|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fukushima
Registrado: 04/10/09 Idade: 44 Mensagens: 6 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Nov 04, 2009 3:31 pm Assunto: Ficus - opinião e aumento de galhos em um lado da planta |
|
|
Boa tarde colegas do Bonsai.
Esta é minha primeira participação aqui e já começo pedindo uma ajuda.
Tenho este ficus já há alguns anos. Como sempre morei em apartamento (sem sacada), na poluída São Paulo, o desenvolvimento da planta sempre foi muito lento. Hoje consegui colocá-lo no parapeito da janela e a planta começou a desenvolver melhor.
Eu acho que a frente da planta está bem encaminhada, porém do outro lado está completamente "pelada". Nenhum galho novo apareceu e só tem um galho saindo da copa da planta, que estou esperando aumentar sua massa foliar para ver se consigo fazer alguma coisa.
Peço a opinião dos amigos aqui do fórum sobre a planta em geral e, se alguém tiver alguma dica mágica para fazer brotar alguns galhos, seria ótimo! hehe.
Obrigado.
Abs,
Daniel
 |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Nov 04, 2009 5:17 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde colega!
Adorei seu ficus, é uma especie q quero começar a mecher ainda... mas o q mais me encantou foi o nebari...
sou novato, então deixo os comentarios para os mais experientes
abraços |
|
|
 |
Hugo C da Silva Júnior

Registrado: 01/11/09 Idade: 47 Mensagens: 11 Localização: Contagem-MG
|
Enviada: Qua Nov 04, 2009 6:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Daniel!
O Ficus é uma ótima planta para se trabalhar como Bonsai, no seu caso específico, a dificuldade de adquirir uma melhor brotação com certeza vem da falta da incidencia de luz solar no mesmo, principalmente na parte onde quase não exite massa verde. Procure a partir de agora, de tempos em tempos virar a sua planta deixando a parte que esta com pouca massa o maior tempo recebendo a luz solar...
Espero ter ajudado e não ter falado besteira é claro...
se eu estiver errado que algum colega nos ajude!
Sua planta tem um ótimo potencial!
Abraço! |
|
|
 |
fukushima
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 9:47 am Assunto: |
|
|
@ Vhalveruth - eu gosto bastante de trabalhar com o ficus. É uma planta muito forte. Aguenta bem as "besteiras" de principiantes que fazemos, hehe.
@Hugo - Obrigado pela dica. Vou hoje mesmo virar a planta de lado.
Abraços, |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 11:32 am Assunto: |
|
|
fukushima,
Duas coisa que me chamaram a atenção:
Como esta o substrato?
Como esta a adubação?
Para aumentar a brotação vc deve:
Desfolhar a planta,
manter em local bem iluminado,
pulverizar com adubo foliar (para folhas).
Muito importante deixar a planta direto no sol sem mexer muito, o fato de vc virar a planta duas ou tres vezes por dia pode interfiri negativamente.
Seria interessante que ela fica-se alguns dias em uma posição e só depois muda-se. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 12:01 pm Assunto: |
|
|
Seja bem vindo fukushima, observe as dicas que te foram dadas, seguindo elas conseguirás resolver os primeiros problemas que você notou em sua planta, com o tempo irá pesquisar e descobrir mais, então tentará aplicar o conhecimento em tua planta, desta forma os dois avançam em conjunto, artista e planta... |
|
|
 |
fukushima
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 1:16 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
realmente não conheço muito sobre adubação e substrato. Este ficus, desde seu começo em minhas mãos, está plantado em terra direto (sem cascalhos, telhas pedras etc). Em relação à adubação, eu coloquei um pouco de osmocote, mas já faz alguns meses. Como naõ conheço muito, acabo preferindo pecar por adubo de menos do que de mais.
Vou comprar este adubo foliar.
Em relação ao desfolhamento, posso fazer a qualquer momento? E devo tirar todas as folhas??
Vou manter a planta virada para o sol direto a partir de agora. Embora o parapeito é curto e a tela pro gato não permitir muito espaço para os galhos da planta (dificuldades de se ter bonsai em apartamento... )
Obrigado desde já pelas dicas. Colocarei em prática ainda hoje.
Abraço, |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 1:30 pm Assunto: |
|
|
Fukushima,
Tanto a falta de adubaçao quanto o substrato podem comprometer na brotação. No caso de um substrato muito compacto o osmocote não seria a melhor opção, seria mais interessante um adubo organico.
Aconselho vc a levar a sua planta em uma loja especializada para analisar melhor o substrato
A desfolha pode ser a parcial, deixando as folhas mais novas e os brotos.
Não esquenta com o fato de vc morar em apartamento, eu moro, com o tempo vc e aplanta se adaptam. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 2:28 pm Assunto: |
|
|
É sempre bom lembrar que a diferença entre o remédio e o veneno é somente a dose, por isso respeite criteriosamente as instruções do rótulo do seu adubo foliar e jamais adube plantas debilitadas!! (Só pra dizer que comentei...rsr) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 2:56 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fukushima, o ficus é uma excelente planta de interior. Isso significa que, por períodos curtos, pode ser cultivado dentro de casa, desde que próximo a uma janela onde receba ao menos um pouco de calor e luz solar, sem nenhum problema.
Ao proceder a uma desfolha, faça parcialmente: retire, cortando o talinho com uma tesoura, apenas as folhas mais velhas e duras, mantendo as brotações novas, nas extremidades dos galhos. Corte fora tambem os galhos secos, para eliminar os excessos.
Apesar de apresentar um solo bonito, o musgo inibe a ação propiciada pela rega, luz solar e adubação. Então, o melhor que vc pode fazer é retirar o excesso de musgo, permitindo maior aeração das raízes. Aliás, aconselho trocar o substrato por outro mais drenante: caco de telha, pedrisco, terra granulada, casca de pinus, carvão vegetal - tudo em fragmento pequeno. Isso irá estimular a produção de novas raízes capilares, que são as que de fato interessam ao bonsai. Mais raízes significam mais galhos, mais folhas, favorecendo maior densificação, inclusive preenchendo os espaços negativo atuais.
Em relação a adubação: passados 45 dias do reenvase e troca de substrato, inicie com material orgânico: o ideal é a velha dobradinha torta de mamona+farinha de osso. Entretanto, como vc mora em apartamento, se não tiver outro local onde preparar e fermentar esse composto, então prefira continuar a usar o osmocote, que é muito bom. Distribua uma colher de sopa bem cheia em toda a volta do tronco, mais próximo da base. Regue diariamente, sempre ao final da tarde, de preferencia. Se chover, deixe a planta exposta ao tempo, pois isso ajuda muito.
Em floriculturas, costumam vender um adubo em pastilhas, indicado para samambaias e avencas. Ele é muito bem assimilado por outras plantas, como o ficus por exemplo, sem exalar mau cheiro. Use em alternância com o osmocote. Um excelente adubo liquido, que uso e recomendo, é o FOSWAY. É inodoro e incolor, podendo ser diluida uma tampinha do frasco para cada 10 litros de agua. Molhe o substrato e as folhas com ele, fazendo aplicação nova depois de 90 dias.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
fukushima
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 3:29 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado a todos pelas dicas e lições!
Esse final de semana já vou fazer a troca do substrato e comprar os produtos aconselhados.
Abraços, |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|