|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sáb Out 24, 2009 10:06 am Assunto: FICUS BEIJAMINA |
|
|
DEZ MESES DEPOIS
TÁ FALTANDO UM GALHO ALÍ A DIREITA EM CIMA,,MAS JÁ TÁ CRESCENDO..RSRSRSRSRS _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Aluizio
Registrado: 23/02/09 Idade: 39 Mensagens: 81 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sáb Out 24, 2009 5:00 pm Assunto: |
|
|
Ta ficando muito legal......mas e aquele galhinho unico existente, o q aconteceu? e o q vc fez pra ter essa conicidade, ja q no começo era uma cicatriz?
Obg. |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 7:25 am Assunto: É |
|
|
EU CORTEI EM DIAGONAL LOGO A CIMA DO GALHINHO,,LEVANTEI ELE E ELE VIROU ESSA COPA AÍ,,,A CICATRIZ AINDA EXISTE,,SÓ QUE MENOR,,NA PARTE DE TRÁS DO GALHO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 11:38 am Assunto: |
|
|
Oi Rogério
Muito boa a transformação até agora!!!
Vou sugerir algo muito fácil de fazer em se tratando dos ficus: Consiga três mudinhas desta planta, por estaca pega rapidinho... Depois que atingirem certa altura, plante-as juntas desta "mãe" fixando com fita plástica para enxertos ou mesmo tiras de borracha, etc. De modo que fiquem coladinhas ao tronco... O final pode ser aramado para já ir educando estes que serão os futuros galhos principais...
Fiz este desenho tosco para ajudar o supracitado:
Com o crescimento das mudas, tira-se as amarras pois estas vão se fundindo ao tronco e tornando-se uma coisa só... Desta forma você consegue os galhos mais baixos que estão faltando por conta da altura da planta e ainda terá um nebari melhor
PS: No desenho retirei parte daquele galho da direita que está descendo muito  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Out 25, 2009 1:22 pm Assunto: |
|
|
iaew Rogerio e Alexandre,
Alexandre, se me permite fazer umas sugestoes encima da sua projeção...
sei q vc vai dexar msm, intaum lá vai.
Vejam se concordam comigo,
vc pode descascar o lado das mudas que vai entrar em cantato com o tronco e cavar o tronco pra encaixar melhor as mudas.... dessa forma terá um encaixe possivelmente melhor, em um espaço de tempo menor!
eu usaria os inxertos um pouco diferentes do que o Alexandre sugereiu;
o 1° no lugar do 2°
o 2° no lugar do 3°
o 3° no lugar do 1°
alem disso, rotacionario a planta um pouco pra usar o 4° galho como de frente, claro q sem apontar pro observador.
o angulo entre o 1° e o 2° galhos, na projeção do alexandre sendo menor que 180 graus(gosto de usar 120 a 150graus) na minha sugestão estaria me referindo aos 1° e 3° galhos, pois o 2° galho seria de fundo
qual o objetivo da minha sugestão acima?
esse é o posicionamento hipoteticamente ideal, já que vamos arrumar a gosto os galhos, pq não faze-lo da maneira mais tradicional?
por vezes deixo de seguir essas regrinhas pra explorar um melhor nebari ou um movimento mais interessante do tronco, como não é o caso aqui, faço dessa a justificativo da minha opnião. É o mal de quem faz exatas...
rsrsrs
vamos ver... de qq forma vai ser um lindo bonsai.
abraços fih
t+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
LORDCRAST
Registrado: 01/11/09 Idade: 37 Mensagens: 51 Localização: Sete Lagoas-MG
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|