FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Apelo por um bonsai melhor
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Katashi

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

vhobus escreveu:

Digo a meus alunos: Essa muda é apenas uma muda para vc treinar aramação, poda, adubação etc..... Nunca será um bonsai para expor em algum concurso. Ele sabe que para ter um bonsai de qualidade, vai precisar uma materia prima de maior qualidade tb.

Sabe porque você age desta maneira Valdir ? Por que você leva o bonsai a sério como arte, e não vê nele um negócio. Caso contrário você não daria esta informação/formação a seus alunos. Você agiria exatamente de maneira contrária, pra que eles fossem sempre dependentes de você.

Quem esconde o próximo passo a ser dado é porque muitas vezes não tem certeza qual é o próximo passo. Tem gente que com muito pouco tempo de bonsai, e menos ainda de estudo, sai por aí dando curso e palestra. Tem uns que vão mais além ainda.....

Criticam, criticam e criticam os ditos "mausai" de supermercado, mas o que tenho visto nos cursos são plantas muito piores que eles.

Parece que a ética só foi feita para os outros.

Certa vez vi uma matéria de como aprisionar porcos selvagens. Funciona mais ou menos assim. Uma vez identificado onde os porcos costumam comer, coloca-se uma primeira cerca, deixando-se aberto ainda por três lados, os porcos nem se dão conta disso. Passado mais um tempo coloca-se uma segunda cerca, deixando-se ainda aberto por dois lados, novamente os porcos não se dão conta. Depois de mais um tempo coloca-se a terceira cerca, agora só resta um lado aberto, porém os porcos, que já se acostumaram com as outras cercas continuam sem se dar conta. O próximo passo é fechar pelo quarto lado, e a partir daí esta completado o cercado e os indivíduos até agora livres viraram de hora pra outra prisioneiro. E o pior de tudo isto é que não se deram conta.

O que isto tem há ver com bonsai ?

Continuem com seus “clubinhos de bonsai”, não criem associações e federações registradas, como se vê por toda a Europa, vivam no “paz e amor”, achando que tudo que se faz é pela nobreza da arte, e continuem a pensar que todos são bem intencionados.

Enquanto uns choram, outros vendem lenços, e como vendem......
Quem tiver ouvidos que ouça.........
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde!

Este tópico me chamou a atenção (puxão de orelha mesmo).

Da minha parte, tomo a decisão de evitar comentário/resposta superficiais que não venham ajudar ou trazer conhecimento.

Agora, estou preferindo postar evoluções dos meus pouquissimos bonsai(s?) mesmo sendo tao iniciante no cultivo do bonsai.

abraços e espero melhorar a qualidade do fórum que considero "O" melhor de todos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

...

O tema desse topico é: Apelo por um bonsai melhor, mas para melhorarmos os bonsai precisamos melhorar os bonsaistas. Quando eu vejo um topico que não me ''inspira'' a postar eu simplismente não posto, deve ser por isso que mesmo com algusn anos como participante eu ainda tenha poucas postagens, procuro sempre melhorar como pessoa para depois melhorar como bonsaista e depois conseguir fazer um bonsai melhor.

Sabem porque temos uma boca e duas orelhas?
Pra ouvir mais e falar menos!

Abs e reflitam
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Criticar, mostrar, instruir, orientar, compartilhar, são atitudes que só vem para ajudar, mas desestimular, pura e simplesmente, não tem função alguma.

Quando alguém da um passo errado, a gente mostra o caminho, apenas dizer que está errado não colabora com nada.
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 7:51 am    Assunto: Responder com citação

Amigos, todos nós desabafamos!

Agora vamos votar ao foco?

Em outro topico vi uma colocação bem interessante do nickfury sobre a identidade do bonsai. Me pergunto quais as caracteristicas que tem o nosso bonsai? Sei que tem gente que briga por um bonsai mais classico e tem gente que defende uma arte mais natural. Sabemos que nunca faremos nada igual ao japones, nem o japones faz igual ao chines...

Sabemos que todo idioma quando sai de seu pais de origem acaba absorvendo caracteristicas proprias, quais são as nossas?

Acho que para melhorarmos precisamos nôs conhecer.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 3:11 pm    Assunto: Responder com citação

concordo com vc Rodrigo,
Citação:
tem gente que briga por um bonsai mais classico e tem gente que defende uma arte mais natural

eu to tentando tirar a média!
hehehe

não sei se é impressão minha mas por exemplo o Marcelo de cabo frio, as plantas dele tem uma caracteristica bem propria!
alguns bons representantes do nordeste tb!
acho q nossa caracteristica não precisa ser buscada, o brasileiro tem inerente a ele a criatividade e nosso entilo vai nesse caminho. criativo e despreocupado.

não sei se disse besteira..
mas é oq me parece

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 3:49 pm    Assunto: Responder com citação

Essa discussão tá boa d+.
Mas, para jogar lenha na fogueira:
Fala-se muito em uma identidade nacional. Mas, nem o povo tem isso.
O Brasil é feito de várias culturas, varios povos e tribos. Tem gente de todo o mundo. Aqui é quase como um ponto de encontro.
E isso não é negativo, pelo contrário. Essa diversidade faz do paíz um dos mais dinâmicos.
Eu sou de descendencia européia (3º grau), e assim muitos do sul tb. Outros tem descendencia afro, oriental, etc, etc.
Como misturar isso tudo e fazer uma coisa uniforme? ou melhor, pra que fazer uma coisa uniforme?
Não precisamos de uma identidade única. precisamos de
unidade na diversidade , ou seja: termos o mesmo objetivo, e ainda assim trabalhando de modo diferente. Qual é esse objetivo? Um bonsai de qualidade, independente se é clássico, naturlaistic, chines, europeu, etc....
O problema é que muita gente acha que fazer um bonsai "não clássico" é fazer qualquer coisa. Não é isso. Mesmo o naturalistic, não seguindo estritamente as regras do bonsai japonês, tem padrões estéticos definidos.
Então, minha opinião é que precisamos parar de nos degladiar pra ver quem tem razão, e começar a buscar um amadurecimento na arte.
Ilusão achar que na europa tem uma identidade. É só olhas os livros da premio OLEA: temos desde clássicos japoneses até chineses e naturalistic.

Bonsai é maior que isso. Sabe, acho q muitas vezes na ância de libertarmos o bonsai de uma escola, o aprisionamos a outra.
Falamos: "bonsai não é como os japoneses fazem, é como o fulano faz". Eu digo mais: Bonsai não é nem como os japoneses fazem, nem como os europeus, nem como o sr. dr. fulano, nem como eu faço, nem como vc faz. Bonsai é tudo junto, cada um do seu modo, mas todos com qualidade.
Já vi plantas naturalistic excelentes, e tb porcarias. Já vi plantas classicas excepcionais e tb alguns lixos. não existe uma formula. Existe a paixão, o desejo de fazer o melhor possivel.

Aí vem alguém e me diz: "ah, mas eu quero só pra mim, não vo por em exposição nem concurso". OK, eu digo. Então quer dizer que já que é só pra vc, não precisa ter qualidade? não precisa ser feito do melhor modo possivel?

Qualidade nada tem a ver com escolas ou tendencias. Desde um bonsai que tem por objetivo um concurso internacional, até aquela plantinha que queremos ter pra nosso proprio deleite, precisa ter qualidade.
Renan Campara Braido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 3:57 pm    Assunto: Responder com citação

Faço minhas as palavras do Valdir e acho inclusive que estas palavras são o que na verdade todos nós queríamos pensar... E olha que isso vem sendo discutido há muito tempo....hehehhe

Valdir, ao invés de colocar a lenha pro fogo, você acendeu a luz.... Pra mim, esse assunto está esclarecido....

E isso vem provar discutir, mostrar opiniões e tudo mais que a maioria (exceto uma meia duzia por ai) faz por aqui é ÓTIMO.

Eu concordo PLENAMENTE com você e , como disse, pra mim essa "busca" por uma identidade está resolvida....

Um abraç a todos!

EXCELENTE TÓPICO

Renan Campara Braido
Katashi

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 4:57 pm    Assunto: Responder com citação

Boa Valdir.

Só mais uma reflexão. Nossa arte, assim como o ser humano de maneira geral de encontra no promontório. Estamos vivendo numa pós-modernidade, o que é difícil definir. Alguns datam seu início no final d século XIX e outros o colocam entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o início da década de 50. Uns acreditam que o que chamamos de pós-modernidade é um rompimento total com a modernidade, assim como a Modernidade foi o rompimento com os princípios que nortearam a Idade Média.

Seja como for, fato é que estamos atravessando uma fase Histórica com nuances particulares. Disso ninguém duvida. O problema maior é que a distinção entre a Modernidade e essa nova fase, batizada de pós-Modernidade, reside basicamente, não na dissociação absoluta entre elas, mas sim, na ânsia que a pós-modernidade tem de radicalizar alguns pressupostos nascidos e gerados na Modernidade.

Nessa esteira ideologia de nossa época, as quatro palavras-chave ou palavras de ordem são : relativização, aversão , descontrução e hedonismo.

A relativisação dos valores é um princípio basilar pós-moderno. A aversão em relação a tudo o que se apresente como institucional, organizado é outra tendência comum, com isso virou moda a descontrução.
Como conseqüência de tudo isto, chegamos à quarta palavra-chave, o HEDONISMO, que é a crença de que o prazer é o maior fim da vida, o maior bem da existência, esta convicção tem se tornado o único padrão ético de nossos dias.

Bom, a esta altura, quem não desistiu da leitura deve estar a se perguntar : O que isto tem a ver com bonsai.

Bom vamos lá. Tudo isto que coloquei foi justamente para falar sobre as regras do bonsai. Vejo inúmeras vezes pessoas combatendo as regras, mas em geral não apresentam argumentos suficientes para defender suas idéias, simplesmente dizem, eu me sinto bem fazendo bonsai assim, pra mim bonsai é isto. Vejam o que eu disse sobre Hedonismo. Na verdade, a pessoa não tem culpa, ela foi envolvida pelo sistema pós-moderno que colocou na cabeça dela que ela deve ter aversão a regras, deve desconstruí-las e como justificativa vem a busca pela satisfação do seu prazer particular. Nada importa, só o seu prazer pessoal.

Se assim o for, então o axioma desta pessoa passa a ser a orientação do gato à pequena Alice, no clássico ALICE NOS PAÍS DAS MARAVILHAS, do inglês Lewis Carrol : QUANDO NÃO SE SABE PARA ONDE IR, QUALQUER CAMINHO SERVE.”

Para não me alongar continuo a reflexão em outra oportunidade, ainda quero falar dos policitamente corretos, estes ditadores disfarçados.
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Perfeita reflexão. Essa é nossa época. Já vem desde o iluminismo, que lançou fora qualquer alteridade (Pressuposto de que o indivídio só é alguém no coletivo) tornando o EU (indivíduo) a medida de todas as coisas. Ou seja, "se eu gosto tá bom". Segundo o iluminismo, a "lumen" (centelha de luz) interna de cada um de nós é que diz o que é certo e errado, e não precisamos mais nos justificar diante do outro.
Se esse pensamento for transferido pro bonsai, as regras tornam-se monstros, pois são totaliter aliter (totalmente outro), fora de nós, e logo, contra nossa lumem. Nada pode ser definido de fora, pois EU é que sei o que é melhor para mim.
Porém, são os mesmos que dizem que não precisamos regras que correm para um arquiteto e um engenheiro para fazer uma planta antes de contruir uma casa. Por quê? pra nao correr o risco de contruir algo errado. E o arquiteto e o engenheiro (alteridade) ditam as regras: para tal estrutura vc tem q usar vergalhões de meia polegada, tem q usar treliças, tem q usar um numero X de sacas de cimento, senão a casa cai.
A pessoa vai pra casa e faz tudo diferente, afinal de contas, ela é que sabe como ela gosta, não é? "Vamos quebrar as regras"!!! Claro que não. Se a pessoa tem bom senso, vai seguir o projeto.

Interessante como em determinadas coisas não queremos ser tão radicais e sair quebrando as regras, e em outras somos tão "cheios de lumen" que ignoramos séculos de estudos e trabalhos para reinventarmos a roda (reinventarmos o bonsai???)

Não digo com isso que precisamos simplesmente seguir cegamente as regras. Elas não foram feitas para isso.
Sua função é sinalizar o que seria o melhor caminho.
É como a placa que diz: velocidade máxima 80kh. podemos andar a 120kh? sim... mas...... por nossa conta e risco.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

PQP... Muiiiiiiiiito bom o novo rumo que este tópico tomou Exclamation Exclamation Exclamation

Valdir, Katashi, Rodrigo
Estes últimos textos devem ser lidos por todo bonsaísta que se preze... Parabéns a todos!!!

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!!
Tenho acompanhado esta discussão com muita atenção e lido os post´s com mais atenção ainda.
Dias atrás pensei em postar alguma coisa mas achei muito infantil, porém, hoje me sinto na obrigação de retornar ao início da discussão.
Basicamente quando se fala em DAR cursos de bonsai.
Já participei de vários e vários e na maioria fiquei boquiaberta.
DAR cursos requer algumas técnicas....existe uma coisa chamada DIDÁTICA, existem regras mínimas. E na maioria nunca vi a mínima didática, algo chato e que não leva o/a aluno/a a se interessar para crescer naquilo que está aprendendo.
Exemplificando....na maioria dos cursos o "mestre" oferece uma planta e/ou graveto para ser trabalhado.... Ao final chamam de bonsai.
"Ensinam" que um galho podado, fazendo assim ou assado brotará e será outro bonsai....
Fico estarrecida com o que vejo e ouço..erros grosseiros sobre bonsai e na maioria das vezes não levam o/a aluno/a a pesquisarem e estudarem.
O que os chamados "mestres" falam é REGRA e ...........
Assim não cresceremos nunca no Brasil.
Desculpem se embolei a discussão e se não citei os últimos post´s que por sinal são elucidativos e perfeitos.........
Angela Fernandes
Katashi

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 6:35 am    Assunto: Responder com citação

Valdir, perfeita suas colocações.

Na lógica hedonista que rege a pós modernidade, se algo provoca prazer ou emociona, então conclui-se que é bom. Ou seja, a ética da pós-modernidade é o prazer e a satisfação.

A atual tendência, perdominantemente a partir dos anos 90, é que só devemos nos sacrificar em prol da uma causa que traga uma compensação imediata ou em prol de causas “charmosas” como as que se baseiam no conceito de POLITICAMENTE CORRETO e, por isso , trazem um benefício à imagem de quem se envolve. É esse o espírito prevalecente em nossos dias.

Além de ser extremamente impopular na pós-modernidade o sacrificar-se por algo que EXIGE PACIÊNCIA para que dê frutos, a lógica hodierna determina que não basta que o propósito do sacrifício seja correto; ele deve ser POLITICAMENTE CORRETO. Mesmo que o resultado seja parcialemente imediato, basta ser politicamente correto. (Talvez seja por isso que os moderadores estão aborrotando minha caixa de mensagens quando sou direto, quando não sou polido. Já respondi em particular e agora o faço em aberto, NÃO TENHO NECESSIDADE DE PRESERVAR MINHA IMAGEM, NÃO GANHO NADA COM ISSO. DISCUTO BONSAI , SEMPRE FUI E SEMPRE SEREI DIRETO).

Bom, mas voltando ao assunto. Seguindo esta lógica hedonista, esta moda crescente do politicamente correto, vemos que na verdade a maioria não se interessa pela causa em si, mas investem em causas sociais nobres pensando em si mesma, e não no próximo. É a lógica hedonista que determina o ato, a escolha, “ vai ser bom pra mim ?” “vai lustrar minha imagem ?” “aumentará minha credibilidade ?” “vou ganhar com isso ?”, e ainda, vou ganhar elogios quje darão prazer a meu ego ? ( No bonsai é diferente ? uns que não sabem nada viram mestre da noite para o dia, sabe o que é isso, investimento, inventimento na própria imagem, é por isso que algumas plantas medíocres proporcionam tópicos de 3 a 4 páginas de resposta, alguém esta preocupado em ajudar ? que nada, é apenas investimento na própria imagem.)

O fim do “sacrifício”, da regras, e o boom da solidariedade e da solicitudde baseada na lógica da compensação e na ditadura do politicamente correto só reforçam a percepção da predominância da ethos hedonista na sociedade, demonstando um “ensinamento” camuflado de bondade. (quem tiver ouvidos que ouça).

Bom, por hoje para por aqui para não alongar ainda mais, ou para não ser moderado, visto que minha caixa de mensagem já deve estar abarrotada de repreenções e ameaças como ontem.
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 8:30 am    Assunto: Responder com citação

Meu caro Katashi, ontem, retirei deste Fórum uma pessoa porque nas suas mensagens ele não era polido

Citação:
(Talvez seja por isso que os moderadores estão aborrotando minha caixa de mensagens quando sou direto, quando não sou polido.

POLIDO (Segundo o Aurélio) - atencioso, cortês, civilizado.

Tenho certeza de que esta deva ter escapado nas suas colocações e, notando que você tem um vocabulário bastante extenso, só pode ser isto. Acredito eu!

Citação:
Já respondi em particular e agora o faço em aberto, NÃO TENHO NECESSIDADE DE PRESERVAR MINHA IMAGEM, NÃO GANHO NADA COM ISSO. DISCUTO BONSAI , SEMPRE FUI E SEMPRE SEREI DIRETO).

Como você está começando entre nós, embora acredite que seja um bonsaísta com vasto conhecimento e plantas maravilhosas, gostaria, como muitos de nós, que você, efetivamente, se apresentasse em nosso QUEM SOU EU, mostrando um pouco de você e de suas plantas pois só assim você poderá preservar a sua imagem.

Só como observação, os moderadores estão atendendo a um pedido meu ou seja: não permitir grosserias neste espaço ou seja: sermos polidos.

O conhecimento não nos permite sermos mal educados.

A presença de pessoas com conhecimento trará sempre a este espaço o aprimoramento não só em nossa Arte Bonsai mas também na evolução de nós mesmos.
Me perdoe a colocação mas, nestes anos, tenho visto pessoas que entram neste espaço e, em 3 colocações, sem se apresentarem, sem sabermos quem seja, vão despejando fel em suas mensagens. Não posso permitir este tipo de atitude. Minhas intervenções dentro do Fórum são mínimas e restringem-se ao necessário como é este o caso.
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Apenas uma sugestão:
Acredito que nem todos os bonsaístas devem estar sabendo que está sendo estruturada a UBB - União Brasileira de Bonsai, uma entidade que tem por objetivo representar os bonsaístas brasileiros.
Ela está sendo formada por um grupo de associações/grupos de bonsai de várias regiões do país.
Penso que deste posto possa ser gerado um resumo/documento com os pontos mais importantes aqui colocados para ser encaminhado a eles. Se não me engano o Elio está participando.
Não sou a pessoa qualificada para isto.
Valdir, pelas postagens, você poderia ficar responsável por isto?

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Página 5 de 7

Ir para: