FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Testemunho sobre o Ulmus.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Renan Campara Braido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 4:09 pm    Assunto: Responder com citação

Meu Deus cara!

Que ULMUS monstro!!!

Parabéns !!!

Sou apaixonado com celtis... Imagino que MARAVILHA devem estar!!!

Mostra depois hein!!!

Abraço,

Renan
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 12:06 am    Assunto: Responder com citação

Nicky, mas que "plantinha"!!! Pena que eu não tenho espaço para isso, a minha humilde bacia de 20 litros não seria suficiente nem para acomodar as raízes podadas desse Ulmus!

Que maravilha de planta!!! Quando for iniciar os trabalhos de modelação poste Laughing , quero muito ver essa "plantinha" tomando forma!

Aqui em SP, nos extremos da cidade, há locais em que existem chácaras e sítios, onde se produz frutas, verduras e leite, que seriam prefeitos para esse tipo de plantio, mas se eu me mudasse para o extremo sul de SP levaria 3hs para chegar no trabalho no centro! E ter um terreno mais próximo do centro para plantar bonsai é financeiramente inviável Sad .
Fazer o que! Vou trabalhando os meus shohin em minhas bacias mesmo Laughing .

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 2:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marco, eu tb tenho muitas plantas em bacias e escorredores. Aliás, são bem melhores e mais fáceis de serem cuidadas que quando plantadas no chão. Uma bacia plastica, de resistência mediana, dura em torno de uns 4 anos aproximadamente, então rende até bem o cultivo nelas. Very Happy

Como resido em uma chacara, tenho por outro lado a opção de plantar uma coisinha ou outra no solo, para acelerar o crescimento e favorecer o engrossamento do tronco. Mas eu entendo a sua posição, com toda certeza. Infelizmente, nem todos podemos dispor de um espaço como o que eu tenho, mas o importante é continuar na arte, da melhor maneira que se puder, não é mesmo? Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 3:34 pm    Assunto: Responder com citação

É Nicky não dá para abandonar uma paixão, apesar de eu não poder cultivar plantas do porte deste seu Ulmus vou trabalhando como posso. É muito satisfatório ver as plantas crescendo, o tronco ganhando textura e os galhos ramificando!!!
Nos meus dois últimos projetos, que têm menos de um mês de início, eu plantei duas piracantas, uma de frutos laranjas e outra de frutos vermelhos, em baldes de 60 litros com aproximadamente 75kl de substrato. Em 4 ou 5 anos acho que terei duas plantas de bom porte!

Abraço!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 5:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A vantagem de se trabalhar com uma piracanta ou duas, com frutos de tonalidades diferentes, é a possibilidade de se estar formando uma terceira planta, a partir do enxerto das duas iniciais. Já pensou nisso? uma piracanta produzindo frutos vermelhos e laranjados certamente seria um atrativo a mais em seu viveiro. Very Happy

Sobre enxertos, deixo a palavra com o bonsaista Geraldo Inocêncio, de Morrinhos/GO, que explana detalhadamente e simplificado a técnica que melhor se adequa a várias espécies, no site do Atelier do Bonsai. Dê uma conferida por lá, caso interesse a voce fazer um. Ah, e não esqueça de postar seu trabalho aqui no forum, para que possamos opinar a respeito. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky grande idéia Idea . Eu tenho várias estacas de piracanta laranja e ao menos uma da vermelha. Vou estudar qual a melhor maneira de se proceder. Quando eu começar a trabalhar eu tiro fotos e posto Very Happy .

A piracanta vermelha que foi para o balde é essa da foto, ela tem uma frutificação bem intensa e mesmo agora com o recente transplante e poda de nebari mantém a floração, os frutos e, atualmente, está muito maior e cheia de galhos. Esse vermelho mesclado de laranja certamente ficaria muito bom Very Happy !!!

Obrigado pela dica!

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 7:11 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Sua planta está ótima, apenas carecendo de galhos em posições estratégicas de maneira a proporcionar uma copa mais estruturada. Mas isso é fácil, principalmente se for enxertar. Very Happy

Em meu viveiro, cultivo as duas variedades: vermelha/laranjada e mais uma outra, amarela. Essa, os frutos são menores e demoram mais tempo a vir. Tenho ainda variedades de plantas diferenciadas entre si pelo tipo de folha e casca (algumas são mais rugosas, chamadas corticosas, por parecerem cortiça). As piracantas de frutos alaranjados, não sei se é do seu conhecimento, frutificam mais abundantemente que a vermelha e do que a amarela, e mais rapidamente tambem. A casca do tronco é de tonalidade mais plastica e escura. Qualquer galhinho com frutos, estaqueado, pega rápida e logo produz frutos em demasia. Por isso acho excelente para enxertar na variedade vermelha, qúe é mais resistente. Very Happy

Enxertar na variedade amarela, porém, não é interessante. Essa cor parece ser recessiva: a variedade vermelha e a laranja são dominantes, e predominarão a cor desses frutos, subjugando as outras. É como a piracanta variegada, por exemplo. Very Happy

marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky essa foto que eu postei está um pouco desatualizada. Essa planta já ganhou muitos galhos e essa parte inicial eu estou projetando como um tachiagari e vou acabar eliminando os galhos, com exceção dos galhos de sacrifício, e ela já tem um galho que será o primeiro galho e um outro que dará continuidade ao tronco. Estou projetando uma planta com 60cm sendo que esses cerca de 20cm atuais não precisarão de outros galhos mesmo Very Happy .

Estou atualizando a foto. Ela está um pouco murchinha na foto porque eu fiz uma poda das raízes que estavam bem enroladas, aliás, eu acho que suei mais para trabalhar essas raízes do que para misturar toda essa terra dos baldes Very Happy . Essa foto é do dia posterior a poda, atualmente ela já se recuperou!!!

Na foto parece que o substrato é apenas areia, mas tem boa parte de terra orgânica, é que cada vez que chove a areia sobe Shocked , mas 1cm para baixo ela tem uma composição mais orgânica!!!

Vou postar a foto da piracanta laranja; não é nada mais que uma estaca entre 50 e 60cm. Aquela garrafa PET está vazada dos dois lados; o projeto é um bonsai raiz exposta, de preferência, espero que essas raízes se fundão para formar um tronco maior. Dei uma enrolada nas raízes, de leve, na esperança de elas se fundirem!!!

Nicky eu não tinha conhecimento dessas diferenças entre as variedades, muito obrigado pelas informações, certamente isso vai aprimorar esses meus projetos!!! Obrigado!!!

Abraço!
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Mensagem repetida Embarassed !!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: