
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 12:35 pm Assunto: |
|
|
Joao Laudir escreveu: | Paulo
Só uma dúvida:
Este vaso de adestramento tem algo a ver com o escorredor?
abraços! |
Olá João,
O vaso de adestramento serve justamente para que a planta se acostume com o ambiente de confinamento. Por esta razão é que se chama vaso de adestramento.
Assim, deve ser utilizado um vaso grande para o início do adestramento, devendo ser diminuido a cada replante.
O escorredor tem diversas funções, dentre elas um rápido escoamento da água etc.. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 7:55 pm Assunto: |
|
|
Olá Armando!
Se vc pretende fazer um hokidachi, é necessário saber algumas regrinhas do estilo. Se fugir muito delas terá uma planta irreal.
Vamos lá:
1. Nebari - tem que ser radial, baixo
2. Vaso - deve ser baixo
3. Não deve haver monte de substrato junto ao nebari (elevação)
4. O tronco deve ser retilíneo
5. Os galhos devem nascer bem próximos uns dos outros.
6. A ramificação primária naõ deve se cruzar
7. A massa aérea deve cobrir toda a copa e deixando aparecer o início dos ramos primários.
Ainda, completando as informações dos colegas:
1. Chamamos de vaso de treinamento
2. O objetivo não é confinar e sim dar muito espaço para as raízes crescerem
3. Pelo tamanho dela tem que pensar no estilo já.
A meu ver esta planta pode dar um bom moyogi ou raiz sobre pedra.
Neagari também acho que não porque as raízes também devem ser radiais, como de uma planta no mangue.
Paulo, não fique brabo comigo, é que "adestramento" e "confinamento" são termos usados para o reino animal!
A correção é salutar. No início, bem no início, um dia escrevi "eustaquia". Me corrigiram!! Falei que era "eustaquia" porque era "eu" que ia fazer.......não colou!!!............rsrsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 8:39 pm Assunto: estilo |
|
|
acgfilho,
Analisando mais sobre o estilo que haviamos falado, neste blog que te passei há um estilo que vejo como uma alternativa; seria o KORABUKI ¬ TARTARUGA, pois se você der uma limpada em alguns galhos (como disse nosso amigo Paulo de Souza, que confundiu nossos nomes ), e redirecioná-los na forma do estilo, pode haver sucesso...
As dicas do Elio é de tamanha experiencia e muito aproveitável tb... voce ficará cheio de novas ideias, boa sorte (não fique louco )
Lembrando que é somente uma dica, faça sua vontade e o que seu coração em harmonia com sua planta decidirem para seu bem estar e dela, o que é mais importante...
Peço que os bonsaístas mais experientes me corrijam se estiver errado, pois estamos aqui para aprender com nós mesmos...
No mais, boa sorte no que irá decidir!!!
Abração, RicardoGV. _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 27, 2009 9:09 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, no seu 2º parágrafo vc disse uma coisa que sempre foi o fiel da balança, nas minhas decisões.
Tento avaliar a planta à luz das regras mas, o que irá prevalecer, sempre será o meu gosto pessoal.
Afinal, bonsai a gente faz para agradar a si próprio!
Perfeitamente correto!
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
acgfilho
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 9:58 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos pela ajuda!!! Concordo plenamente com vcs, Elio e Ricardo... Acho que primeiro deve nos satisfazer... Mas, ás vezes uma opinião pode abrir um outro caminho e nos direcionar para um estilo que estava escondido na planta e que não nos atentamos.
Elio, siceramente cara, não conseguiu ver um moyogi de jeito nenhum!!! Minha visão de principiante ainda não está além do alcance!!!! hehehe Na hora, comprei pensando num estilo hokidashi, mas acabei me passando nos detalhes da escolha... Coisas de principiante. Achoi que vou insistir no estilo Hokidachi... Vou analisar o estilo KORABUKI que nosso amigo Ricardo comentou (gostei muito) e vamos ver o que vai dar.
Aproveitando o tópico, que pra mim rendeu muito, gostaria de deixar aqui a evolução da minha romã que já está comigo a +/- 8 anos e que, através do forum, criei coragem pra muda-la. Ainda estou no meio do caminho, mas aguardo a opinião/crítica dos senhores para saber se estou no caminho certo. Aqui vai:
Quando decidi intervir (estava esquecida num canto):
Depois de uma poda severa e alguns meses:
Como está hj:
Abraço,
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 28, 2009 11:25 am Assunto: |
|
|
Elio, obrigado pelas considerações... vindo de pessoas mais experientes do que eu, vejo que meus passos iniciais de pesquisas e estudos foram corretos... fico assim mais satisfeito por esta praticando esta arte tão bela...
Armando, foi certeiro o tiro dado na poda drástica que fez em sua romã... com esse tronco bipartido dá pra visualisar um futuro SOKAN... dê uma olhada lá no blog do guto, sobre os estilos de troncos partidos...
Bela romã... ótimo trabalho... ( O Nebari tá show!!!)
Parabéns!!! Abraços a todos..
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
acgfilho
|
Enviada: Qua Out 28, 2009 12:03 pm Assunto: |
|
|
HEHEHEHE!! Valeu Ricardo!! Vc não sabe o quanto fico satisfeito em ouvir isso!!! Essa romã é um dos meus xodós... Ela juntamente com meu flam são meus primeiros bonsai e tenho muito apego a elas. Pois bem, estou pretendendo adensar a copa, mas estou meio perdido quanto ao estilo. Pelo que entendi, no sokan a tronco deve se dividir o mais baixo possível, perto do solo e o tronco principal deve ser maior que o outro. Até aí td bem, mas e a copa?? Devo considerar os dois troncos e fazer a triangulação?? Qual o próximo caminho??
Abraço,
Armando _________________ "O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 28, 2009 1:19 pm Assunto: |
|
|
Armando, como o Ricardo disse, o que vale é o gosto pessoal. Quanto a "ver" um moyogi é simples: Escolher o tronco mais sinuoso, escolher mais 1 ou 2 para fazer Jin, o resto poda tudo. O Jin pode ser mais baixo ou mais alto do que o tronco vivo.
Quanto ao romã vc está certo, para ser sokan os 2 troncos devem nascer bem baixo. Essa romã apresenta-os muito alto. Ainda, no caso do sokan, pode ser com 2 copas ou com uma copa só.
|
|
 |
acgfilho
|
Enviada: Qua Out 28, 2009 2:59 pm Assunto: |
|
|
Beleza então Elio... Eu vou analisar direito o buxinho pra ver como irei fazer. Tem alguma coisa nele que não tô gostando pra um hokidachi e são justamente aquelas observações que você postou antes. Acho que provavelmente teria que fazer um bom shari tb pra mudar radicalmente para um moyogi. Vou analisar com calma...
Com relação a romã vou continuar adesando a copa, correto??
Abraço,
Armando _________________ "O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|