FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Apelo por um bonsai melhor
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Katashi

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Valdir, retomando.

Só um pensamento antes :

“ o bom senso é a coisa mais bem repartida deste mundo, porque cada um de nós pensa ser dele tão bem provido, que mesmo aqueles que são mais difíceis de se contentar com qualquer coisa, não costumam desejar mais do que o que tem” Descartes

Respondendo seu questionamento sobre qualidade.

Qualidade antes de mais nada é mudança cultural. Como ? Antes de falar em qualidade cabe-nos falarmos de MÉTODO, META, - META (que significa “além de”) e HODOS (que significa “caminho”). Portanto método significa “caminho para se chegar a um ponto além do caminnho”. Neste ponto identificamos que a qualidade precisa de um caminho, uma referência, ou em nosso caso, uma regra. Logo, a mudança cultural que falei no início é justamente a aceitação da regra, do método. Portanto Valdir, a definição de qualidade, em meu entendimento, mesmo dentro da arte e dentro da liberdade que o artista pode disfrutar, está na harmonização entre regra e estética, levando-se em consideração que estética deve ser entendida neste caso como aquilo que desperta a emoção por meio da contemplação.

Vamos em frente, não vou mais para para discutir assuntos paralelos. Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo Paiva escreveu:
Apenas uma sugestão:
Acredito que nem todos os bonsaístas devem estar sabendo que está sendo estruturada a UBB - União Brasileira de Bonsai, uma entidade que tem por objetivo representar os bonsaístas brasileiros.

Ricardo, mesmo fazendo parte da organização da UBB, eu não contaria com a UBB durante um tempo. O que acontece é que a gente não consegue colocar uma associação em pratica enquanto não mudarmos: nossa cabeça e nossas plantas. Ainda não temos maturidade para isso!

Acho que esse bate papo (tirando as farpas) aqui é um passo muito importante para o bonsai no futuro, não que no futuro nenhum de nós seremos grandes mestres , mas estamos com um ponta pé inicial na qualidade do bonsai.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!
Tirando as farpas do caminho............
Valeu DOM MÁRIO !!!!!!!!!!
Obrigada, tudo nos trilhos agora vamos que vamos ao bonsai..........
Afinal, sou do bem............
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo Paiva escreveu:
Apenas uma sugestão:
Acredito que nem todos os bonsaístas devem estar sabendo que está sendo estruturada a UBB - União Brasileira de Bonsai, uma entidade que tem por objetivo representar os bonsaístas brasileiros.
Ela está sendo formada por um grupo de associações/grupos de bonsai de várias regiões do país.

Meu caro Ricardo, enquanto andarem a brincar às Associações/Grupos, não vai haver a minima possibilidade de uma Federação vossa vos representar no Estrangeiro....pelo menos com credibilidade, aliás não acredito sequer que alguma sobreviva muito tempo se não tiver por trás uma base que a sustente como deve ser, e isso só com muita dedicação e empenho...com a agravante, de que estas na maior parte dos casos são constituidas por pessoas que acumulam cargos administrativos da sua própria Associação...ou seja "deveres, cotas; Reuniões; Assembleias " etc...etc que nada tem a ver com mexer em plantas, mas sim trabalho burocrático necessário para a sua manutenção...tudo aquilo que me pareceu ser um incomodo para alguns de vocês...sem contar que para efeitos legais todas elas devem ser constituidas "sem fins lucrativos", o que quer dizer vendas que visem o lucro que não seja para pagar despesas de eventos, aonde estarão incluidas as deslocações de convidados especiais, etc...estão fora de questão! e todas as outras terão que ser devidamente justificadas/documentadas...não à cá a venda da árvore ou do vasinho...no máximo apenas no decorrer do evento e não aquando de uma qualquer actividade.

Ao ser constituida uma Federação, ainda que todos se possoam rever nela, no máximo apenas representa aqueles pelo qual ela terá sido constituida, as tais associações devidamente regularizadas...

Desconheço o regulamento da Federação Sul-Americana de Bonsai neste capitulo, mas para ser aceite pelas outras suas congeneres presumo que não fuja à regra neste assunto, e a julgar por exemplo pela EBA, todos os grupos ou Associações não estejam devidamente formalizados e Associados respectiva Federação do seu País, pura e simplesmente não existem e está-lhe vedado toda e qualquer possibilidade de exporem como está a acontecer por exemplo com um Clube Português...
http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=55&t=4025
Um episódio lamentável e que podia ter sido evitado em tempo útil, mas a realidade é esta...

É uma pena, mas são as regras do Jogo, não importando qual o grau de sapiência dos seus membros...apenas se estão ou não no barco, e creio que para o barco ser o mais consistente possivel, todas elas se devem regularizar e meter a bordo...o que não é o caso do exemplo acima (já que o clube está oficializado), tem a ver com outras questões internas de ambas as partes...mas que a seu tempo se resolverão, espero eu, para chegarmos a bom porto...

A existência de regularização destes clubes e Federação também ajuda a criar directrizes (padrão) para moderar e evitar que qualquer ser com meia dúzia de anos disto, ande por ai dar "cursos" sabe-se lá do quê!

Pessoalmente parece-me por demais hilariante que pessoas que com 3 ou 4 anos de bonsai, já dão workshops; palestras e cursos itenerantes por esse País fora,...no máximo o que sabem é como manter uma árvore viva e pouco mais,...estão a aprender e ainda não têm bagagem para ensinar! caramba...basta-lhes olhar para os seus exemplares e para os que se vêm na net (Bonsai dignos de nome) para saber se estão à altura para ensinar "Bonsai".
Como fazê-lo se ainda não atingiram maturidade suficiente na arte?, perfeitamente natural/condizente pelo pouco tempo que têm da mesma, meia dúzia de anos não é nada em Bonsai....e sobretudo porque quiçá também não ainda não têm/terão nenhum que seja verdadeiramente Bonsai???? e olha que à alguns que já andarão próximo das duas dezenas de anos disto e ainda não produziram nada de interessante do principio ao fim, reduzindo-os ao mesmo patamar em aonde nos encontramos...."de meros aprendizes"!
Não é vergonha nenhuma...vergonha é ser-se aluno e querer-se passar por professor, aproveitando-se da ignorância de terceiros para a auto-promoção, seja da sua imagem pessoal ou monetária, já que aquilo que nos propusemos, "ensinar" é uma falácia por também pouco sabermos, o pouco que sabemos partilha-se numa conversa amena com amigos, não se cobra por isso nem obriga a deslocações...mas cada um bem vive consigo mesmo.

Meus caros eu não procuro identidade de coisa nenhuma, mas se nos aprofundarmos na questão de fundo que se lê por cá com frequência:
Quando se procura avidamente uma:
ALTERNATIVA de Substratos
ALTERNATIVA de Fitossanitários
ALTERNATIVA de Vasos
ALTERNATIVA de Plantas
ALTERNATIVA de Adubos
ALTERNATIVA de Estilos
Ou se é muito bom como acontece com alguns dai e que são sobejamente conhecidos (não se preocupando/preocuparam com este tipo de auto-afirmações) ou se está-se no bom caminho de se praticar um "BONSAI de ALTERNATIVA"....

Já existem por ai pessoas que efectivamente são um optimo potencial de informação e excelente exemplo para seguirem...como Hidaka; Rock; Zezão; Tramujas; Roberto Gerpe entre mais alguns outros...pessoas que efectivamente ensinam como projectar a vossa fasquia de qualidade e imagem no estrangeiro...que me perdoem mas não vai ser com individuos iniciantes/aprendizes que se vai marcar o cunho de coisa alguma...são pessoas como aquelas que vos poderão iluminar e então mais tarde, com mais maturidade cheguem aonde pretendem...com muitas mais pessoas a passarem o legado...que assim seja.
para já a preocupação devia ser ESTUDO e mais ESTUDO.

Outro aspecto que me parece ser de alguma importância, é que para serem levados a sério, deviam começar por explicar a praticantes como acontece (entre tantos) por exemplo: no caso do Penjing das "fitas de Cassetes" e "Jardins Ninja" que antes de enveredar seja pelo que for, existe toda uma necessidade fisiologica dos exemplares que é necessário saber e respeitar, e que para além disso, existem coisas que ele deve ler antes de meter mãos à obra, noções estética próprias daquela vertente.
Que me perdoe o caro membro (não é nada pessoal), mas sinceramente foi infeliz na sua concepção e os comentários para uma comunidade que se pretende afirmar, roça o ridiculo, mais não seja, porque se incentivou não corrigindo de forma construtiva aspectos negativos do mesmo que eram/são por demais evidentes (Cego de um olho de Walter Pall), mesmo sabendo partirem de um iniciante devia-se ter dito que primeiro existem coisas mais básicas para praticar, ou ainda porque vendo que nada de bom haveria a dizer sobre o mesmo, preferiram fechar os olhos para não deixar de ser aprazível em vez de didático... um pouco à imagem de algumas "Salas de Pânico" que existem por ai.
Acho que neste contexto por vezes dizer-se que algo não está bem é salutar, ainda que seja apenas a nossos olhos, é apenas uma opinião pessoal e nada mais...afinal creio mesmo ser o único objectivo pelo qual se submete um exemplar para apreciação de terçeiros.... a critica é necessária e deve ser sincera (sempre), mesmo que por vezes possa ser ou parecer incomoda!

As minhas desculpas se por qualquer motivo fui "menos"correcto na escolha;exposição das minhas palavras ou nos exemplos apontados

Cordiais cumprimentos,

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 1:15 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Quero crer que este tópico, inicialmente, conduziu a uma vertente totalmente inesperada, ainda que muito do que se escreveu, tenha possibilitado, de alguma forma, a aquisição de algum conhecimento, ou discernimento. Shocked

Muitas colocações, como sempre, foram pertinente ao assunto tratado. Creio que as melhores foram as escritas pelo grande Elio. Ateve-se, de fato, a buscar o melhor consenso, usando para isso sua vetusta mas, sempre atual, sapiência. Cool

Conquanto tenhamos em mente que o principio que norteia melhor é aquele que conduz melhor, buscamos por vezes discutir tópicos acalorados, onde palavras pequenas ofendem tanto quanto palavrões. Isto posto, assevero que o conhecimento empírico de Dom Mario tem servido muitissimo bem para conduzir, como excelente timoneiro que é, o leme desse grande forum. Very Happy

Fala-se em ética, em responsabilidade, em qualidade do bonsai. Buscar a qualidade, em qualquer area de atuação, é fundamental. Todos queremos o melhor, é claro. Mas, nem todos cnseguimos, na maior parte das vezes, ter o melhor. Então o que fazer quando tudo que nós temos é o pior?

Foi-se o tempo em que eu preferia contrariar e indicar caminhos alternativos ou desviar-se desse tipo de condução. Com o tempo, advém a experiência, e aprendemos a ser mais comedidos, mais pacientes, conosco mesmos, mas principalmente com os outros. Sempre me pautei pela opinião de que, se sabemos algo que alguem desconhece, nada mais justo que repartir esse pouco que sabemos. Shocked

Outros, é claro, preferem antes julgar e condenar. Ou, então, ensinar como desistir. Mas se buscamos a qualidade, então o melhor é explicar como se chegar até a qualidade. Mesmo que, por vezes, tenhamos que mostrar isso com um material não tão primoroso ou não tão valioso.

Concordo com o grande Valdir: treina-se com o que tem em mãos. Mas, ao cabo do duro aprendizado, há que se ter condições na bagagem de, mais a frente, buscar melhor qualidade no que se adquire. O conhecimento adquirido na realidade do material inferior é que irá nos permitir ter em mãos material superior com que fazer algo de qualidade. Erra-se muito, até chegarmos a essa qualidade. Mata-se muito, por não entendermos muito bem como é que esse negócio funciona. Mas, se há motivação, e aqui digo que isso pode ser instigado, sempre há a possibilidade de se chegar ao menos perto de ter em mãos algo mais proveitável. Twisted Evil

Entrei tarde nesse tópico. Li todas as postagens e achei que, apesar do essencal que foi bem discutido e das colocações impertinentes, eu pudesse, tambem, colocar algumas impertinências minhas. Gosto de participar do forum, e sempre que possível, sempre opino. Busco ser construtivo em minhas colocações, mas gosto de uma discussão acalorada, tambem. Apesar de que alguns gostem mais de esquentar e criticar, aprecio que o calor das críticas, desde que direcionado e identificado em sua origem, leva ao crescimento, de alguma forma. Rolling Eyes

Então temos um tópico que suscita o forista a questionar e participar. Isso é altamente relevante e importa saber que, de qualquer forma, creio que a colocação inicial veio a ser bem discutida. E as colocações posteriores a ela, todas sem exceção, ainda que não tecnicamente ligadas ao tema, tenham tido, de aguma maneira, um certo potencial e importancia, pois fez algo fundamental: agregou influências e foristas em prol de uma boa discussão. Parabens a todos participantes pelo excelente nível técnico e apuro na colocação de suas opiniões. Continuemos, pois.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 1:45 pm    Assunto: Responder com citação

Otimas postagens...

Nick, de acordo com muita coisa que eu tenho lido acho que temos tudo para dar uma direção, fico triste que muitos bonsaistas prefiram montar panelas e discutir dentro de quatro paredes a reinvenção da roda ao inves de levar um assunto sério a nivel nacional.

Vejo tambem muita gente defendendo posição A e colocando em pratica posição B. Se nós, pessoas realmente interessadas, não mudarmos agora sera mais dificil lá na frente.

Mais uma pergunta para acalorar a discussão Twisted Evil Twisted Evil :

Vejo em muitos locais algumas pessoas baterem no peito e dizerem: Fulano não é bonsaista, cricrano nunca sera bonsaista...

Como podemos defir o que é um bonsaista? Twisted Evil Twisted Evil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 5:18 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Definamos que bonsaista seja aquela pessoa interessada, antes de mais nada, em aprender. Apenas aprendendo a lidar, a conhecer, estudando e observando, além de ouvindo, vendo, sentindo, é que poderemos realmente conhecer a matéria viva que temos em mãos e com ela formar algo que nos fala ao íntimo. Fazer bonsai não é simplesmente pegar uma planta, aramar, podar, cortar, adubar e regar. É muito mais complexo que isso, a meu ver.

E nesse caminho de aprendizado, vamos cultivando tambem boas amizades, cuidando de auxiliar aqueles que estão trilhando os mesmos passos e andando pelos mesmos caminhos por onde passamos antes. Lembrando apenas de avisá-los sobre os percalços desse arduo caminho, para que não incorram nos mesmos erros que nós, nem se desviem, à toa, como nós.

Só assim, então, poderemos um dia almejar ser identificados como um bonsaista. Uma palavra, como vê, mais cheia de significados. Ainda que simples, complexa em sua plenitude e ampla em suas oportunidades.

Creio que essa definição é passível de sofrer alterações, pois há muito ainda que aprender. Talvez, lá na frente, seja preciso estar reavaliando e acrescentando algo, como no bonsai, uma eterna arte viva, a se desdobrar continuamente, estranheza para uns, surpresa para outros, maravilhosa sempre. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky, Rodrigo!

Nicky, obrigado pelo elogio gratuito! De pronto posso dizer também que, de alguns anos para cá suas postagens tem se traduzido em verdadeiro e sábio aprendizado e, principalmente, de forma singela e politica/socialmente correta. Parabéns, amigo!

Rodrigo............vc quer ver o fórum pegar fogo?.................rsrsrsrs!
"Como definir o que é ou melhor, quem é bonsaísta"

Pois lá vai minha opinião:

Primeiro, fazer bonsai é e sempre será uma arte, independentemente se está sendo mal feita ou bem feita.

O Zé da esquina pinta uns quadrinhos e vende na feira. Coisinha mixuruca! Mas, ele vive disso: Pintura! Portanto é um pintor!

Picasso era um pintor, também.

O que os diferencia: Qualidade, sensibilidade, originalidade, talento, etc, etc, etc.

Porém..............os dois são pintores!

Eu faço bonsai, por hobby, há 6 anos. Sou um bonsaísta!
Hidaka-San, faz bonsai há mais de 50 anos. É um bonsaísta!

O que nos diferencia: Qualidade, sensibilidade, técnica, talento, etc, etc, etc.

Porém..........nós dois somos bonsaístas!

Isso acho que não pode ser negado!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

Elio e Nick,

acho que estamos prestes a conseguimos resolver um grande dilema!

Uma coisa que acho importante lembrar é que nem sempre a qualidade das plantas são um efeito principal para considerar um bonsaista. A um certo tempo, quando eu era ainda mais principiante, vi uma reportagem da revista como cultivar bonsai (depois vejo o numero) sobre um imigrante que fazia bonsai. Na minha humilde ignorancia não entendi as plantas dele, confesso que algumas eu detestei e me perguntei muito sobre quem poderia ser considerado um bonsaista. Eu via alguns caras fazendo bonsai a pouco tempo com plantas melhores do que aquele senhor e isso me intrigava (como eu poderia julgar, mesmo que internamente, um trabalho daquele).
Depois de muito estudar comecei a aprender a fazer a leitura visual da planta e da arte, isso pra mim foi muito importante (muita gente que eu tinha como referencia acabou!) e aquele ''velho'' imigrante veio a minha mente como um mestre.

Isso é muito importante, se a gente partir do ponto de que fez bonsai é bonsaista podemos ampliar muito nosso horizontes e visões.

Mesmo que hajam criticas estaremos dando um passo na arte, estaremos agregando o fator mais importante no bonsai : PESSOAS

Vai ter gente que vai malhar, mas acho que o principal fator no crescimento do BONSAI são as pessoas, é muito facil ficar no meio do mato fazendo bonsai, quero ver fazer em grupo!
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

completando:

Tem um cara do nordeste , chamado Jamil, que faz bonsai. Não estou aqui pra falar se as plantas deles são notas A, B ou C. Ele tem uma ''reboque'' tipo carrocinha escrito bonsai, o cara anda por todo lado vendendo, divulgando , expondo, sempre que tem algum evento lá esta ele com a barraquinha. Se aqui no Rio é dificil divulgar o bonsai imagina no nordeste (que sabemos que é muito mais dificil), imaginem o que o cara passa pra conseguir divulgar o bonsai?

Ai vamos supor que o cara só tenha plantas feias e ruins, quem tem moral pra falar que um cara desses não é bonsaista?????????

Editado pela última vez por Rodrigo_Dias_RJ em Sex Nov 06, 2009 7:39 am; num total de 1 vez
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 10:46 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente
os 3 fizeram boas colocações.. inclusive Jamil esta no meu orkut.
e é realmente muito empenhado!!
agora vamos supor q esta pessoa não se dedique a aprender(não é o caso do Jamil que como disse é empenhado). vamos supor ainda que essa pessoa venda por ex: uma muda plantada em um vaso de barro comprado em casa de macumba, o valor da planta "bonsai" = 150,00 reais e mostra para seu cliente uma revista com um bonsai fantastico e diz q vai ficar igual... aquela muda de jacare plantada em barro puro!

e agora?

oq dizer? de qq jeito ele esta divulgando o bonsai na barriquinha dele.

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 06, 2009 6:36 am    Assunto: Responder com citação

Pintor de parede / pintor de quadro= ambos são pintores
bombeiro militar / bombeiro hidraulico= ambos são bombeiros
bonsaista que que faz bonsai a dois dia e é interessado / bonsaista que faz bonsai a 10 anos e é picareta= ambos são bonsaistas

Filipe, nesse caso que vc citou os dois são bonsaitas!

A diferença é no CARATER!

Se pudermos dividir em categorias:

Bonsaista com vontade: Aquele que tem sede de aprendizados, corre atras, lê, estuda, procura viveiros...

Bonsaista de familia: Aqueles que fazem bonsai por ''herança'', uma coisa bem tradicional

Bonsaista des-interessado: Aquele que coloca a planta na janela e deixa la.... uma vez por ano poda umas folhinhas

Bonsaista mau carater: Aquele que conhece o assunto, mas vende um pedaço de galho em um vaso de macumba por R$ 50 (eu ja fui vitima de uns caras desses) e fala que vai ficar igual ao KIMURA.

Bonsaista mitomaniaco: Aquele que acredita na propria mentira. É aquele cara que fala que aquele galhinho vai virar a planta do KIMURA e acredita nisso! Ele tenta se convencer que sabe do melhor caminho, mas ele mesmo não segue (conheci varios...).

MAS TODOS SÃO BONSAISTAS

Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 06, 2009 11:13 am    Assunto: Responder com citação

Eu especulei essa historia pq um amigo comprou algumas plantas com esse bonsaista no minimo mitomaniaco rsrsrs(gostei dessa experssão)
e aqui em casa trbalhando algumas plantas que ele trouxe de são paulo, ele me disse " se não fosse aquela mudinha eu não teria conhecido bonsai da meneira como vejo hj"

T+
abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

Filipe,
as experiências negativas tem um fator muito importante no aprendizado.
Quando eu comecei tinha um monte de bons samaritanos que me vendiam uns ''galhinhos'' e falavam que seriam lindos bonsai no futuro. Isso serviu muito para conhecer as pessoas e as plantas. Sou um cara que não guarda magoa e rancor, as coisas ruins nos servem de lição. O mais importante é que nós, novatos em bonsai, não podemos influenciar os mais novos com esse erros. Eu sempre que possivel procuro passar para os mais novos as coisas ruins que aprendi e mostrar que os erros não podem se repetir.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Página 7 de 7

Ir para: