|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Out 24, 2009 7:09 pm Assunto: DESFOLHA NA ALPORQUIA.............! |
|
|
Pessoal, no link abaixo vocês podem ler várias postagens, no fórum da Bonsaimilenar, tratando de desfolha na alporquia.
O assunto é vasto, então, gostaria de discutir o assunto.
Eu não tenho conhecimento técnico, com embasamento firmado em experiências e/ou literatura mas, se alguém tiver tal embasamento (só para não ficar no ("eu acho...") poderia ajudar a todos discorrendo sobre o assunto:
http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=49&t=3460&st=0&sk=t&sd=a
=QUANDO SE FAZ A ALPORQUIA, É BOM FAZER DESFOLHA TOTAL, PARCIAL OU NÃO FAZER?=
ABRAÇO _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 28, 2009 5:15 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, nunca havia ouvido falar que se desfolha um galho ou rama antes de proceder a alporquia. Creio que isso debilita o material, então, no meu caso, não faço. Retirar alguns galhinhos que estejam atrapalhando, ou cortar alguns espinhos para facilitar o trabalho (principalmente em alporques em piracantas) é até viável. Mais que isso, creio ser desnecessário.
Mas, é como dizes: melhor testar e verificar, antes de opinar. rss  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Qua Out 28, 2009 5:21 pm Assunto: ... |
|
|
Não consigo acessar, pede login e senha...
Mas enfim, também acredito que o ramo alvo da alporquia fica debilitado, acredito que a planta solte raízes mais fácil se tiver algo a alimentar no ramo escolhido...
Abraço... _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
São José dos Campos - SP |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 12:20 pm Assunto: |
|
|
Olá Élio, muito boa sua pergunta, também tenho essa dúvida.
Mas você quiz dizer desfolha em que momento, enquanto o alporque está desenvolvendo raizes, ou após a separaração da muda da matriz, ou em ambas as situações?
Eu imaginava que após o corte, ao plantar a muda em um vase de treinamento, uma desfolha parcial seria o recomendado, mas somente nesta situação.
Sds
Alex. _________________ “Você pode considerar uma planta como uma pincelada numa tela ou como um ponto num bordado, porém não deve esquecer que se trata de um indivíduo.”
Roberto Burle Marx |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 4:59 pm Assunto: |
|
|
A desfolha ao fazer o alporque também considero não recomendada. Afinal são as folhas que farão o beneficiamento da seiva para induzir a formação das raizes no alporque. Na hora da retirada, como tem-se raizes pequenas e poucas é bom compensar com a retirada parcial de galhos e folhas. Mas se a gente vai fazer um alporque de um galho grosso, ele tem uma grande massa foliar, então parte dela já se recomenda tirar ao fazer o alporque.
Atenção para coníferas: Não se deve retirar massa verde na retirada do alporque. Perdi inúmeros alporques de juníperos porque reduzia a massa verde ao retirar, como faço com outras plantas. Até que um dia minha sogra, inocentemente, retirou um alporque e plantou sem tirar massa verde. Não fale a ela mas pensei comigo: isso não vai dar certo. Pois amigos,foi o único que vingou. Semanas seguintes encontrei o mestre Charles Ferrante Jr. num congresso e comentei com ele. E ele confirmou: é isso mesmo, não se deve retirar massa verde das coníferas pois mata as raizes correspondentes aos galhos retirados. Segundo ele, o que faz quando faz alporque em coníferas com galhos grandes, é retirar boa parte da massa verde ao fazer o alporque. Depois disso, voltei a fazer e retirar alporques de coníferas sem tirar massa verde e todos vingaram... Vejam os colegas que se criou aqui uma situação oposta as demais plantas.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Nov 04, 2009 10:31 pm Assunto: |
|
|
Ola Nicky, Fernando, Alex e Xará!
Acho que as postagens falam por si só!
Quem quiser aprender é só ler calmamente!
Obrigado, pessoal! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|