|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Out 09, 2009 1:34 am Assunto: Eugenia tronco duplo |
|
|
Ola pessoal, estou por cá tentando estilizar umas eugenias que encontrei num horto. São três todas do tipo bolinha. Pequenas com 20 cm de altura mais ou menos. Estou ainda sem saber o que está por baixo, nas raízes. A bem da verdade comecei pelo final. Mas como ainda estou a compor o substrato preferi não abrir para ver.
Tinha feito um projeto dela. Em verdade o desenho fiz tardiamente. A composição encontrei antes modelando a árvore mesma. Mas o projeto e desenho sempre ajudam a entender e encontrar a melhor solução.
Vamos ver se cabe em tal vaso. Este, algo assim, também tenho ainda de fazer. Enfim a primavera me acordou.
Mas tem de se ter muita sorte com as raízes para conseguir esta composição.
Além claro dos patamares e desenho das copas se firmarem de tal maneira bons que mereçam não ter mais nada que desvie a atenção. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat
Editado pela última vez por duprat em Sex Nov 06, 2009 7:14 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Out 09, 2009 8:30 am Assunto: |
|
|
Duprat, tua composição está ótima, mas lembre que deve haver uma pivotante ali dentro, e vai demorar a conseguir reduzir da maneira que precisas para este projeto. |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 12, 2009 1:22 am Assunto: |
|
|
Caro Arzivenko
Em outro trabalho tinha feito uma loucura que deu certo. Rachei o tronco em quatro e dobrei na horizontal. A eugenia nao perdeu uma folhinha sequer no procedimento. O que elas tem de lerdas no quisito criar novos galhos frondosos, ou ficarem na forma dos arames em tempo razoavel, elas tem de vantagem em relação a formação das copas e indiferença ao trabalho com as raizes. Pelo menos na minha experiência.
De todo modo.... hehhhheeeeee to feliz paca.
como tenho que fazer o vaso de cimento organico para o projeto ressolvi ver como estavam as raizes, para fazer o adequado, acolhedor para ela.
O pivo central, forte e grosso, ia até um boa profundidade. Requeria a profundidade da foto acima. Mas tinha com carta na manga o tal procedimento citado anteriormente.
Mas Abrindo um pouco mais achei um ponto otimo para corte onde está meu dedão. Vê que as raizes a serem retiradas nem são tantas quantas as que ficam?
Cortei e plantei num vaso provisorio.
agora é desenvolver o vaso organico. Moleza. E torcer para minha experiencia anterior se repetir, porque não vou esperar ano não para plantá-la nele.
 _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Out 12, 2009 9:40 am Assunto: |
|
|
Olha só, ficou ótima! agora é só manter no vaso de treinamento até a plena recuperação, e enquanto isto vai procurando o definitivo como o do projeto, certo? |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 13, 2009 3:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Duprat, esse lance de rachar o tronco em quatro partes é aquela técnica kamikase descrita no site do atelier?
Esta:
http://www.atelierdobonsai.com.br/orlando.html
É o cara das eugênias heim?!?!?! |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 13, 2009 9:27 pm Assunto: |
|
|
Caro ezequiel, é mais ou menos isso só que ao contrário, nas raizes.
Na copa, em se tratando de eugenias, tu vai demorar seculos para que esse corte fique natural.
Mas mudando assunto. olha o que achei perdido numa pasta.
Esta planta ainda na primeira entrada, detonada, toda desengonçada.
depois cortei na linha vermelha para deixar ver o ramo da profundidade, e junto saiu o galho baixo da esquerda, também com uma bifurcação esquisita do tronco principal.
O resto foi arrame e tempo.
deixe ver.... esta foto foi em 30/03/2009
e a anterior ainda no vado de plastico preto é de 8/10/2009.
sete meses portanto.
Mais um cadinho coloco lá no setor de evolucao do bonsai em fotos. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 13, 2009 10:22 pm Assunto: |
|
|
Grande Duprat, obrigado pelo exclarecimento....
Em se tratando de surgimento de novos caminhos durante a caminhada, sua árvore fala por ela mesma... observando esta última foto que vc postou, nem dá pra imaginar que se trata da mesma planta, parabéns.
Abraços |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 1:55 am Assunto: |
|
|
Pessoal, montei uma sequencia de melhor visualização no topcio evolução através de fotos. Tem ela reenvasada em suiban de cimento feito por mim
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=118249#118249 _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 3:06 pm Assunto: bonsai |
|
|
Grande Duprat, sempre se reinventando com suas eugenias. Se essa daí seguir o caminho daquela outra, certamente terás em mãos mais uma grande obra prima do bonsai. Bem, paciência e dedicação para tanto eu sei que tens de sobra.
Pelas fotos e atual resultado, certamente vc obteve muito sucesso até então. A propósito: já está confeccionando esse tipo de vaso comercialmente? gostei da textura do material, muito diferente. Aliás, esse é o mote principal: originalidade e exclusividade de cada peça, muito importante em trabalhos assim, a meu ver.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 7:23 pm Assunto: |
|
|
Ola nicy, grande Luiz, a quanto tempo hein. Estou ainda enrolado mas as coisas começaram a se tranqüilizar e o tempo a se liberar um cadinho.
Valeu pela força.
Quanto a o vaso nada, é tão fácil de fazer que até ficaria constrangido de comercializar. Aliais de todos foi o mais facil de fazer. Querendo posto o processo. Por sinal o ideal é a gente mesmo fazer, com a planta do lado e uma idéia na cabeça, pois fica na proporção devida e tb na profundidade necessária.
Tenho gostado deveras desses suibans informais pois por mais rasos que pareçam aos olhos acolhem grande quantidade de substrato. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|