FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Punica Granatum - Rodrigo Sousa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo Sousa Vidal

MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 7:56 pm    Assunto: Punica Granatum - Rodrigo Sousa Responder com citação

Olá a todos,companheiros desta arte.

Venho desta vez aqui junto de vós apresentar um projecto,que iniciei agora.

Uma arvore milenarmente conhecida,e que é bastante apreciada pela sua longevidade.

Este exemplar foi adquirido num viveiro,aonde "residia" já á alguns anos,depois de o dono comprar uma quantidade de exemplares de um desbravamento de um campo.

Claro as "mais feias" foram ficando.
Mas mais bonitas para construirmos os nossos Bonsai.

Uma arvore que tem alguns problemas que vou tentar resolver em diversas fases.
A primeira grande dificuldade reside na redução das suas raizes.E que terei bastantes problemas para conseguir fazê-lo até chegar a um vaso de treino,sem danificar ou apodrecer as raizes que alimentam a unica veia viva que possui.

A atração da arvore está pois na sua madeira morta natural,que com calma será minimamente trabalhada para manter o trabalho que a natureza já se encarregou de produzir.E apenas emendar alguns cortes que terão de ser trabalhados.

Ficam aqui as fotos de alguns angulos que tirei.

29-10-2009

Lado A

Lado B

Lado C

Lado D

Permonor

Aguardo como sempre,troca de informação em relação ao material que vou postando,com satisfação.

Para todos
Cumprimentos.

Editado pela última vez por Rodrigo Sousa Vidal em Sáb Nov 21, 2009 4:28 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo que material Shocked . É absolutamente maravilhoso!!!!!!!!!

Eu sempre achei as plantas que foram esculpidas pela natureza as mais belas. Dificilmente um bonsaista, por melhor que ele seja, consegue resultados melhores do que uma planta lapidada pelo tempo!

Depois que você der uma desbastada nas partes da madeira morta que foram serradas ela vai ficar perfeita.

Se fosse minha (que pena que não é!!!) eu deixaria esse galho de sacrifício crescer por um bom tempo para engrossar um pouco esse veio de madeira viva. Depois é só podar, ramificar e formar a copa, tomando muito cuidado para que a copa não cubra nenhuma parte deste tronco espetacular!!!

Que coisa linda!!!!!!!!!

Abraço!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 01, 2009 12:42 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ótimo tronco, com um excelente movimento inicial. Realmente, no caso, há que priorizar o trabalho de shari buscando simetria e proporcionalidade. Certamente, ao proceder a um reenvase, busque usar material drenante e orgânico, para facilitar o desenvolvimento das raízes capilares, o que irá redundar em novas brotações, mais baixas, facilitando posteriormente a formação estrutural e a densificação. Very Happy

Tenho em meu viveiro uma punica quase no mesmo estilo que a sua, e que venho conduzindo de maneira satisfatória, adotando uma estilização projetada pelo bonsaista lusitano Antonio Castro, grande amigo deste e de outros foruns de bonsai. A romanzeira, como é mais conhecida no Brasil, é uma planta excelente, que suporta bem trabalho em madeira morta e corte radicais, tanto nos galhos grossos quanto nas raizes. É cuidar de uma boa adubação e de uma rega sem encharcar o solo, mantendo a planta sempre em local com sol pleno, o que irá acelerar seu desenvolvimento. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rodrigo Sousa Vidal

MensagemEnviada: Dom Nov 01, 2009 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá aos dois.

Marco concordo consigo,é dificil de imitar o que a natureza faz em troncos de nossas arvores.
Normalmente é a grande vantagem do yamadori,que apenas temos de retocar tais trabalhos que o tempo realizou e aproveitar ao maximo o que melhor existe ,que com nossas ferramentas não conseguimos fazer.

Embora na outra vertente da madeira morta de trabalhos artificiais apartir de partes vivas,também existem alguns verdadeiros artistas que quase conseguem imitar a natureza.(Quase).
Mas essa vertente é bem mais complexa.(Embora também enteressante).

Quanto á arvore que postei aqui.
A ideia de estectica será mesmo mais na base do o Nickfury referio,e talvez vá pedir daqui a uns tempos ao meu amigo Castro um desenho tal como voçê Nick.Aqui em Portugal vivemos todos pertinho uns dos outros,é apenas uma grande aldeia este pais.

Obrigado pelos conselhos e pela partilha de seu conhecimento com a especie.
Para agora estou apenas empenhado em conseguir reduzir as raizes,o que ao que tenho sido informado é um dos grandes problemas da especie,pelo visto sua experiencia com a Punica(aqui também é chamada de Romanzeira) desmente-o,grandes problemas de secar veias vivas da arvore,com as podas nas raizes.
E como esta apenas apresenta uma, pois estou um pouco relutante em arriscar,talvez faça a redução em fases dependendo do estado das raizes.

Se descobrir muitas raizes finas junto tronco pois poderei arriscar mais,caso contrario penso fazer por fases de 2 anos talvez.

Fico também contente por saber que responde bem a cortes radicais na parte aeria.
Uma informação muito util para comecar a vir buscar ramificação mais atrasada,cortando logo a rama ,e esperar brotar atrás para construir a massa verde.

Mas isso será mais tarde depois de assegurar a redução das raizes e a arvore forte.

Ontem e hoje comecei o 1º trabalho com a arvore.
Foram cerca de 16 horas de trabalho minuncioso de limpeza,para não desvirtualizar a forma da madeira natural e separaçao da veia viva.
Vinha com grandes partes em fase de podrefação e teve de ser toda limpa até chegar á madeira em bom estado.
Agora resta trata-la com um bom endurecedor.

Deixo as fotos de o resultado após este 1º trabalho.

1-11-2009

Obrigado aos dois pelas respostas bastante uteis.
Rodrigo Sousa Vidal

MensagemEnviada: Dom Nov 01, 2009 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Nickfury ia-me esquecendo.

Não tem postada sua Punica no forum?(Ou nouto sitio).

Fiquei curioso,e até me podia servir de inspiração?

Um abraço.
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 01, 2009 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo foi um bom começo de trabalho, continue postando cada etapa para que possamos apreciar Very Happy !

ps. Você disse que o seu país é uma "grande aldeia". Meu avô, já falecido há 26 anos, veio de Portugal para cá. Eu sempre imaginei como deve ser morar ai, poder conhecer todo o país de carro, me deixou com um pouco de inveja Laughing . Aqui na cidade de São Paulo existem cerca de 35 mil ruas, eu sei que parece exagero, mas infelizmente é verdade, toda vez que eu tenho que ir para algum lugar mais distante, que eu não conheço dentro da cidade, me dá vontade de voltar para cama e ir dormir Confused Very Happy Confused Very Happy !!!

Um Abraço!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Sousa Vidal

MensagemEnviada: Seg Nov 02, 2009 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco.

É verdade para quem gosta de dirigir,aqui a terrinha por vezes até fica curto.Quando damos conta.Já as placas na estrada vêm escritas em Espanhol. Razz Shocked

Continuarei a postar o passo a passo.
O proximo trabalho só o farei no final deste mês,que vou aproveitar a companhia de uns amigos para o realizar juntos.
Será o refinamento dos cortes e ir buscar conecidade com os mesmos,para depois aplicar um endurecedor de madeira,e deixar a planta descansar até á proxima Primavera e ambientar-se ao sua nova "casa".(Que aqui deste lado coencide com o mês de Março).

Um abraço Wink
Rodrigo
Rodrigo Sousa Vidal

MensagemEnviada: Qua Nov 04, 2009 12:34 am    Assunto: Responder com citação

Olá a todos.

Tenho estado de volta de minha nova planta,e embora ainda tenha de passar por uma grande quantidade de fases até estar pronta para começar a formar sua ramificação e consequente massa verde.

Tenho como nessecidade escolher sua frente,para executar o 2ºtrabalho que será o refinamento dos cortes.
Não podendo trabalhar seus cortes sem saber a posição futura da arvore,para armonizar os mesmos com a posição defenitiva.
Pos-me ao trabalho de observação e escolha de frente,tentando aproveitar o maximo da arvore.

Divulgo aqui o primeiro resultado que obtive,tenho ainda até ao fim do mês, altura em que farei tal trabalho,para decidir.

Mas para já esta solução é a 1ºhipotese,pareceu-me bastante aceitável.

1ªHipotese de frente:

Postei junto de vós,com o objectivo de receber alguma opinião,ou alguma outra proposta.

Cumprimentos para todos.

P.s.Nickyfury,já vi sua romanzeira comum e projeção do amigo Castro.Gostei bastante.
Rodrigo Sousa Vidal

MensagemEnviada: Sex Dez 04, 2009 7:10 am    Assunto: Responder com citação

Olá a todos,colegas deste forum.

Neste tópico e junto de vós,vou publicando a evolução desta arvore.
Finalizei para agora a 1ª fase que consistia em tratar toda a madeira morta da arvore e refinar os cortes.
Ficando agora a madeira a ganhar um pouco de patina até Março ou Abril do proximo ano quando mostrar mais os seus veios aplicarei um endurecedor e darei este trabalho como completamente concluido.

Mas tenho a reportagem de todo o trabalho até agora,que tem consistido apenas no tratamento da madeira morta publicado no meu Blog para quem queira ver e comentar se quizer,claro:
http://kintall.blogspot.com/search/label/Nossa%20Rom%C3%A3zeira

Deixo aqui junto de vós umas fotos do trabalho já finalizado:

3-12-2009

Uma arvore que tenho gostado de trabalhar,mesmo andes de entrar na parte horticula.

Ora dicas e comentarios(positivos ou negativos) são sempre uteis e bem vindos,como ajuda e troca de conhecimentos.
Para passo a passo vou tentar em conjunto com a planta,que neste caso é apenas uma veia viva de uma Romãzeira,tentar formar uma arvore agradavel e que me corresponda.

Cumprimentos grandes para todos.
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 04, 2009 9:25 am    Assunto: Responder com citação

MUITO LINDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SEM COMENTÁRIOS!!!!!!!!!!!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 04, 2009 10:38 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Rodrigo, minha romanzeira nem de longe apresenta um desenho tão detalhado de madeira quanto a sua planta. Mas é bem antiga: segundo a pessoa que a cedeu para mim, deve ter aproximadamente uns 35 anos ou mais. Very Happy

A madeira morta trabalhada deve ser constantemente escovada com uma escova de cerdas de aço, para evitar o "pretume", que é como uma pátina a cobrir toda a madeira exposta, enegrecendo-a, o que acarreta certo prejuízo visual, além de depor contra o cultivador, vez que transmite uma impressão de desleixo. Então, aconselho a aplicação de calda sulfocalcica periodicamente, para proteger a madeira exposta, além da limpeza mensal. Very Happy

Quanto a foto da minha planta e a projeção feita pelo grande amigo lusitano Antonio Castro, estavam expostas no site do meu clube, Brasilia Bonsai Clube, recentemente desativado. Tenho uma cópia salva em um CD, que irei procurar oportunamente e postar no album do Pikasa, podendo, oportunamente, expor aqui no forum novamente. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 04, 2009 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

maravilhosa
Parabens!
Adorei esses veios curvos, simplesmente perfeito o tronco!
Agora basta conseguir uma parte aérea bacana!
Mas tendo em vista o trabalho que vc fez no tronco, a parte aérea é fichinha!
Parabens novamente
Rodrigo Sousa Vidal

MensagemEnviada: Sáb Dez 05, 2009 7:20 am    Assunto: Responder com citação

Olá aos três,e a toda a comunidade do forum.

Fiquei contente com vossas respostas(como sempre) e obrigado. Very Happy

Olá Rodrigo e Markus ,mas os parabéns vão quase inteiros para a mãe natureza Wink que criou suas formas,apenas me limitei a seguir o trabalho que os anos realizaram na planta,que teima em agarrar-se á vida com unhas e dentes com sua unica veia de seiva.Enteressante.

Por um lado a natureza querendo vingar a vida ,por outro a natureza curroendo.Um preto e branco que tanto nos atrai como Bonsaistas.
Uma batalha dentro da mesma planta em que quem sai ganhando é observador dessa batalha Shocked .Foi isso que me atraio aquando da aquizição desta minha nova amiga.

Agora apenas estou a prestar tributo ao tempo que passou pela planta,e dar um pouco de descanso á parte viva que muito tem lutado,esperando que me retribua aceitando nossas técnicas e agradecendo com vida.

Viva Nicky ,madeira de romanzeira é fogo. Evil or Very Mad
Não é facil de manter sua aparencia,suas dicas são preciosas habituado a lidar com sua madeira.
No pouco tempo que estou com ela,posso já confirmar suas palavras em relação a sua patina negra,que maior problema talvez seja mesmo passar para podrefação muito rapido,currusiva.

Penso trava-la com um endurecedor mais daqui a uns meses,seguindo seu conselho andes de o aplicar, de nova limpeza prefunda raspando com aço.
Vou esperar prepositadamente uns meses,para os veios abrirem naturalmente mais um pouco e finalizar o trabalho, realçando totalmente sua textura.

Pena seu site de seu clube ter-se extinguido,mas felizmente tem copia.Regra nº1 de informatica.Por vezes esqueço essa regra e perco registos que tanto gosto. Crying or Very sad

Quando houver um pouco de tempo não deixe de partilhar connosco sua Punica,vai ser interessante.
Não existem muitas idosas em variedade comum,na arte Bonsai.
Em pais vizinho do meu,alguns bonsaistas têm-se enteressado por tal especie e já têm alguns exemplos de um bom caminho a seguir.

Ainda falta um pouco para começar seu desenho Markus,tenho ainda pela frente um trabalho de redução de raizes e só depois se a planta corresponder bem pensarei nisso.Na altura vou precisar igualmente de vossa ajuda.
Entretanto vou continuando a postar seu desenvolvimento ,para os proximos meses neste lado do globo é mesmo de hibernação Invernal.

Cumprimentos.
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 05, 2009 8:43 am    Assunto: Responder com citação

A natureza foi muito boa contigo, lhe concedendo este belíssimo exemplar. Lhe poupou um imenso trabalho de lapidação do tronco.

Parabéns. Pegaste um pré-bonsai (se for olhar o trabalho da madeira morta)

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: