|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 12:17 pm Assunto: |
|
|
Está indo bem, agora dê tempo a ela, deixe quieta até o outono, então será a hora de escolher quais galhos ficam, e quais saem... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 2:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bonsergio, acho interessante frisar que, com essa área toda, sua planta pede um trabalho bem detalhado e escavado, visando melhorar o shari, que pode ser o maior atrativo nessa planta. Aliás, vc fez um ótimo trabalho até agora. O importante é escavar, da melhor maneira possível, visando mostrar os veios e saliencias naturais da madeira, o que irá agregar maior beleza a seu trabalho, antes mesmo da formação estrutural dos galhos.
Uma boa forma de esculpir é ir retirando material aos poucos, com um formão ou uma entalhadeira:
Pode-se, dessa forma, chegar até próximo disto:
Certamente, com essa area extensa, é mais viável escolher o shari como sendo a frente de sua planta. Nessa caso, mais um boa razão para trabalhar com calma esta parte, e não retirar material impensadamente. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 2:38 pm Assunto: |
|
|
Esse negócio do pessoal comentar que achou no lixo, num terreno baldio está me deixando doente. Eu ando pelas ruas feito cachorro vira latas, olhando caçambas e terrenos baldios feito um louco...rsrs
Parabéns!!! |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 2:58 pm Assunto: |
|
|
Mario Sérgio!!!
Somos dois então... Principalmente nos terrenos onde vão começar alguma obra...
Abraços _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 3:22 pm Assunto: bonsai |
|
|
Um bom local para se procurar é na area destinada a paisagismo de sua cidade. Muitas plantas de parques e jardins são periodicamente substituidas por novas mudas ou trocadas por estarem muito velhas. Costumam recolher o material nas ruas e jogar nessas areas especificas, destinadas justamente para isso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 5:01 pm Assunto: |
|
|
Mario e Marcio, realmente foi encontrado por acaso.
Indo para casa vi um monte de galhos , passei assim , como quem não quer nada , e vi o toco serrado com 1metro + ou - , recem arrancado , ainda "chorando" seiva por cima do monte e o pessoal arrastando outros galhos . O mais dificil é pedir para levar embora um toco sujo, pesado e sem utilidade nenhuma . Nem tento explicar para que é , apenas digo que tenho um sitio e quero replantar...
Uma dica tb é fazer amizade com jardineiros da prefeitura, diaristas , pessoal que lida com limpeza de terrenos , etc... aqui conheço todos { cidade de 20.000 hab. } e eles já sabem, quando forem arrancar pés de frutas ou azaléias , primaveras, ficus, buxinhos ..etc... me avisam , se der certo pago 10 ou 20 reais { lucro extra prá eles} ... De cada 10 dicas aproveito 1 ou 2 , mas são materiais bons, como esta romãzeira. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 5:09 pm Assunto: |
|
|
Caro Nick,
Desde minhas primeiras incurções pelo forum me acostumei a sempre ler suas orientações com atenção , alem da retórica invejavel , vc tem conhecimento de causa e paciencia para nos transmitir detalhadamente, o que te coloca , a meu ver , como um dos melhores professores do forum .
Agradeço as sugestões e vou sim , com cuidado e calma , para na ansia de cavar não exagerar , ou tirar material demais .
Penso que terei que criar os veios e sulcos para envelhecer o shari e dar mais naturalidade a ele... até aqui tudo caminha bem ... Obrigado a todos e ... me aguardem ...  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 5:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bonsergio, acho que um dos melhores exemplares de romanzeira que tenho visto neste forum é o postado pelo bonsaista portugues Rodrigo Sousa Vidal. Dá uma conferida no material e no trabalho preliminar que ele executou na planta. Com isso, vc pode ter uma idéia do que poderá vir a conseguir com a sua planta:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12873
Lembre-se de arrancar flores e frutos prematuros, para não atrapalhar o desenvolvimento e perda de galhos. Boa sorte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 11:11 am Assunto: |
|
|
Vi o topico do Rodrigo de Portugal .
Uma obra de arte .
Penso que se deixar apodrecer sozinha algum tempo terei esses sulcos e veios mais naturais ..A parte em decomposição sai com facilidade , o cerne fica e cria sozinho seus contornos ...
Certo? |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 19, 2009 12:14 pm Assunto: |
|
|
E continua se desenvolvendo bem ... Muita TM e FO... Mais brotos e domingo vou lapidar mais um pouquinho...rsrsr
 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 1:43 pm Assunto: |
|
|
atualizando :
 |
|
|
 |
Rodrigo Sousa Vidal
Registrado: 09/07/09 Idade: 51 Mensagens: 48 Localização: Algarve-Portugal
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 2:46 pm Assunto: Punica Desenho |
|
|
Viva Sergio.
Tenho olhado para seu naco de Punica e magicado,o que se podia fazer artificialmente para o aproveitar.
Há um exemplo de um colega Bonsaista da Associação de Concentia(Espanha) ,que partio de um naco também para seu projeto.
Um trabalho que realizou todo artificialmente.E que parece ter resultado,embora ainda tenho algum tempo para apurar a ramificação,a parte da base está concluida.
Me pareceu algo aceitavel para seu naco.
Claro que vai teria de ser realizado em bastante tempo,mas poderia resultar.
Um abraço... _________________ Blog:
http://kintall.blogspot.com/ |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Dez 08, 2009 9:22 pm Assunto: |
|
|
Cavocando o tronco vai ficar muito legal!
Com o expertise do amigo, o resultado é garantido!
Adoro esses sabamiki, acho muito bonito!
Boa sorte _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Bruninhox
Registrado: 06/07/09 Mensagens: 52 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Dom Fev 21, 2010 8:55 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio,
Sem querer desanima-lo queria falar que romã é uma planta bem fragil pricipalmente em coletas, pois se voce serra uma raiz mesmo pequena dessa mesma ela nao consegue cicatrizar e um dia morre.Tenho uma romã atualmente so que de alporquia ( o sistema radicular dela n deixa apodrecer).
Belo o seu exemplar enquanto isso curtao-o e torça para nao morrer, evite grandes cicatrizes.
Bruno |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Qua Fev 24, 2010 8:19 pm Assunto: |
|
|
Mário Sérgio escreveu: | Esse negócio do pessoal comentar que achou no lixo, num terreno baldio está me deixando doente. Eu ando pelas ruas feito cachorro vira latas, olhando caçambas e terrenos baldios feito um louco...rsrs
Parabéns!!! |
Kkkkkkkkkk!!!!
Tô na mesma!!!!
Às vezes dá até vergonha...  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|